FIA WEC – No início dos testes de pré-temporada a Porsche mostra sua força.
Uma volta em 1m32,008s deu o lugar de destaque ao Porsche 919 Hybrid #1 de Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy na primeira sessão de treinos. A Toyota ficou com os segundo e terceiro tempos da manhã, com o TS050 Hybrid # 8 de Anthonu Davidson, Kazuki Nakajima e Nicolas Lapierre que ficaram a 0,158s da marca realizada por Jani e o # 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Yuji Kunimoto mais lento em 0,423s.
As duas marcas tiveram alguns problemas. Por duas vezes o Porsche # 1 – então guiado por Brendon Hartley – rodou lentamente, enquanto o Toyota # 7 teve uma avaria não relevada que o fez parar temporariamente na pista quando Mike Conway estava ao volante. Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley ficaram pelo quarto lugar no Porsche # 2, mais lento 0,548s que os seus companheiros de equipe.
Já o CLM P1&01 # 4 da By Kolles nem saiu das boxes durante a manhã, numa sessão onde os tempos baixaram em 2,9s a marca que deu a ‘pole-positon’ a um LMP1 na última vez que o WEC foi a Monza, em 2008, então com Nicolas Minassian aos comandos do Peugeot 908.
Os LMP2 foram cerca de quatro segundos mais lentos que o mais rápido dos LMP1, mas registaram uma melhora de cerca de cinco segundos , com o Oreca 07 Nissan da Vaillant Rebellion de Bruno Senna e Julien Canal sendo os mais velozes da manhã, com uma volta em 1m36,094s, seis décimos mais rápido que o outro carro da equipe, o # 13 de Mathias Beche e Henemeier-Hansen.
Nos GTE Pro os dois Ford GT da Ganassi Team UK dominaram os treinos, com o # 66 fazendo a melhor marca – 1m45,539s – pelas mãos de Andy Priauxl. Já na GT AM, o Porsche 911 GTE RS da Gulf Racing – de Mike Manwright, Ben Barker e Nick Foster –foi o mais veloz (1m150,315s).
Esses foram os tempos do período da manhã em Monza, á noite apresentaremos os tempos da segunda sessão de treinos.