Pelo terceiro ano consecutivo, o motor a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech ganha o prêmio “Motor do Ano 2017” na sua categoria.
Por ocasião da 19ª edição do “International Engine of the Year Awards”, em Stuttgart, o júri composto por jornalistas internacionais atribuiu ao motor a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech 1.2L, o prêmio “Motor do Ano 2017” na categoria dos motores com cilindrada entre 1L e 1.4L.
Um sucesso industrial e comercial
O prêmio “Motor do Ano 2017” recompensou pela terceira vez consecutiva o sucesso comercial deste motor, disponível em 110 cv e 130 cv (PureTech 110 S&S e PureTech 130 S&S). Não é por menos, já que:
Com mais de 850 mil unidades produzidas na fábrica da “Française de Mécanique”, em Douvrin (França) e em Xiang Yang (China), desde o seu lançamento em 2014, este motor também será produzido na fábrica de Trémery (França) a partir do final de 2017, a fim de atender o aumento da demanda e dobrar a capacidade de produção dos motores na França. A produção anual excederá 1 milhão de unidades até 2019.
Os motores 1.2 PureTech 110 cv e 1.2 PureTech 130 cv equipam os veículos polivalentes e da gama principal das marcas do Grupo PSA, tem mais de 90 aplicações comercializadas em cerca de 70 países. Em 2017, ele contribuiu para o sucesso comercial dos novos produtos do Grupo: o novo Peugeot 3008, eleito “Carro do Ano 2017” e o novo Citroën C3.
No mercado europeu, a família modular de 3 cilindros PureTech 1.2L representa 1/3 do total de motores a gasolina e a diesel do Grupo.
Uma gama ainda mais eficiente e respeitosa ao meio ambiente
– Reconhecido pelo mercado por suas experiências de condução, mesmo em baixas rotações, o motor de 3 cilindros turbo PureTech 1.2L continua evoluindo e se beneficiará de melhorias significativas antes do final de 2017, proporcionando um melhor rendimento em termos de desempenho e de consumo (até 4%):
– Introdução de um filtro de partículas (GPF- Gasoline Particulate Filter) para reduzir em mais de 75% as emissões de partículas e atender antecipadamente às futuras normas europeias e chinesas de 2020.
- Otimização da eficiência, graças à evolução dos ciclos de combustão e aumento da pressão de injeção para 250b.
- Redução dos atritos e introdução de um novo turbo compressor.
- Tornando o motor mais compacto para otimizar a aerodinâmica (ganho de SCx).
Na ocasião, Christian Chapelle, Diretor de sistemas de tração e chassis do Grupo PSA, declarou: “Receber este prêmio confirma a qualidade e o desempenho excepcional de nossos motores a gasolina. Continuamos a otimizar nossos motores de combustão interna para torná-los mais eficientes e cada vez mais ecológicos, melhorando assim os desafios da transição energética. ”