Fórmula Indy – Indy Car Series apresenta o Dallara para os SuperSpeedway em 2018.
A Verizon IndyCar Series revelou as primeiras imagens do Dallara que o campeonato de 2018 irá utilizar nas Superspeedway. Uma carroceria revelada no seu formato geral e em alguns detalhes. “É um trabalho em progresso”, revelou o presidente da IndyCar. “O visual é redondo, os dados fornecidos em simulações estão de acordo com os objetivos e os dispositivos de segurança incluídos no design são substanciais”, falou Jay Frye.
Na sua configuração de Speedway, a carroceria universal da IndyCar confirma uma série de alterações propostas pela equipe de Jay Frye que diferem da base do Dallara lançado em 2012; o DW12. O capô do motor reflete um posicionamento mais baixo do motor, mais alguns detalhes foram reconfigurados, como os encaixes de fixação da suspensão de segurança dos pneus dianteiros. Tapavam a visão para os flancos do carro e serão uma novidade bem vinda pelos fãs e patrocinadores, pois os ‘sponsors’ são agora mais visíveis.
Outras alterações foram confirmadas, como uma reconfiguração das tomadas de ar para os motores twin turbo da Chevrolet e da Honda, que foram mudados do topo junto ao arco de segurança para junto dos flancos. Foi também decidido preencher os grandes buracos existentes no chão do carro para a versão do Dallara destinada a pistas convencionais, urbanas e para ovais curtos. Essa mudança mostrará uma significativa quantidade de carga aerodinâmica para a ’asa’ inferior, em uma tentativa de reduzir a dependência do DW12 de grandes apêndices aerodinâmicos e levar mais apoio para a parte inferior dos carros.
Tino Belli, responsável pela parte técnica dos novos carros, afirma que essa foi sempre a intenção quando a equipe da IndyCar resolveu ‘mexer’ na configuração do carro. “Criamos mais carga aerodinâmica sob as ‘asas’. O buraco no chão é selado para as corridas convencionais e para os ovais de uma milha, mas estará aberto para as Superspeedway”, explicou. Belli também falou que o design das ‘asas’ dianteiras e traseiras, com os multi elementos das mesmas será mais larga e colocada em uma posição mais baixa.