F1 – Laurent Mekies deixa a FIA para se juntar à Ferrari.
Laurent Mekies é mais um nome que larga as suas funções na FIA para se juntar a uma equipe de F1. O francês de 40 anos está desde 2014 na FIA, tendo sido responsável pela parte médica e de segurança em todos os campeonatos FIA, estando também envolvido nas homologações e no departamento de R&D. No ano passado foi nomeado diretor de corrida adjunto, tornando-se no braço direito de Charlie Whiting , que tinha ficado sem Herbie Blash.
Mekies vai ter de esperar antes de se juntar à Scuderia, onde trabalhará sob a supervisão de Mattia Binotto, não sabendo ainda ao certo qual o cargo que ocupará. A data do seu ingresso na equipa está agendada para Setembro. Até lá, irá manter as suas funções como responsável FIA pela segurança, ficando afastado dos cargos relacionados com a F1.
Este é o segundo caso de uma saída da FIA para uma equipe de F1. O caso Marcin Budkowski, que era membro do departamento técnico da FIA, com acesso a dados secretos de todas as equipes, foi contratado pela Renault, o que levou as restantes equipes criticarem tanto a FIA como a equipe francesa. Para resolver a situação, a Renault resolveu propor um período de nojo de 6 meses, em vez dos 3 meses regulamentares.