Fórmula Truck define a pole em Londrina neste sábado.
A definição da quinta pole position da temporada da Fórmula Truck acontece neste sábado à tarde nos 3.145 metros do traçado do Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Norte do Paraná. A briga por largar na posição de honra começa no primeiro treino livre, marcado para às 8 horas. O segundo, que tem início programado para às 9h30 e também terá 45 minutos de duração, define a ordem de entrada na pista na definição do grid da corrida deste domingo às 13 horas.
Com a inversão dos posicionamentos do final do terceiro treinamento livre, os pilotos entram um a um com direito a uma volta rápida cronometrada. O último no treino entra em primeiro e o mais veloz será o último. Aí, os oito mais velozes retornam para a pista, a partir das 15h30, para o Top Qualifying, que definirá a pole position. Todos também terão direito a uma volta rápida sozinhos na pista. O pole ganha um ponto de bonificação.
Até agora nas quatro corridas Felipe Giaffone marcou duas poles (Santa Cruz do Sul e Curitiba), David Muffato foi o mais veloz em Campo Grande e Paulo Salustiano terminou na frente em Goiânia. A liderança do Campeonato Brasileiro é de Diogo Pachenki, que tem 161 pontos e é seguido de perto por Felipe Giaffone (152) e por Paulo Salustiano, o terceiro colocado e ganhador da corrida de Goiânia, com 113. David Muffato tem 109, Alex Fabiano 96 e Débora Rodrigues 93 pontos.
Sistema de pontos
As corridas são divididas em duas fases, cada uma distribuindo 25 pontos ao ganhador, o que totaliza 50. Além disso, três pontos de bonificação também estão em jogo. Um pela pole position, que é definida no sábado à tarde, e mais um para quem fizer a volta mais rápida em cada fase.
Os outros pontos são divididos em cada uma das duas fases da seguinte forma: o segundo colocado fica com 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Para pontuar o piloto tem de completar pelo menos 75% das voltas do vencedor.