Fábio Fogaça estreia em nova equipe com testes de pré-temporada.
Temporada 2014 da principal categoria do automobilismo brasileiro começa com dois dias de treinos coletivos no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná, nesta terça e quarta-feira.
Os motores da Stock Car voltarão a roncar nesta terça e quarta-feira (25 e 26/2), quando a categoria fará uma bateria de testes coletivos no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná. Mais do que o início da preparação para as 24 corridas que serão disputadas neste ano, os testes no circuito de Pinhais, na Grande Curitiba, marcarão a estreia de vários pilotos em suas novas equipes. É o caso, por exemplo, do sorocabano Fábio Fogaça, que assume o carro da Carlos Alves Competições em sua segunda temporada completa na Stock Car.
Com a experiência acumulada em 2013, quando figurou entre os melhores estreantes do ano, Fogaça encara com tranquilidade as novidades que a Stock Car preparou para 2014. Para os pilotos, as principais diferenças estarão nos pneus e no câmbio dos carros. Os compostos de borracha fornecidos pela Pirelli ficarão mais altos e mais largos neste ano. O aumento da banda de rodagem visa aumentar a durabilidade dos pneus, já que cada etapa da Stock Car terá duas corridas: uma com 40 minutos de duração e outra com 20 minutos.
Dentro do cockpit, a grande mudança é que as trocas de marcha passarão a ser feitas através de borboletas atrás do volante – e não mais pela tradicional alavanca. Desse modo, não é mais necessário que o piloto tire uma das mãos do volante para trocar de marcha. Um incremento na segurança das corridas e, também, na durabilidade dos carros, já que o novo sistema conta com um gerenciamento eletrônico, que impede a troca sob um regime de giros do motor superior ao adequado.
“São duas mudanças que não exigem grande adaptação em termos de pilotagem e devem melhorar a condução do carro. O câmbio, por quê não será preciso tirar a mão do volante. Os pneus, por quê deve eliminar um problema que praticamente todas as equipes tiveram no ano passado, com desgaste excessivo”, comentou Fábio Fogaça.
Outra novidade para o piloto, é a troca de equipe. Neste ano ele assume o volante do carro da Carlos Alves Competições, com as cores da Nova Schin. Mas, assim como as mudanças técnicas, essa novidade não assusta o piloto. Pelo contrário: motiva.
“Estou muito feliz por fazer parte do time do Carlos Alves. Ele é um cara que me motiva e me dá muita força. Desde que fechamos nosso acordo, tenho ido até a oficina pelo menos uma vez por semana e isso já tem mostrado muitas vantagens. Chego em Curitiba totalmente entrosado com o time. Acompanhei todo o trabalho de montagem dos carros e conheço bem cada integrante. Foi uma preparação fundamental para a temporada”, disse o piloto.
Os dois meses que separaram o encerramento do campeonato 2013 e os testes da pré-temporada 2014 serviram para Fábio Fogaça aprimorar, também, o lado físico. “Aproveitei esse período sem corridas para colocar o físico em dia. Perdi peso, me preparei melhor. E a fase mais pesada dessa preparação virá agora, no mês que antecede a abertura do campeonato, para chegar na primeira etapa em plena forma”, completou.
Depois dos dois dias de testes em Curitiba, a próxima parada da Stock Car será em São Paulo, para a abertura do campeonato no autódromo de Interlagos, no dia 23 de março. Confira o calendário da categoria para este ano:
Treinos coletivos – 25/02: Curitiba-PR
1a etapa: 23/03 – Interlagos-SP (prova em duplas)
2a etapa: 13/04 – Santa Cruz do Sul-RS
3a etapa: 27/04 – Goiânia-GO
4a etapa: 1/06 – Ribeirão Preto-SP
5a etapa: 3/08 – Corrida do Milhão (local a ser confirmado)
6a etapa: 17/08 – Cascavel-PR
7a etapa: 31/08 – Curitiba-PR
8a etapa: 14/09 – Velopark-RS
9a etapa: 28/09 – Salvador-BA/alternativa
10a etapa: 12/10 – Curitiba/alternativa
11a etapa: 2/11 – Tarumã-RS
12a etapa: 16/11 – Brasília- DF/alternativa