Avaliação da Semana – Andamos com o Gol 1.0; o melhor veículo de entrada em sua categoria.
Caros amigos internautas é com um imenso prazer que iniciamos esta matéria sobre o um dos ícones da indústria automotiva brasileira dos últimos 26 anos; o GOL 1.0, um sucesso de venda e que ao passar dos anos não caiu de apelo aos apaixonados pelo carro.
Além da matéria de avaliação do veículo, gostaríamos de agradecer á equipe de relações públicas da Volkswagen do Brasil em aceitar que esticássemos o empréstimo por alguns dias devido á promoção que realizamos para o último Salão Internacional do Automóvel que ocorreu a duas semanas em São Paulo.
Antes de falarmos da avaliação, iremos explicar a promoção realizada na internet em uma de nossas transmissões internacionais. O internauta que estava assistindo uma etapa do European Le Mans Series teria que falar em nossas redes sociais a sua história com um Volkswagen Gol 1.0 e a melhor frase ganharia um ingresso para o Salão Internacional do Automóvel e melhor iríamos pegá-lo com um GOL 1.0.
Foram escolhidos dois ganhadores, que vieram visitar o evento um em cada final de semana; o primeiro ganhador foi “Leonardo Lopes” apaixonado por competições de longa duração e amante de todas as versões da Linha Gol, desde sua versão a ar em 1984.
Segundo Leonardo natural de Curitiba, a emoção de ter ganho um convite para ver de perto todas as máquinas do Salão foi imensa e ainda mais em ver de perto todas as novidades da Volkswagen no evento com detalhes dos motores e visualizações 3D.
- Gostaria de agradecer á equipe da Veloxtv na oportunidade que recebi em estar neste grandioso evento e ver de perto algumas das máquinas que sempre vi pela televisão ou internet e também á Volkswagen do Brasil em apoiar essa iniciativa, emocionante em ver o Fernando vir me buscar no hotel com um Gol 1.0, andar no carro e saber que a paixão pela marca nunca morrerá.
O segundo ganhador da promoção foi outro Leonardo, Leonardo Rivello, proveniente do estado do Rio de Janeiro, um internauta que nos acompanha de longa data e sempre foi e que o GOL 1.0 sempre esteve ao seu lado e ele será seu carro.
Leonardo Rivello ainda possui a primeira versão do Gol 1.0 do ano de 1992 e segundo ele encontra-se em perfeito estado de conservação. O mesmo possui também um Gol 1.0 2017 e pretende trocá-lo pela versão automática do veículo.
- Quero agradecer ao Fernando Judice da Veloxtv pela chance me dada, quando recebi seu e-mail informado que eu fui o ganhador não tinha acreditado; até chegar aqui em São Paulo e também á Volkswagen do Brasil em apoiar essa iniciativa.
Bom pessoal, vamos ao que todos estavam esperando….a Avaliação do Gol 1.0.
Como estamos acompanhando nos últimos meses, a marca alemã está promovendo com afinco um novo posicionamento empresarial no Brasil, chamado de “nova Volkswagen”. Com isso, notamos uma bem-vinda racionalização de versões e novidades que estão chegando ao mercado com valores mais competitivos, algo muito bom para dirimir um estigma de mercado alegando que os carros da VW, assim como os da Honda, acabavam sendo mais caros que os concorrentes em nome da qualidade.
Com isso, nosso bom e velho Gol agora se torna um baluarte dessa estratégia de simplificação de versões. Saem os nomes pomposos de muitas versões e, a partir da linha 2019, o hatch contará apenas com duas opções: 1.0 ou 1.6.
Agora com um catálogo enxuto, bem mais fácil para o público entender e escolher a sua opção predileta, a versão 1.0 parte de R$ 44.990 e deverá seguir como a opção mais vendida do Gol. Modelo de entrada da marca, o Gol 1.0 é uma alternativa mais racional ao urbano up! ao oferecer uma cabine mais espaçosa e por isso tende a cair mais no gosto do público.
Sem muitos opcionais, basicamente você pode acrescentar ao modelo um rádio bem completo com Bluetooth e entradas de mídia por mais R$ 1.000 ou uma desejada central multimídia com os sistemas de espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto por outros R$ 2.100. Pela praticidade que oferece ao reproduzir na tela aplicativos de navegação e música, sem dúvida uma central multimídia moderna é um investimento que vale a pena e não é sem motivo que o público clama por esse aparelho.
Além deles, o Gol 1.0 pode ficar completo com o pacote “Urban Completo”, que custa R$ 3.000 e acrescenta ao hatch rodas de liga leve de 15” com pneus 195/55 R15, alarme, chave tipo “canivete” com controle remoto, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja, espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos, farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.
Para deixar o Gol 1.0 exatamente como você confere nas fotos e no vídeo, você precisará desembolsar exatos R$ 50.090. Particularmente falando, como o Gol 1.0 já sai de fábrica com os “obrigatórios” ar-condicionado, direção hidráulica, além de travas e vidros elétricos, basta você optar pelo rádio ou a central multimídia que terá um modelo bem interessante na garagem. Como o foco do Gol 1.0 é o custo-benefício, talvez você não precise gastar tanto assim em detalhes estéticos.
Quando passou a contar com o mesmo motor 1.0 de 3 cilindros emprestado do up!, o que ocorreu em 2016, o Gol tornou-se um modelo bem agradável de ser conduzido. A seu favor, sobretudo no universo dos carros de entrada, está o ótimo câmbio com seus engates curtos, suaves e precisos como poucos modelos nessa faixa de preço entregam. A direção hidráulica, mesmo com concorrentes adotando a assistência elétrica bem mais eficiente, ainda é tão bem calibrada quanto o conjunto de suspensão. Com vários anos de mercado, poucos modelos conhecem tão bem nosso piso como o Gol e por isso lida com facilidade com as lombadas e valetas pelo caminho.
Apesar do porta-malas de 285 litros aproximar-se dos rivais mais modernos, a cabine do VW Gol já dá sinais de que precisa de uma atualização sobretudo pelo espaço interno encontrado no modelo. Se colocado ao lado de um Renault Sandero 1.0 ou até mesmo um Chevrolet Onix, você verá como os passageiros encontrarão muito mais espaço no banco traseiro. O acabamento, por sua vez, é alinhado com o que um modelo de entrada geralmente entrega. Não há muito refinamento, mas a cabine é bem montada e os plásticos até que agradam no aspecto visual.
Para a linha 2019, a Volkswagen promoveu um discreto ganho de 2 cv na potência máxima do Gol 1.0, que agora alcança 84 cv e permanece com 10,4 kgfm de torque utilizando etanol. Assim como a média dos hatches compactos 1.0, o Gol 2019 acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e alcança 167 km/h. Ponto positivo, como é esperado, vai para o consumo. As médias com gasolina podem alcançar até 12,9 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Estar na rua com um Gol não vai torná-lo o centro das atenções ou ainda vai lhe dar a sensação de novidade que um Argo Drive 1.0 pode lhe proporcionar, mas do ponto de vista do custo-benefício e de seu projeto como um todo, o veterano hatch da VW ainda mostra que tem condições para figurar sim como uma boa alternativa de compra para quem quer gastar na faixa de R$ 45.000.
Ficha Técnica
Preço | R$ 44.990 (11/2018) |
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Categoria | Hatch compacto |
Vendas em 2017 | 73.922 unidades |
Motor | 3 cilindros, 999 cm³ |
Potência | 75 cv a 6250 rpm (gasolina) |
Torque | 9,7 kgfm a 3000 rpm |
Dimensões | Comprimento 3,895 m, largura 1,656 m, altura 1,464 m, entreeixos 2,465 m |
Peso em ordem de marcha | 998 kg |
Tanque de combustível | 55 litros |
Porta-malas | 285 litros |