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Tama, o ancestral do Nissan LEAF.

  • Prestes a lançar a próxima geração do 100% elétrico LEAF, que chega no fim deste ano, Nissan olha para as origens de seus veículos elétricos

 

No início do pós-guerra, em meados dos anos 1940, a Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co.) abraçou de vez o desenvolvimento de veículos elétricos. Um dos motivos foi a extrema escassez de gasolina. Em 1947, a empresa conseguiu criar um protótipo de utilitário com dois lugares, capacidade de carga de 500 kg, impulsionado por um motor de 4,5 cv de potência e que atingia velocidade máxima de 34 hm/h. O modelo foi batizado de Tama, nome inspirado no local onde era produzido.

 

Em seguida, a empresa criou seu primeiro veículo de passeio, com duas portas e quatro lugares e capacidade para alcançar 35 km/h. A autonomia atingia 65 km com uma única carga. A ex-fabricante de aeronaves aplicou no Tama diversas ideias de seu negócio anterior, tanto no design quanto na construção do veículo. Entre elas, os compartimentos das baterias.

O Tama deu origem a dois modelos – utilitário e carro de passeio – e ambos foram disponibilizados com propulsões elétrica ou a gasolina. Em junho de 1948, a Tachikawa Aircraft mudou de nome e começou a operar como Tokfyo Electric Cars Co. E a Tama Electric Cars Co. tornou-se Tama Cars Co.

Juntas, as duas companhias foram responsáveis pelo Tama Junior (carro de passeio compacto lançado em 1949) e pelo Tama Senior (veículo médio que chegou ao mercado em 1949). Em 1952, as empresas se tornaram Prince Motor Co. Limited e, em 1966, a Prince se fundiu com a Nissan.

 

A bateria substituível do Tama

O compartimento para bateria ficava no chão da cabine do elétrico Tama. Havia um compartimento em cada lado do carro. As baterias eram equipadas com puxadores e pequenas rodas que facilitavam no momento de substituir as usadas pelas carregadas. Graças a essa e outras funcionalidades de engenharia, o Tama teve excelente desempenho em testes de performance conduzidos pelo Ministério do Comércio e Indústria em 1948.

 

Especificações – Tama 1947
Dimensões: (comprimento/largura/altura): 3.035/1.230/1.630 mm
Entreeixos: 2.000 mm
Peso: 1.100 kg
Passageiros: 4
Autonomia: 65 km
Potência: 3,3 kW (4,5 cv)
Baterias: Chumbo-ácido (40V/162Ah)
Velocidade máxima/econômica: 35 km/h / 28 km/h

 

Avançados para sua época, o faróis do Tama 1947 ficam simples quando comparados ao moderno conjunto óptico da futura geração do Nissan LEAF.

 

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 1.800 funcionários no Brasil.

Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. A Nissan desenvolveu, produz e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors, que se tornou a terceira integrante da Aliança – um grupo com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.

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