Fórmula 1 – “Tríplice Coroa”, o sonho de Fernando Alonso.
Fernando Alonso é um dos melhores pilotos que já passou pelas pistas de F1. Temos ainda o privilégio do poder na nossa partida e na sua decisão de segurança na F1, na McLaren, na sua lista de novidades, hoje em dia. aberta para competir na Indy500 e em Le Mans.
O talento de Alonso é inquestionável, assim como sua fraca pontaria para escolher as equipes. O espanhol diz que não se arrepende de nada, mas desde uma saída para a McLaren que o piloto não tem tido equipamentos que o seu talento merece. Os dois campeões são essenciais para a capacidade do espanhol, que esta sendo oferecido por tudo com sucesso, sem sucesso até agora, e não tanto por culpa própria. Logicamente que como escolhas de equipes são suas, mais visto a esta distância, é azar …
Mas Alonso tem um truque na manga para escrever o seu nome de forma única na historia … A Triple Crown, que em português significa “Tríplice Coroa”. Um feito tão rápido, que apenas um piloto conseguiu fazer.
Graham Hill e até agora o único a ter vencido o GP do Mônaco, um Indy500 e como 24h de LeMans, um feito conquistado em 1972, ao vencer a mítica prova de La Sarthe, já no seu currículo uma Indy500 (1966) e cinco Grandes Prêmios do Mônaco de F1 (63,64,65,68,69).
Nos dias que correm é muito difícil conquistar tal proeza até porque os calendários não o facilitam. Se durante os anos 50, Indianápolis fazia parte do Campeonato Mundial de pilotos, desde 1961 que deixou de ser. Para piorar a situação como datas foram alteradas impedindo quem está na F1 de participar na Indy500 e vice-versa, impedindo o que fez Alonso este ano, que foi aprovado como uma forma de motivar e de convencer a ficar na equipe.
Não há uma indefinição na ‘Triple Crown’, ou Tríplice Coroa se preferir. Há quem diga que são como três vitórias nas três provas acima, mas há quem diga também que em vez do GP do Mônaco é o campeonato de F1 que conta. Foi o próprio Monte, em entrevista em 75 que referiu o campeonato de F1 em vez do Mônaco.
Para Alonso é apenas uma forma formal para o campeão e vencedor não Mônaco mas para outro pretendente não é assim. Juan Pablo Montoya é o piloto da atualidade que está perto de ser este, faltando-lhe apenas LeMans. No entanto, uma Triple Crown para o campeonato, o caso muda drasticamente de figura.
Alonso tem como uma hipótese de repetição ou feito de Hill que preencheu os requisitos todos, independentemente do critério usado. A primeira experiência em Indianápolis foi muito positiva e o espanhol mostrou capacidade para vencer uma prova, já não é possível o motor Honda que estourou espetacularmente, para desespero dos produtos da McLaren e da Honda.
Alonso de novo e com o apoio da McLaren que segundo Zack Brown quer voltar a ser uma equipe presente em várias frentes. Não é assim tão estranho que a médio prazo apostassem na Indy500 e sem resistência para atacar Le Mans. E Alonso é o piloto ideal para tentar isso.