Demais feiras e eventosFeirasImportadosNotíciasRenaultSalão do automóvelVeículos

(Re)descubra a Renault no Salão do Automóvel de Paris.

Apostando em seu papel de líder de vendas e pioneira em mobilidade 100% elétrica na Europa, a Renault acelera a inovação e o desenvolvimento de sua estratégia Z.E. Zero Emissão(1). Graças à nova bateria Z.E. 40, o ZOE tem uma autonomia recorde de 400 km NEDC, ou seja, o dobro em relação à autonomia na época de seu lançamento. Agora, o ZOE é o veículo 100% elétrico comercializado em grande escala que oferece a maior autonomia, e ele já está disponível.

Revelado em Pequim em abril de 2016, o Novo KOLEOS chega para complementar o topo de linha da Renault, associando o estilo robusto dos SUV e a sofisticação de um grande sedan. No Salão do Automóvel de Paris, a Renault aproveita para revelar o Novo KOLEOS INITIALE PARIS, uma versão topo de linha destinada à maioria dos mercados europeus, que estará disponível a partir do segundo trimestre de 2017, junto com o restante da gama Novo KOLEOS.

O Z32 dá início a um novo ciclo de carros-conceito, explorando o design e as tecnologias dos futuros modelos. Com seu estilo aconchegante e atributos voltados ao prazer de dirigir, este GT elétrico representa a visão da mobilidade do futuro e a paixão pelo automóvel.

01 ZOE bate novo recorde de autonomia: 400 Km NEDC 100% elétrico, disponível desde já

(1) Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2  nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a  condução, de acordo com o  ciclo de homologação NEDC, com exceção de peças de desgaste.

A Renault está lançando o ZOE com a nova bateria « Z.E. 40 ». Ao mesmo tempo, a gama ZOE oferece novos serviços conectados e evoluções nos níveis de acabamento. A nova gama ZOE já está disponível para compra a partir de hoje. Produzidos na fábrica da Renault de Flins, na França, os primeiros ZOE equipados com a nova bateria já estarão em circulação antes do fim do ano.

Com 400 km de autonomia NEDC, a Renault dá uma nova dimensão ao veículo elétrico. Esta ruptura na forma de encarar os percursos 100% elétricos elimina o último freio dos clientes em relação à autonomia.”
Eric Feunteun – Diretor da Divisão de Veículos Elétricos

ZOE equipado com a nova bateria Z.E. 40: a maior autonomia dos veículos elétricos comercializados em grande escala.

O dobro de autonomia, para ir mais longe
Apostando em seu papel de líder em vendas e pioneira em mobilidade 100% elétrica na Europa, a Renault acelera a inovação e desenvolvimento de sua estratégia Z.E. — Zero Emissão(1).

Graças à nova bateria Z.E. 40, o ZOE oferece uma autonomia recorde de 400 km NEDC, ou seja, o dobro em relação à autonomia na época do lançamento. Em condições reais, esta nova autonomia permite percorrer 300 km em trajetos urbanos e periurbanos, por exemplo(2).

(1) Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2  nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a  condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC, com exceção de peças de desgaste.

(2) Autonomias para o ZOE equipado do motor padrão R75/90, versão 75 cv ou 90 cv.
Obs.: o motor « R75/90 » era anteriormente chamado  de « R240 »; a denominação do motor exibe agora o valor da potência e não da autonomia.
O motor R90 está disponível em todas as versões do ZOE, exceto a versão de entrada de gama na França, que é equipada com o motor R75.

O ZOE oferece agora a maior autonomia dos veículos 100% elétricos comercializados em grande escala. Além disso, ele já está disponível.

Veículo elétrico mais vendido na Europa, o ZOE já é uma alternativa real à motorização térmica, principalmente para o uso diário.

Com a nova bateria, a Renault derruba a última barreira psicológica para a mobilidade elétrica definitiva, permitindo fazer trajetos mais longos e, portanto, usos a cada dia mais diversificados. O condutor não tem mais que se preocupar com a recarga e, agora, é possível viajar com o ZOE durante o fim de semana.

Autonomia do ZOE com uma carga completa(3):

HOMOLOGAÇÃO CICLO NEDC E CONDIÇÕES REAIS DE UTILIZAÇÃO EM TRAJETO URBANO E PERIURBANO, CLIMA TEMPERADO

Bateria Z.E. 40 (41 kWh)
A nova bateria equipa todas as versões do ZOE, exceto a versão de entrada de gama dos países da Europa, com exceção da França.
400 km 300 km
Bateria de 22 kWh 
A bateria padrão só equipa a versão de entrada de gama dos países da Europa, com exceção de França.
240 km 170 km

Os quilômetros de autonomia são rapidamente recuperados durante a recarga. O ritmo de recarga da bateria Z.E. 40 é similar ao da bateria padrão. Por exemplo, 30 minutos são em média suficientes para obter uma autonomia adicional de 80 quilômetros na maioria dos pontos de recarga acessíveis ao público disponíveis na Europa(4). E, para obter o máximo da potência dos terminais de recarga rápida, principalmente nos corredores viários, o ZOE oferece a funcionalidade Quick Charge(5).

Inovação: o dobro de capacidade com o mesmo tamanho
A nova bateria Z.E. 40 do ZOE oferece uma energia útil de 41 kWh. Esta capacidade de armazenagem é quase o dobro em comparação a uma bateria padrão de 22 kWh úteis.

Desenvolvida em parceria com a LG Chem, esta bateria conta com a tecnologia de íons de lítio de alta densidade energética.

Os engenheiros da Renault e da LG conseguiram aumentar a capacidade de armazenagem da bateria de íons de lítio, mantendo o mesmo tamanho e um ligeiro aumento de peso. Na verdade, a otimização não é resultado da inclusão de módulos adicionais – como é feito normalmente –, mas de uma melhoria da química das células da bateria para aumentar sua densidade energética. Esta grande evolução foi obtida sem prejuízo para a confiabilidade e segurança na utilização.

Além disso, a grande capacidade energética da bateria é diretamente convertida em autonomia para o ZOE, graças ao cuidado dispensado na integração da bateria no veículo. A gestão eletrônica da bateria otimiza o consumo elétrico do ZOE durante a rodagem, mantendo a potência. Para garantir um funcionamento mais econômico mesmo quando está bem mais quente ou mais frio do lado de fora, o novo sistema de circulação do ar mantém a bateria do ZOE em um nível temperado.

(3) ZOE equipado com motor R75/90 e rodas de 15 ou 16 polegadas PZE.

(4) A velocidade de recarga varia ligeiramente em função da temperatura externa, nível de carga inicial da bateria e potência efetiva fornecida pelo terminal.

(5) ZOE equipado com motor padrão « Q90 »,  de 90 cv.
Obs.: o motor « Q90 » era anteriormente chamado « Q210 »; a denominação do motor exibe agora o valor da potência e não da autonomia.
O motor Q90 está disponível em todas as versões do ZOE, exceto a versão de entrada de gama nos países da Europa, com exceção da França.

ZOE: concepção e produção 100% Renault
A Renault concebeu e produz tanto o ZOE como a maioria de seus sistemas mecânicos. A marca conta com uma expertise em tecnologia de propulsão elétrica, adquirirda na condição de pioneira e líder em veículos elétricos na Europa, além de sua condição de parceira tecnológica e esportiva no campeonato de Fórmula E. O grupo concentra este know-how principalmente na França, local de concepção e produção dos veículos e sistemas mecânicos de alto valor agregado para o grupo.

Assim como a bateria 22 kWh, a nova bateria Z.E. 40 é montada na fábrica da Renault de Flins (região francesa de Yvelines).

Nesta fábrica também é produzido o Renault ZOE, ao lado do Renault Clio. O ZOE tem projeto e concepção assinados pelos designers e engenheiros do Technocentre da Renault (o centro de tecnologia da marca, localizado na cidade Guyancourt, região de Yvelines).

O motor elétrico R75/90 é produzido na fábrica da Renault em Cléon (Alta Normandia), o polo do grupo para a produção de motores e caixas de câmbio. Lançado no segundo trimestre de 2015  sob a denominação «  R240  », ele foi totalmente desenvolvido pela Renault, dando origem ao registro de 95 patentes.

O cárter que faz a integração da bateria no carro, bem como os trens dianteiro e traseiro do ZOE, fazem parte dos sistemas mecânicos 100% Renault. Eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe), e foram concebidos pela engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault.

Novos serviços conectados e novos atributos: o dia-a-dia fica ainda mais fácil com o ZOE.

Z.E. Trip e Z.E Pass: dois serviços para simplificar a recarga em terminais públicos na Europa
Existem aproximadamente 80.000 terminais de recarga acessíveis ao público na Europa. Para que os usuários do ZOE possam utilizá-los de forma simples, a Renault lançou dois serviços gratuitos: o Z.E. Trip ajuda a localizar os pontos de recarga e o Z.E. Pass dá acesso a um máximo de terminais.

Z.E. Trip localiza todos os terminais por meio do sistema de navegação R-LINK
A funcionalidade Z.E. Trip facilita os trajetos de longa distância do ZOE. Graças a ela, o condutor localiza em um mapa todos os pontos de recarga acessíveis ao público nos principais países da Europa(6). O Z.E. Trip pode ser acessado por meio dos controles no volante, graças ao sistema de navegação Renault R-LINK. Assim, é possível selecionar um ponto de recarga para ir até ele diretamente. A funcionalidade Z.E. Trip indica a disponibilidade em tempo real de cada terminal para orientar o condutor até os pontos de recarga livres, informando também o tipo de terminal e a compatibilidade com o veículo. Com o Z.E. Trip, o condutor pode selecionar os terminais conforme a potência, para usufruir de um tempo de recarga adaptado às suas necessidades. O usuário também pode acessar o aplicativo Z.E. Trip pela internet, para preparar o itinerário antecipadamente.

O Z.E. Trip está disponível para todos os clientes europeus do ZOE, a partir de setembro de 2016.

Z.E. Pass: sistema único de acesso e pagamento para um máximo de terminais diferentes
O aplicativo Z.E. Pass facilita a recarga do ZOE seja qual for o operador do terminal, na maioria dos pontos de recarga públicos na Europa. O condutor do ZOE identifica os terminais acessíveis e compara o preço da recarga dos postos nas proximidades, diretamente pelo smartphone ou tablet. O usuário tem acesso a um máximo de terminais sem ter que fazer várias assinaturas específicas para cada rede, podendo pagar a recarga por meio do aplicativo para smartphone ou da etiqueta com tecnologia RFID.

Desenvolvido em parceria com a Bosch, o Z.E. Pass está disponível na Alemanha a partir de setembro de 2016, e será disponibilizado nos meses seguintes na França, Reino Unido, Bélgica, Áustria, Suíça, Holanda, Noruega e Suécia.
(6) França, Alemanha, Benelux, Dinamarca, Áustria e Suíça até o fim de 2016.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *