História da Indústria Automotiva – Austin-Healey 3000 MKIII, o último será leiloado.
O último Austin-Healey 3000 MKIII saído das linhas de produção da marca que fechou portas em 1968. O modelo será leiloado pela Practical Classics Classic Car & Restoration Show, no dia 2 de abril, no Reino Unido, depois de 45 anos na posse do seu atual proprietário.
A História
Ser o primeiro e último muitas vezes acaba por revestir de um caráter muito mais especial e distintivo algo, apenas por essa particularidade de momento em que foi dado à vida. É o caso do Austin-Healey 3000 MKIII que no dia 21 de dezembro de 1967 saiu da fábrica de Abingdon com o número de chassis HBJ843025, sendo o último modelo por lá produzido. O primeiro registo foi feito pela Donald Healey Motor Company, com o número OAC 656, seguindo-se por mais dois proprietários, em Leicester, antes do modelo chegar às mãos do seu atual dono, em 1972, com quem manteve uma fiel relação de 45 anos.
O carro, de volante à direita, tem um motor 3.0 litros de seis cilindros em linha, possui uma potência de 148 cv e um binário máximo de 224 Nm. É original e está em bom estado de conservação, tendo sido alvo de uma restauração há cerca de um ano. Com a restauração mais evidente foi o da pintura Golden Beige Metallic. Ao fim perto de 50 anos de vida, o sua quilometragem marca cerca de 90.000 km. O valor deste Austin-Healey 3000 MKIII esta entre os 86 e 105 mil euros e segundo a Classic Car Auctions é o Austin-Healey de estrada no mercado com maior significado nos dias de hoje.
Vejam algumas imagens do belíssimo veículo:
Gostaríamos de agradecer ao jornalista português André Duarte, pelo envio do material que publicamos em nosso portal.