Endurance – Nas 12 Horas de Bathurst a BMW e Audi estão na frente.
Os primeiros ensaios em Mount Panorama mostraram que a Audi e a BMW estão com vontade mostrar serviço neste fim de semana. Os carros das duas marcas foram os mais rápidos das 3 sessões em que todos os pilotos participaram e os tempos caíram em uma velocidade espantosa.
Na primeira sessão o mais rápido foi um estreante na pista. O Brasileiro Augusto Farfus, na primeira experiência no traçado australiano não fez por menos e tratou de ser o mais rápido da sessão. Frijns foi o mais rápido durante grande parte do treino, mas no fim do treino a BMW resolveu se mostrar e para além do #43 de Farfus tivemos o #100 de Tander intrometendo-se entre os R8 LMS. O primeiro McLaren apareceu na quinta posição, enquanto os Bentley, Porsche e Mercedes estavam mais abaixo na tabela. O #56 de Parente apenas estava na 23ª posição e o Audi #39 de Lamy na 14ª posição.
O confronto BMW vs Audi se manteve no segundo treino livre, com Farfus mostrando novamente que tinha apanhado o jeito à pista, fazendo o tempo mais rápido do terceiro treino livre (segundo para os pilotos Ouro e Platina). Van der Linde ainda ameaçou o tempo do brasileiro mas ficou pela segunda posição, seguido de outro Audi a fechar o top3. O melhor Porsche surgiu na quinta posição também e o melhor Mercedes foi o de Parente, que alcançou a oitava marca e o #29 de Lamy apenas na 28ª posição.
Para terminar o dia de treinos, a Audi resolveu bater o pé, numa sessão encurtada devido a bandeiras vermelhas (um toque entre um GT3 e um GT4). A BMW estava de novo na frente no início da sessão mas o Audi #22 de Vervisch tratou de acabar com o “abuso” da marca bávara, ficando com o melhor tempo. Mas continuamos a ter um top 5 recheados de Audi e BMW.
Embora estejamos a falar apenas de treinos livres, fica a clara sensação que os Audi e BMW estão ligeiramente mais fortes até ao momento, com Mercedes, Porsche e Bentley a terem sessões algo discretas, sem que isso seja significativo pois ninguém está disposto a arriscar um erro numa fase tão precoce do fim de semana.
A Veloxtv transmitirá a prova
https://youtu.be/dpeX4azuPXQ