DTM: As sensações do primeiro teste do ano.
Aconteceram em Vallelunga os primeiros testes de 2018 do DTM. Numa fase em que o campeonato atravessa alguma indefinição, com a Class One ainda em “Banho Maria”, os responsáveis pelo campeonato aceitaram fazer algumas alterações no regulamento, ao contrário do que estava previsto no ano passado, em que foram feitas mudanças a pensar no próximo triênio.
O mau tempo também afetou as sessões de preparação para a nova temporada mas já permitiu aos pilotos entenderem um pouco das suas novas máquinas que este ano terão menos 25% de aerodinâmica e partilharão mais componentes com os adversários (o campeonato quer travar a corrida tecnológica e pretende usar cada vez mais peças Standard baixando os custos).
Para a Mercedes não foi uma sessão 100% positiva, com Lucas Auer, o melhor piloto da marca em 2017 ( sexto lugar) tendo uma saída de pista que danificou a sua máquina e encurtou assim a sessão dos Flechas de Prata, que decorreu de quinta a sábado. Auer ficou entusiasmando pelo seu retorno às pistas mas desculpou-se pela falha que complicou a vida da equipe e a Pascal Wehrlein que não pôde assim testar a sua máquina para 2018. Gary Paffett conseguiu ainda assim fazer 119 voltas e deu as primeiras impressões do carro:
“O carro tem menos apoio aerodinâmico mas ainda é um DTM. Como temos pouco tempo de testes temos de aproveitar ao máximo estas sessões para nos preparar para a próxima temporada. “
Ulrich Fritz disse à imprensa que o teste estava decorrendo como esperado até ao despiste de Auer que retirou meio dia de testes à equipe e impediu o retorno de Wehrlein.
Em relação à Audi, René Rast admitiu que sentiu a diferença em relação aos carros do ano passado: “Sentimos a diferença no apoio aerodinâmico até nos primeiros testes no simuladores. Os carros são agora mais desafiantes e para mim creio que é muito mais divertido e será também para os fãs. “
Andreas Roos explicou um pouco mais das mudanças para 2018 e que a filosofia no que diz respeito a suspensões e pneus terá de mudar também: ” Agora todos os carros têm o mesmo pacote aerodinâmico, embora ainda existam áreas que tem um desenho único de equipae para equipe, como as zonas de transição entre os elementos aerodinâmicos e a carroceria do carro. O teste nos permitiu entender onde estamos embora as condições não fossem ótimas”
Os responsáveis da Audi estão de acordo com estas mudanças e tal como a ITR não quer que haja uma luta tecnológica desmesurada que torna o campeonato mais caro e menos atrativo, defendendo que a menor aerodinâmica e as suspensões simplificadas permitirão um melhor espetáculo em pista.
Já Marco Wittmann, que esteve dois dias aos comandos do M4 DTM também falou dos novos desafios do carro:
“Apesar do menor apoio aerodinâmico o carro continua com um bom equilíbrio, no entanto o desafio é ainda maior, especialmente em condições de chuva, como encontramos nestes dias. Aprenderemos mais no teste em Hockenheim, com a pista seca”
Jens Marquardt enalteceu que as descobertas que a equipe fez durante os teste permitirão à equipe ter uma base forte para continuar a desenvolver o carro
A próxima sessão de teste será feita de 9 a 12 de abril e todos os pilotos estarão envolvidos na derradeira sessão de preparação antes do início do campeonato.
A Veloxtv transmitirá ao vivo todas as provas da temporada 2018 do DTM.