Categ. InternacionaisCitroenRallyVeículos

Duplas da Citroën já têm pódio após duas etapas do Mundial de Rali.

Mads Ostberg/Jonas Andersson obteve terceiro lugar no Rali da Suécia, a segunda prova desta temporada, posição que Kris Meeke/Paul Nagle havia conseguido em Monte-Carlo.

Após duas etapas realizadas em 2014, ambas as novas duplas da Citroën no Campeonato Mundial de Rali já obtiveram um pódio pela equipe. No Rali de Monte-Carlo, Kris Meeke e Paul Nagle colocaram o DS3 WRC em terceiro lugar. Desta vez, no Rali da Suécia, Mads Ostberg e Jonas Andersson igualaram o desempenho dos companheiros e conseguiram outra terceira posição para a marca neste domingo (9).

O norueguês Mads Ostberg mostrou todo o seu talento em ralis gelados: foi ao pódio na Suécia pelo quarto ano consecutivo e ainda levou três pontos extras por ter sido o mais veloz no último trecho cronometrado – já havia sido o mais rápido no antepenúltimo.

Ostberg disse se sentir progressivamente com mais confiança a bordo do carro: “Progredimos bastante desde sexta-feira (7). Estou satisfeito por ir ao pódio sueco pelo quarto ano consecutivo! Os três pontos extras do Power Stage são um bom bônus. Sinto-me cada vez mais confiante no carro, o que é promissor para os próximos eventos. Aprendemos muito e agora mal posso esperar pelos ralis de cascalho”. O norueguês ficou apenas 5s9 distante da vice-liderança da prova.

Já o britânico Kris Meeke perdeu sete minutos quando saiu da estrada e ficou preso na neve. O norte-irlandês ainda assim conseguiu pontuar com uma décima posição. “Posso ficar satisfeito com esse meu primeiro rali inteiramente na neve”, disse. “O único pequeno erro que cometemos mostrou-se muito custoso. Se houvesse espectadores por lá, teríamos perdido somente aproximadamente 15 segundos, mas nós mesmos tivemos de sair do carro. No entanto, o resto do fim de semana foi muito bom. Aprendemos muito. A coisa principal para mim é que conseguimos nos aproximar dos rapazes da frente. E marcar pontos é encorajador para o restante da temporada.”

O chefe da Citroën Racing, Yves Matton, não poupou elogios a Ostberg: “Nossas equipes atingiram o objetivo que traçamos a elas. Mas obteve seu primeiro pódio com a Citroën em um evento que era mais ou menos o seu caseiro. A maneira como ele conduziu o rali nos impressionou mais do que o resultado em si. Ele mudou seu estilo de pilotagem e deu um passo adiante para tirar o melhor do Citroën DS3 WRC. Trabalhou intensamente com a equipe e marcou tempos encorajadores ao longo do rali”. Sobre o novato na neve o dirigente afirmou: “Kris fez uma prova inteligente. Completou todas as especiais, e não acredito que possamos usar seu pequeno erro contra ele. No fim das contas, ele se saiu melhor do que muitos outros pilotos em seu primeiro Rali da Suécia. Estamos muito satisfeitos com seu nível de desempenho e com os pontos obtidos por ele para a Citroën”.

A próxima etapa do WRC será o Rali do México, que acontecerá de 6 a 9 de março de 2014.

Os dez primeiros do Rali da Suécia:
1) Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Volkswagen Polo R WRC), 3h00:31.1
2) Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (Volkswagen Polo R WRC), a 53.6
3) Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën DS3 WRC), a 59.5
4) Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC), a 2:26.9
5) Ott Tanak/Raigo Molder (Ford Fiesta RS WRC), a 3:00.5
6) Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen Polo R WRC), a 4:29.9
7) Henning Solberg/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC), a 4:47.5
8) Pontus Tidemand/Ola Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 5:38.5
9) Craig Breen/Scott Martin (Ford Fiesta RS WRC), a 8:55.4
10) Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën DS3 WRC), a 11:18.0
16) Khalid Al Qassimi/Chris Patterson (Citroën DS3 WRC), a 18:50.5

Mundial de Pilotos:
1) Jari-Matti Latvala, 40 pontos
2) Sébastien Ogier, 35 pontos
3) Mads Ostberg, 30 pontos
4) Andreas Mikkelsen, 24 pontos
5) Bryan Bouffier, 18 pontos
6) Kris Meeke, 17 pontos
7) Mikko Hirvonen, 13 pontos
8) Ott Tanak, 10 pontos
9) Elfyn Evans, 8 pontos
10) Henning Solberg, 6 pontos
11) Jaroslav Melicharek e Pontus Tidemand, 4 pontos
13) Matteo Gamba e Craig Breen, 2 pontos
15) Yuriy Protasov, 1 ponto

Mundial de Construtores:
1) Volkswagen Motorsport, 72 pontos
2) Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, 56 pontos
3) Volkswagen Motorsport II, 26 pontos
4) M-Sport World Rally Team, 22 pontos
5) Hyundai Shell World Rally Team, 8 pontos
6) RK M-Sport World Rally Team, 4 pontos

 

AUTO - WRC RALLY SWEDEN 2014 AUTO - WRC RALLY SWEDEN 2014 AUTO - WRC RALLY SWEDEN 2014

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *