Audi aumenta envolvimento na Fórmula E.
A Audi irá intensificar seu comprometimento futuro na primeira categoria de carros elétricos do planeta. A se iniciar já na temporada 2016/2017, que será aberta em Hong Kong no dia 9 de outubro, o envolvimento da Audi na equipe ABT Schaeffler Audi Sport irá aumentar de forma significativa. Além disso, a marca das quatro argolas planeja incorporar a Fórmula E em seu programa de fábrica para o campeonato 2017/2018.
“A mobilidade elétrica é um dos pontos-chave da nossa indústria”, diz Dr. Stefan Knirsch, membro do Conselho de Administração e Desenvolvimento Técnico da AUDI AG. “Pretendemos evoluir como uma das fabricantes de carros premium líderes neste campo. O primeiro modelo planejado para isso é um SUV que deveremos apresentar em 2018. Na luz destes planos, adaptar nosso programa de esporte a motor e assumir o compromisso em uma categoria totalmente elétrica é simplesmente uma movimentação lógica”.
Chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich: “A Audi tem usado constantemente o esporte para testar e desenvolver novas tecnologias para o subsequente uso em produção. Com a tecnologia <i>quattro</i> nós revolucionamos o rali e em seguida estabelecemos novos padrões no automobilismo. Nas 24 Horas de Le Mans, a Audi foi a primeira fabricante a conquistar vitórias usando um motor TFSI, TDI e com um carro híbrido, escrevendo a história do esporte a motor em várias ocasiões. Agora queremos repetir isso com carros totalmente elétricos. A Fórmula E, com suas corridas no coração das grandes cidades, é o palco ideal para este propósito e a equipe ABT Schaeffler Audi Sport é um parceiro lógico para nós”.
A Audi Sport tem dado seu nome à equipe desde a temporada inaugural, de 2014/2015 e no brasileiro Lucas di Grassi colocando um de seus pilotos oficiais à disposição no curso da cooperação. Além disso, a equipe já tinha à disposição a estrutura da Audi Sport em Neuburg, na Alemanha. Começando na temporada 2016/2017, a Audi irá intensificar sua parceria existente com a ABT Schaeffler Audi Sport com maior suporte financeiro e técnico. Para a temporada 2017/2018, no caminho em direção ao comprometimento total de fábrica, a Audi Sport irá se juntar ao desenvolvimento passo a passo em cooperação próxima com a parceira tecnológica Schaeffler.
O comprometimento da Audi na Fórmula E será visível aos fãs. Com efeito imediato, as quatro argolas estarão proeminentemente estampadas nas laterais e nas asas do ABT Schaeffler FE02, o carro da equipe para a próxima temporada. O bólido já estará com a nova roupagem a partir de segunda-feira (5), quando começa a bateria final de testes da pré-temporada, que vai até a quarta-feira (7) no circuito de Donington Park, na Inglaterra, onde os últimos ajustes serão feitos antes do início do campeonato em Hong Kong.
O calendário 2016/2017 da Fórmula E terá 12 corridas em dez metrópoles internacionais. A etapa de Berlim, na Alemanha, acontece em 10 de junho de 2017. As duas provas finais acontecem em Nova York nos dias 29 e 30 de julho.
Os pilotos da ABT Schaeffler Audi Sport são o alemão Daniel Abt e o brasileiro Lucas di Grassi. Ambos iniciam sua terceira campanha como companheiros de equipe. Di Grassi foi terceiro na classificação de pilotos no campeonato inaugural e vice-campeão na última temporada, tendo conquistado três vitórias e sete pódios.
Calendário da Fórmula E 2016/2017:
9.out(2016): Hong Kong (China)
12.nov(2016): Marrakesh (Marrocos)
18.fev(2017): Buenos Aires (Argentina)
1.abr(2017): Cidade do México (México)
13.mai(2017): Mônaco (Monte Carlo)
20.mai(2017): Paris (França)
10.jun(2017): Berlim (Alemanha)
1.jul(2017): Bruxelas (Bélgica)
15.jul(2017): Montreal (Canadá)
16.jul(2017): Montreal (Canadá)
29.jul(2017): Nova York (Estados Unidos)
30.jul(2017): Nova York (Estados Unidos)