FIA WEC: Pouco apoio aerodinâmico para os Porsche em Silverstone.
A Porsche anunciou que irá disputar a primeira prova do Campeonato Mundial FIA de Endurance, em Silverstone, com pouca carga aerodinâmica nos seus 919 Hybrid. A marca alemã não tinha anunciado nos testes de Monza qual dos dois ‘kits’ iria utilizar na abertura do FIA WEC, contrariamente à rival Toyota.
Isto significa que para a pista britânica a Porsche vai com dois 919 Hybrid com as especificações que vai usar nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova vista como o ‘ensaio geral’ competitivo para Le Mans, deixando a estreia do ‘kit’ com forte apoio aerodinâmico para a corrida de Nürburgring, no meio de julho. Também quer dizer que na teoria em Silverstone os LMP1 de Weissach estarão em desvantagem frente aos Toyota TS050 Hybrid, que irão alinhar na prova britânica na configuração com muita carga aerodinâmica. “Depois de Le Mans em junho os 919 terão mais apoio aerodinâmico para as restantes provas do campeonato”, confirmou Andreas Seidl, responsável pelo programa LMP1 da Porsche.
Neel Jani já tinha expressado em Monza os receios de que a sua equipe talvez fosse para Silverstone em desvantagem técnica frente à Toyota, devido à natureza do traçado britânico, e agora os receios do suíço confirmaram-se. Mas a Porsche toma a decisão baseada nas informações que recolheu nos testes do FIA WEC, e devido aos novos regulamentos, que estipulam que as marcas envolvidas em LMP1 têm agora de usar apenas duas configurações aerodinâmicas de forma seguida.
A Veloxtv transmitirá ao vivo e na íntegra a prova de Silverstone através do link “Transmissão ao Vivo”.