Avaliamos o Porsche Macan Turbo, o requinte e a sofisticação sobre quatro rodas.
Prezados leitores, é com um imenso prazer que apresentamos a nossa primeira matéria de avaliação com um veículo da Porsche. Nada melhor que iniciarmos nossos trabalhos com a montadora alemã avaliando o SUV Esportivo Premium mais cobiçado em 2017.
A partir de agora, a montadora alemã emprestará seus veículos para matérias, algo que nos anima muito. Afinal, são produtos de tradição e qualidade elevadas e que mexem com o ânimo dos leitores.
Desempenho
Justificativas dadas, o Macan mostrou que pode atender às expectativas elevadas de um cliente Porsche e acelerou de 0 a 100 km/h em 7s, além de obter ótimos números em retomadas e frenagens. O consumo, como seria de se esperar de um modelo com motor 2.0 dotado de start-stop e sistema que desacopla o câmbio em trechos planos ou declives, é bastante satisfatório.
O único senão é que todo esse fôlego exige um certo vigor do motorista com o acelerador. Com o modo Sport desligado, o Macan parece calmo até demais, dando a impressão de que “guarda” os seus 237 cv até a hora em que o acelerador é apertado até o fim.
O Macan é uma ótima “porta de entrada” para a linha Porsche; pois conta com todo o requinte e sofisticação da marca alemã.
Parte Interna
O Macan veste o motorista sem esforços. Ao abrir a porta, o banco com ajustes elétricos recua para facilitar o acesso à cabine. Após colocar a chave no miolo – do lado esquerdo do painel –, o assento retorna para a posição deixada na memória.
O volante, inspirado no do 918 Spyder, também tem regulagens elétricas e ótima empunhadura. O console assusta de início pela quantidade de botões, mas tudo fica bem posicionado e a compreensão das funções é rápida.
Rapidez, aliás, é sinônimo para quase tudo no Macan. Só a central multimídia com tela sensível ao toque peca por ser pouco intuitiva. Em termos de desempenho, o Porsche encanta. Acompanhado do ronco vibrante emitido pelas saídas do escapamento, o SUV atinge 100 km/h em 5,7 segundos – apenas 0,3 s a mais que o declarado pela marca. Os 46,9 kgfm de torque entregues a partir das 1.450 rpm são muito bem gerenciados pelo afinado câmbio de dupla embreagem e sete marchas e fazem o ponteiro central do conta-giros saltar como um estilingue e o carro, retomar de 60 a 100 km/h em ótimos 3,6 s.
As suspensões pneumáticas, que ficam mais baixas em altas velocidades, a tração integral e os botões de ajuste dos amortecedores permitem abusar do acelerador até em curvas. O Macan não titubeia em qualquer terreno. É um carrão para quem quer se divertir sozinho ou em família.
Função Off Road
É bem provável que nenhum dono vá se aventurar na terra com um Macan. Mas, ainda assim, o carro dispõe da função off-road. Esse comando atua a até 80 km/h e privilegia o torque em baixa rotação, adaptando o mapa de aceleração a pisos de pouca aderência.
Além disso, atua na suspensão pneumática, aumentando a distância em relação ao solo em 40 mm, subindo para 230 mm. No modo normal, a suspensão a ar mantém a carroceria 15 mm mais baixa em comparação com as versões equipadas com molas de aço.
Conclusão e análise final da Veloxtv.
As qualidades do Macan são quase óbvias: desempenho excepcional, luxo indiscutível e acabamento irretocável.
O público alvo do Macan e apaixonado pela marca com certeza terão em suas mãos um dos SUVs com melhor apelo off do mercado brasileiro; unindo a dirigibilidade ao conforto dos passageiros e o prazer ao dirigir ao motorista.
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