Após dobradinha em Goiânia, Shell Racing busca liderança entre as equipes no Velopark.
Após um excelente início de temporada na Stock Car, com uma dobradinha na segunda prova da rodada de Goiânia, a Shell Racing tem como objetivo a liderança do campeonato de equipes na etapa do Velopark, em Nova Santa Rita-RS.
A Shell Racing é a vice-líder da competição, a apenas quatro pontos da ponta da tabela. Entre os pilotos, Átila Abreu é o terceiro colocado, a três pontos do líder, enquanto Ricardo Zonta, que venceu a segunda prova de Goiània após largar em 25o lugar, é o sétimo.
A pista do Velopark é a mais curta de todo o calendário da Stock Car, com apenas 2.278 metros, e tem características muito peculiares, com retas curtas e freadas fortes, o que causa dificuldades para refrigeração dos freios.
Além disso, por essas questões, o desgaste físico e mental dos pilotos é mais elevado do que em outros autódromos, já que não há tempo de descanso devido ao espaço mais curto entre as curvas.
As constantes entradas do safety car também podem embaralhar as cartas nas provas do Velopark. Nas últimas seis provas realizadas no circuito gaúcho houve intervenções do carro de segurança devido a acidentes.
Átila Abreu tem boas recordações do Velopark. Em 2016, ele conquistou a terceira posição na segunda prova, enquanto em 2011 obteve uma de suas vitórias mais marcantes, debaixo de chuva -ocasião em que assumiu a liderança no campeonato. Já Zonta tem seis chegadas entre os oito melhores e busca seu primeiro pódio no circuito.
O que eles pensam:
“No Velopark, por ser a segunda etapa com a equipe, estaremos mais conectados com um relacionamento cada vez mais próximos para entender o que precisamos melhorar. Mesmo vindo de uma vitória, sabemos que temos muito a progredir. Uma pista curta com muito trânsito, acredito que o carro da nossa equipe ande ainda melhor por haver curvas lentas, O novo modelo de classificação pode ser um problema de conseguir uma volta limpa sem trânsito”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10
“O Velopark é uma pista que eu gosto muito, apesar de ser completamente diferente de outras do calendário. É como se fosse um kartódromo grande, mas tem o estilo que eu gosto, com curvas travadas, as retas curtas, o que exige um grande trabalho do piloto. Sempre consegui uma boa adaptação lá. Em 2011 teve a vitória em que eu menos liderei na minha carreira e que é inesquecível, e no ano passado teve o primeiro pódio com a Shell Racing. Então estamos muito animados para continuar o que começou muito bem em Goiânia”
Átila Abreu, piloto do carro #51
“Esta é a pista mais atípica do calendário, com curvas de baixa e retas bem curtas. Tem as características mais de uma pista de rua do que de um autódromo, o que exige um acerto completamente diferente. Normalmente o Velopark é muito crítico para os freios nas corridas, pois o equipamento trabalha acima da temperatura ideal”
Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell Racing
Classificação por equipes – após 2 corridas
1º. RC- 61 pontos
2º. Shell Racing – 57
3º. A. Mattheis – 50
4º. RCM Motorsport – 50
5º. CRT – 30
Classificação geral – após 2 corridas
1º. D. Serra – 40 pontos
2º. M. Wilson – 39
3º. A. Abreu – 37
4º. T. Camilo – 33
5º. R. Maurício – 21
6º. C. Bueno – 21
7º. Ricardo Zonta – 20
8º. F. Fraga – 18
9º. G. Osman – 17
10º. R. Barrichello – 14
Programação
Sexta-feira (21 de abril)
12h30 – Primeiro treino livre
Sábado (22 de abril)
9h – Segundo treino livre
13h – Classificação (transmissão ao vivo do SporTV2)
Domingo (23 de abril)
13h – Primeira prova (45 minutos, transmissão ao vivo do SporTV2)
14h10 – Segunda prova (45 minutos, transmissão ao vivo do SporTV2)
Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:
A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Em 2017, os representantes Shell Racing já disputaram quinze corridas no Brasil, obtendo sete vitórias, quatro poles e levando a marca 11 vezes ao pódio.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 63 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 5.900 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.