Mercado Europeu – Alfa Romeo Stelvio 2.0 280 cv AWD.
O primeiro SUV da Alfa-Romeo apresenta-se finalmente na “pista” e com excelentes predicados para se integrar facilmente no segmento mais expansivo dos últimos anos. A mais potente versão a gasolina pode não ser a mais equilibrada para o mercado português e espanhol, mas é, seguramente, a que mais deixa água na boca…
O olhar desconfiado de um apreciador de carros não engana e a pergunta surge num ápice: “Qual é mesmo o carro?”. “Alfa-Romeo Stelvio”.
“É de primeira Classe e… bonito!”. O primeiro SUV concebido pela Alfa-Romeo causa surpresa, arranca suspiros, suscita inveja e aumenta o ego de quem o conduz! É certo que a marca de Arese se atrasou perante rivais de respeito, como o Porsche Macan, o Jaguar F-Pace ou os mais usuais BMW X3 ou Mercedes GLC, mas, de uma vez só recuperou o tempo perdido! A estética está de acordo com os padrões de beleza e pergaminhos da Alfa-Romeo, com a sua linhagem sendo imediatamente identificável para os fãs da marca.
Mas nesta estreia bem conseguida, a Alfa-Romeo está mais interessada em “sair da sua própria casca” e atingir o universo “extra-alfistas”. E não será difícil fazê-lo com a proporcionalidade das suas formas e o equilíbrio do seu design, logo como cartão de visita. Na versão mais equipada com motor 2.0 Gasolina 280 cv AWD AT8 Q4 First Edition (é difícil perceber porque decidiu a Alfa Romeo pôr quase todas as características do carro na sua designação!) – o exterior parece “fluir” ainda melhor, dotada que está com rodas de alumínio de 20?, freios de travões coloridas e faróis bi-xenon à frente e LED atrás.
Abertas as portas do Stelvio, o Mundo também parece sorrir, mas mais pela agradabilidade dos materiais, ergonomia dos diversos comandos e ampla visibilidade oferecida, do que pelo espaço, tanto à frente como atrás. Não que os espaços do motorista e passageiros sejam reduzidos, estando até em linha de conta com o que a concorrência também apresenta, mas não são referenciais no segmento deste tipo de SUV, sobretudo ao nível da capacidade do porta malas (que tem fundo plano e portão elétrico), que não ultrapassa os 525 litros.
De fora, também fica o registo de qualquer “gadget” verdadeiramente inovador (exceção feita talvez ao quadro “Efficiente Drive” que introduz o estilo de condução e que dá para ver, por exemplo, quantas passagens de caixa já fez), sem que isso comprometa uma vasta lista de equipamentos, com destaque para a tela de informações e entretenimento de 8,8’’, Navi 3D, câmara de marcha-ré, sistema Hi-Fi Sound Theatre, entre outros.
Não obstante, o Stelvio está longe de ser um automóvel banal! A posição de condução ideal é fácil de encontrar (com os bancos de regulação elétrica e com memória) e esse é um ponto de partida para se começar a extrair deste SUV o que de melhor ele tem para oferecer: o comportamento dinâmico! Fazendo jus ao DNA dos modelos da marca italiana, o Stelvio, principalmente a versão mais potente até agora desenvolvida, revela atributos que o colocam ao nível de alguns automóveis de estatura mais baixa, graças ao excelente desempenho da suspensão, afinada que mais pensam no ataque das curvas, que no passeio de fim-de-semana.
Algum Incômodo? Não. O “seletor de conforto” instalado na console central, que permite escolher entre o ADN pretendido – Advanced Efficiency, Neutral e Dinâmico – e que altera parâmetros como binário do motor, resposta dos freios, relações de mudança de caixa e sistemas de segurança de controle de estabilidade e de tração, torna-se mágico, dotando o Stelvio do tipo de personalidade que mais se adequar ao estado de espírito do condutor.
E é quando este se encontra aplicado contra o “cronômetro” e à procura da máxima expressividade dinâmica, que o SUV da Alfa-Romeo melhores sensações deixa transparecer uma vez que revela um comportamento homogêneo, seguro e até, poder-se-á dizer, desportivo, fruto de uma direção comunicativa, um amortecimento rígido capaz de neutralizar uma boa parte dos movimentos da carroceria e, claro, de um motor 2.0 litros de 280 cavalos que engole rotações de forma voraz, auxiliado pela muito eficiente caixa automática de 8 velocidades, cujas bem dimensionadas pastilhas no volante muito contribuem para tirar prazer em condução esportiva. O fato do sistema Q4 ou a tração integral marcarem presença é também uma garantia de elevação da adrenalina já que o nível de motricidade é sempre elevado. Isto é válido tanto para as estradas de asfalto, como para as de terra, onde Stelvio não fica “nada mal na fotografia” e tem desenvoltura para ultrapassar alguns trilhos mais aventureiros.
Não é preciso ser “alfista de gema”, para perceber que a Alfa-Romeo soube interpretar de forma muito convincente a filosofia SUV! O preço sugerido pela montadora para o Mercado Português e Espanhol é de 65 000€.
Informações do Stélvio
PREÇO BASE: 65 000€
Ficha Técnica
Motor 2.0, 4 cilindros., inj. eletrônica, gasolina, 1995 cm3; Potência 280 cv/5250 RPM; Binário 400 Nm/2250 RPM; Transmissão integral, cx. automática 8 vel.; Suspensão triângulos duplos à frente e multibraços atrás; Travagem DV/DV; Peso 1660 Kg; Porta-Mala 525 litros; Porta Luvas 64 litros; Vel. Máx. 230 km/h; Aceleração 0-100 Km/h 5,7 s; Consumo Médio 7,0 l/100 Km,
Imagens do Veículo
Agradecemos ao belo texto do amigo Filipe Pinto Mesquita.