DTM muda a regra, e terá relargada ao estilo “Nascar”.
O DTM – cuja temporada vai começar no próximo fim de semana em Hockenheim – vai sofrer algumas alterações no regulamento em 2017 que visam apimentar ainda mais o espetáculo. E entre as novidades contam-se as relargadas da corrida ao estilo da NASCAR.
Com Gerhard Berger à frente dos destinos do principal campeonato de turismo Alemão havia a promessa de fazerem de tudo para que a competição continuasse agradando aos fãs e alcançasse ainda mais adeptos. Agora o novo responsável pela ITR põe em prática algumas das suas ideias. “No DTM queremos colocar o esporte no centro das atenções. O DTM é um palco com pilotos extraordinários e os fãs querem ter a experiência das suas performances nas corridas”, afirma o austríaco.
A primeira mudança a que se vai assistir em 2017 é o fato dos três primeiros classificados na qualificação marcarem pontos, com três pontos indo para o autor da ‘pole-position’, dois para o segundo e um para o terceiro. A intenção é enfatizar o piloto e a performance da equipe durante a sessão cronometrada que dita o grid de largada para a corrida.
Haverá também uma limitação nas comunicações via rádio, que durante a corrida passam a ser proibidas, exceto quando os carros estiverem no ‘pit-lane’, quando houver uma situação de bandeiras amarelas ou quando o ‘safety-car’ for para a pista, de modo que a equipe possa dar indicações de segurança ao piloto. Em todas as outras situações as equipes deverão comunicar apenas pelos painéis no muro das boxes.
O procedimento de corrida depois de uma situação de ‘safety car’ também foi mudado. A partir desta temporada os carros vão recomeçar a prova ao estilo da NASCAR, com os carros alinhados em formação de dupla fila, de modo a favorecer duelos quando a corrida volta a bandeiras verdes. Também as regras de DRS foram alteradas, com a ativação do sistema sendo agora limitada a 12 voltas durante a corrida, com um número máximo de três vezes por volta. A distância de ativação será de um segundo ou menos para o carro da frente.
Já o sistema de peso por performance irá continuar a funcionar como nas duas temporadas anteriores, com os três modelos da BMW, Mercedes e Audi iniciando o ano com um peso base de 1125 kg. As alterações serão feitas com um incremento de 2,5 kg até a um máximo de 15 kg, e até 30 kg retirados do peso base no caso haja de falta de performance.
A DTM transformando a categoria ainda mais disputada, e você internauta, não perde nada. Á partir do próximo final de semana a Veloxtv transmitirá todas as etapas ao vivo através do link “Transmissão ao Vivo”