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Chevrolet divulga carro autônomo que não tem volantes e pedais.

A Chevrolet apresenta o seu primeiro carro sem volante, pedais e alavanca de câmbio. Isso pode parecer realmente assustador à primeira vista, uma vez que é algo que se espera de um filme de ficção científica. Entretanto, a montadora afirma que o projeto é reflexo da tecnologia da Cruise Automation, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de direção autônoma e que foi adquirida pelo grupo General Motors em 2016. Os planos preveem que o hatch Bolt – veículo de zero emissões de poluentes escolhido para dirigir sozinho – estará nas ruas já em 2019, a serviço do público, por meio de uma frota de táxis.

 

A ousadia da Chevrolet se explica quando nos voltamos às outras fabricantes e empresas de tecnologia e mobilidade. Está em andamento uma verdadeira corrida, uma “guerra fria automotiva”, quanto ao desenvolvimento de carros com tecnologia autônoma. Ciente disso, a marca americana conta com um arsenal de cinco liDARs (tecnologia ótica capaz de detectar objetos e analisar propriedades da luz refletida, de modo a processar parâmetros que medem distâncias), 16 câmeras e 21 radares. Tudo para reunir informações do mundo real e fazer interpretações no mundo virtual.

 

Além da engenharia que permite que o veículo se locomova sem qualquer necessidade de intervenção humana, o novo Bolt recebe um sistema inteligente de fechamento de portas, bem como telas posicionadas no painel e na parte de trás dos bancos frontais, que mostram mapas e outras informações. De modo a assegurar a máxima eficácia do projeto, o carro conta com sistemas preventivos de segurança, a exemplo de uma programação que reduz a sua velocidade e que pode, inclusive, parar totalmente, se detectar problemas. Sem falar de um botão de emergência que os passageiros podem, ainda, acionar em caso de acidente ou falha.

 

Com planos de produzir até 2500 unidades do Bolt que se guia “sem as mãos”, a Chevrolet ainda precisa conseguir a aprovação dos órgãos legais competentes para sua fabricação e permissão para circular. O sistema autônomo do hatch elétrico é categorizado como nível 5, ou seja, conta com o maior grau de exclusão de motoristas já desenvolvido, excedendo o nível 2, máximo permitido por lei na maioria dos países, incluindo os Estados Unidos. Entretanto, caso a GM obtenha as autorizações, os carros irão rodar em sete estados que permitem a circulação de veículos sem pedais e volantes, sempre seguindo medidas obrigatórias de segurança.

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