Fórmula 1 – Análise resumida da primeira vitória de Valteri Bottas na categoria.
A seguir apresentamos as análises sobre a prova da Rússia, vencida pelo finlandês “Valteri Bottas”, mais uma coluna do amigo “Dan Chandller”.
Olá amigos, segue abaixo a análise do GP da Rússia, uma corrida burocrática, mas que teve pelo menos de minha parte um gostinho bom ao vermos a estrategia funcionando bem nas equipes.
A largada do GP da Rússia já começou com problemas, e com quem? Com a McLaren Honda de Fernando Alonso, o carro perdeu todas suas funções e teve de abandonar o GP. Na largada Sebastian Vettel foi muito mal, e quase perde a 3ª posição para Raikkonen com Hamilton vindo atrás, Bottas que nada tinha a ver com a péssima largada de Vettel assumiu a ponta, Sebastian ali perdeu a vitória e vou explicar:
Largando mal, Vettel já de cara tomou 2 segundos de Bottas, ou seja, Bottas de cara para o vento conseguiu abrir e manter uma boa margem, com a relargada após o Safety Car Vettel novamente foi mal e deixou escapar 2 segundos para com Bottas …. Para quem não sabe a turbulência do F-1 hoje dá uma margem de perda para quem vem atrás em torno de 0,1 a 0,3 décimos dependendo da velocidade do vento na pista, vemos que Vettel perdeu sua grande chance pois com os pneus Super Macios ele era muito mais rápido que a Mercedes, em torno de 0,4 décimos por volta o que colou ele nas voltas finais com relação ao Bottas. Na simulação de corrida Vettel venceria a Mercedes com uma boa margem, em torno de 5 segundos de diferença. Bottas fez uma baita corrida, largou como um foguete e fez suas melhores voltas, porém não seria o bastante se Vettel tivesse segurado a ponta.
Lewis Hamilton teve vários problemas ao conduzir seu W-08, carro instável, errou muitos pontos de frenagem e quase quebra a suspensão dianteira direita na chicane, passou do ponto. Hamilton fez uma corrida muito ruim, o que abriu margem para Bottas na equipe. Raikkonen como sempre o piloto burocrático, fez um bom trabalho e nada mais que isso.
No pelotão intermediário, infelizmente já colocando a Red Bull ali, tivemos um Ricciardo com mais um azar, com vazamentos pegou fogo seu freio traseiro direito e adeus corrida, Verstappen fez uma boa corrida com o carro que tem, a Red Bull na simulação de corrida está atrás em torno de 0,9 décimos, uma grande diferença para Mercedes e Ferrari. A Force India foi o destaque do pelotão, apostaram em manter o carro com um set up mais agressivo para maior velocidade em reta e Perez, Ocon, ganharam bons pontos para a equipe. No bolo dessa guerra no pelotão intermediário, teremos Force India, Renault, Williams, Haas e Toro Rosso brigando pela pontuação, destaco o azar da Williams de Felipe Massa, que teve um furo inesperado no seu pneu e perdeu a chance de terminar em 6º lugar.
Ao final da análise tiramos a seguinte conclusão:
Vettel tem 50% de aproveitamento nas largadas, 2 boas e 2 muito ruins, nestas ruins deu foi muita sorte de não perder mais posições, ele tem que melhorar pois pode perder importantes pontos no decorrer do campeonato. Lewis Hamilton na pressão, se perdeu no set up, e Bottas se destacando a Mercedes já com um clima lá que não é tão bom, com certeza as relações não serão muito amistosas como o ocorrido com Rosberg em 2015/2016.
A Red Bull precisa melhorar, tomaram 1 minuto de Ferrari e Mercedes não é normal, incrível como ficaram muito para trás.
Obrigado a todos e fiquem com Deus !!!!!