Avaliação da Semana – Andamos no novo Citroën Aircross agregando o novo design arrojado com melhor custo benefício.
Caros amigos da Veloxtv, esta semana apresentamos a avaliação do Novo Citroën Aircross, e como vemos fazendo desde Dezembro passado apresentaremos a matéria em 3 formatos, o primeiro que vem logo a seguir é a parte detalhada de nossa avaliação, com informações técnicas, visual, design, consumo e a parte mais importante a apreciação do público alvo.
Apresentado oficialmente no final de 2015, a nova geração do Citroën Aircross chegou às ruas trazendo principalmente as melhorias que o cliente da marca havia pedido. Ainda que a plataforma do carro não tenha sofrido uma mudança estrutural, o modelo ganhou um visual completamente inédito dentro dos produtos da Citroën no Brasil. Além disso, várias evoluções tecnológicas e mecânicas foram feitas para aprimorar o produto final.
Evolução no visual
Realmente a Citroën fez um ótimo trabalho no visual do novo Aircross. Ele traz um design bem mais ousado. A frente é completamente nova. Assim, os novos faróis são compactos e diferenciados. Outras novidades são as luzes de posição diurnas (DRL) em LEDs, que compõem uma nova assinatura luminosa. Esse é um equipamento de segurança, que se acende sempre que o motor é ligado. Serve para indicar aproximação do carro para pedestres e outros veículos.
Na traseira, o Aircross recebeu novos para-choques, com destaque para a luz de neblina e de ré, além de câmera de ré integrada. O estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e ganhou um novo acabamento. O conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra.
Interior renovado
As novidades continuam por dentro do novo Aircross. Um novo painel, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen), somam-se aos novos bancos e elementos decorativos. Destaque para uma peça que corta todo o painel. As saídas de ar agora tem um visual quadrado, com os cantos arredondados.
Exclusivo para-brisa panorâmico
Tanto o motorista, quanto o passageiro da frente, contam com uma visibilidade periférica ampliada, graças ao para-brisa panorâmico em três partes. Esse desenho cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, sendo o melhor do segmento. Também oferece ótima visibilidade superior, chegando a um ângulo de abertura de até 26°. Isso é um exclusividade do Aircross no segmento de aventureiros urbanos.
Mais eficiência
A versão topo de linha do novo Citroën Aircross, está equipada com o já conhecido motor 120 VTi Flex Start. Trata-se de um motor 1.6 litro – 16 válvulas. Nesse, são 122 cv de potência máximo a 5.800 RPM, e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm (valores com etanol). Uma das virtudes deste motor é o generoso torque, onde 80% dele já está disponível a partir de 1.500 RPM.
Com a configuração NEO do motor, mudanças mecânicas foram feitas no 120 VTi Flex Start. Agora, ele utiliza óleo de baixa viscosidade e novos retentores, para diminuir tanto o consumo quanto emissões. Também conta com a tecnologia Flex Start que elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) situado no compartimento do motor.
Câmbio
O novo Citroën Aircross vem sempre equipado com a transmissão automática sequencial de quatro marchas. Essa caixa automática oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de Paddles Shifts. Este modo “manual” ou “sequencial” permite ao motorista a escolha da passagem das marchas. Buscando também maior economia de combustível, a caixa automática sequencial teve um alongamento de 5% em todas as leis de passagem.
Desempenho
Com esse conjunto de motor e câmbio, o Aircross é suficiente para atender as demandas urbanas. Pelo INMETRO a média de consumo na cidade é de 5,9 km/l (etanol) e 8,4 km/l (gasolina). Na estrada sobe para 7,4 e 10,7 km/l, respectivamente, período em que estivemos com o veículo a apuração por parte da Veloxtv foi a que apresentamos a seguir; apenas informamos que o combustível utilizado foi o “Etanol”.
- Consumo Urbano: 7,7 Km/L
- Consumo Estrada: 9,8 Km/L
Evoluções mecânicas
O Aircross também recebeu um sistema de direção com assistência 100% elétrica, que permite grande conforto na condução do dia a dia. De última geração e com grande capacidade de processamento, a nova caixa de direção traz a função Parking, que amplia a diminuição de esforço em manobras de estacionamento.
O conjunto de suspensões também evoluiu com uma nova barra estabilizadora traseira e novas leis de amortecimento. A configuração dianteira mantém a configuração McPherson, porém com novas leis de amortecimento em todo o conjunto. Como resultado, o novo Citroën AIRCROSS ficou ainda mais confortável, beneficiando também o prazer ao dirigir.
O novo AIRCROSS utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela Pirelli (Scorpion ATR) de medida 205/60 R16. Eles trazem um coeficiente de atrito menor. Já as versões Start e Live, utilizam pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16.
Conclusão
Com a proposta de ser um aventureiro urbano, o Aircross cumpre bem o seu papel. Na cidade, o modelo não encontra dificuldades em buracos, lombadas e valetas. Isso permite ao Aircross, garantir grande tranquilidade ao motorista na hora de enfrentar os buracos, sem muita preocupação.
Conversamos e andamos com dois clientes da marca, ambos ficaram surpresos com a melhora consistente de um ano para o outro, e destacaram que no novo veículo a forma de dirigir, seu conforto, sua tecnologia melhoraram bastante e que pretendem em um futuro próximo trocar suas versões anteriores pelo novo veículo.
Os preços sugeridos pela montadora nas versões disponíveis no mercado são compatíveis com a expectativa de seu público cativo, com certeza esse novo Aircross será dirigido por muitas mulheres nas vias do Brasil.
O Aircross 1.5 é um carro agradável de dirigir, principalmente na cidade, onde o motor flex de 89/93 cv entrega desempenho suficiente e agradável nas cidades. Vale dizer que a assistência elétrica deixou a direção bem leve e facilitou as manobras de estacionamento.
Bom pessoal, essa é a nossa avaliação do Citroën Aircross esperamos que tenham gostado de nossas informações, caso queiram também andar com o carro, vão até uma das concessionárias “Citroën” espalhadas pelo Brasil e realizem um teste drive, com certeza, muitos de vocês sairão de lá de carro zero.
Ficha técnica
Citroën Aircross 1.5 Live
Preço básico: R$ 49.990
Carro avaliado: R$ 56.780
Motor: 4 cilindros em linha 1.5, 8V
Cilindrada: 1449 cm3
Combustível: flex
Potência: 89 cv a 5.500 rpm (g) e 93 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 13,5 kgfm a 3.000 rpm (g) e 14,2 kgfm a 3.000 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,097 m (c), 1,767 m (l), 1,694 m (a)
Entre-eixos: 2,542 m
Pneus: 195/55 R16
Porta-malas: 403 litros (1.500 litros c/ banco rebatido)
Tanque: 55 litros
Peso: 1.229 kg
0-100 km/h: 11s9* (e)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo cidade: 10,3 km/l (g) e 7,4 km/l (e)
Consumo estrada: 11,6 km/l (g) e 8,2 km/l (e)
Nota do Inmetro: C
Emissão de CO2: 124 g/km
Classificação na categoria: A (Util. Esp. Compacto)