Avaliação da Semana – Fiat Cronos é destinado a famílias que precisam de espaço e bom acabamento.
Caros amigos da Veloxtv, nesta semana falaremos do teste que fizemos com o Fiat Cronos 1.8 Precision, sedã destinado a famílias com espaço e bom acabamento.
Lançado em fevereiro de 2018, o Cronos é sucesso de vendas da Fiat no Brasil, tendo emplacado segundo relatório da Fenabrave, 2.577 unidades em janeiro de 2019, contra 2.027 do Toyota Yaris sedan e 1.795 do Nissan Versa.
Um das características do Cronos (e também do Argo) é a robustez de sua carroceria aliada ao bom acabamento interno o que tradicionalmente não era o forte da Fiat.
Desde a criação da Fiat-Chrysler (FCA), a Fiat do Brasil vem aprimorando bastante a qualidade de todos os seus produtos.
De design acertado, por fora o Cronos tem linhas mais elegantes que o seu principal concorrente o VW Virtus, e a tela multimídia de 7 polegadas melhor posicionada para leitura e manuseio do motorista. As partes cromadas na parte exterior da porta, na frente e nas maçanetas, dão um toque de sofisticação ao modelo.
Ao entrar no Cronos é fácil acertar a posição dos bancos e comandos, além de conectar rapidamente o smartphone ao sistema de telefonia do carro. A ergonomia do Cronos é boa facilitando a dirigibilidade para o motorista.
O Cronos transporta cinco adultos sem aperto e sua mecânica (motor e câmbio) embora não seja a mais sofisticada do segmento, não frustra o motorista nas arrancadas e ultrapassagens.
MOTOR E.torQ
Dianteiro, 4 cilindros, transversal, 1.743 cm3, 16V, aspirado, com 139 cv de potência com etanol e 135 cv com gasolina a 5.750 rpm.
Torque de 19,3 kgfm com etanol e 18,8 kgfm com gasolina, ambos a 3.750 rpm.
No período de avaliação o modelo fez com gasolina 9,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
O Cronos vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com gasolina e 9,9 segundos com etanol.
CÂMBIO –Automático de 6 velocidades.
Outro boa característica do Cronos é o acerto macio de sua suspensão, sem perder a estabilidade nas curvas. No comprimento, o Cronos tem 4,36 metros.
A versão 2019 é composta pelas versões Cronos 1.3, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 GSR, Cronos Drive 1.8 AT6, Cronos Precision 1.8 e Cronos Precision 1.8 AT6.
O Cronos oferece itens como ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).
A versão Drive 1.8 AT oferece de série: Central Multimídia UCONNECT de 7? Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz, volante com comandos de áudio e telefone; segunda porta USB, câmera de ré alarme antifurto, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, direção elétrica progressiva, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, Ambient Lights e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.
Também conta com espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, sistema Start&Stop para economia de combustível, controles eletrônicos de tração e estabilidade, trava elétrica, volante regulável em altura, sistema de partida a frio sem tanquinho e display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos.
FREIOS
Discos dianteiros ventilados (diâmetro de 284mm) na dianteira e a tambor (203 mm) na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica com pinhão e cremalheira. Diâmetro mínimo de curva: 10,5 metros.
RODAS: 6” X 16” de liga leve
PNEUS: 195/55 R16”
PESO: Em ordem de marcha 1.271 kg
CAPACIDADE DE CARGA: 400kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 48 litros