Fórmula E – Lucas di Grassi vence em Long Beach e renasce na disputa do título.
Lucas di Grassi venceu o ePrix de Long Beach, sexta etapa da Fórmula E, neste sábado (2). Para quem havia deixado a prova anterior, na Cidade do México, com gosto amargo por ter vencido na pista e depois ser desclassificado por um erro da equipe, foi como uma redenção. O brasileiro da ABT Schaeffler Audi Sport, que então havia assumido a liderança com seis pontos de vantagem, viu sua condição virar fumaça e uma desvantagem de 22 pontos.
Contudo, no belo balneário californiano situado às portas de Hollywood, a Fórmula E coroou seu protagonista com roteiro digno de filme. Até então com vantagem confortável na tabela, Sébastien Buemi não teve um bom final de semana, errou na classificação e errou mais ainda na corrida, e só levou dois pontos pela volta mais rápida. Di Grassi, por outro lado, ressurgiu para a disputa: largou em segundo e pressionou o então líder Sam Bird para, na 12ª das 41 voltas da corrida, realizar bela ultrapassagem para tomar a ponta – e não mais deixa-la até a bandeirada final.
“Foi uma corrida fantástica. Provamos que o que aconteceu no México foi apenas um erro, e estamos de volta na briga. O foco é gigantesco: acredito na equipe e vamos sempre tentar conquistar o máximo possível de pontos. Tudo caminhou na direção certa hoje e é muito bom estar de volta à liderança”, falou Di Grassi.
A vitória recolocou o piloto brasileiro na liderança do campeonato, ainda que por um ponto. Para Lucas, no entanto, o resultado traz mais do que o ponto de vantagem na tabela. “Uma bela resposta pelo que aconteceu no México. Nessas horas é muito fácil abaixar a cabeça, jogar a toalha, dizer que o campeonato acabou ou brigar com a equipe”, disse. “Mas isso mostra que quando se mantém a calma, coloca a cabeça no lugar, mantém o foco e o trabalho, os resultados aparecem. Agora estamos de novo na liderança do campeonato – o que é fantástico -, e vamos lutar até o final mesmo não tendo um carro tão bom quanto o de nossos concorrentes mais próximos”, afirmou Lucas.
De fato tem sido uma temporada espetacular por parte do brasileiro. Mesmo com um equipamento inferior ao da Renault e.Dams de Buemi, Lucas subiu ao pódio em todas as seis corridas da atual temporada, com três vitórias na pista. Estatisticamente, são cinco pódios e duas vitórias. Prova do trabalho de Di Grassi e a equipe. “Temos cometido menos erros e até agora tem sido um campeonato de sonho com pódios em todas as corridas. Isso mostra o nosso trabalho e o quanto estamos forçando o limite, buscando melhorar cada vez mais. Tenho toda confiança no time e agora, com um ponto na liderança, a gente parte para as etapas europeias com a mesma cabeça, a mesma vontade de vencer todas as corridas e, quando não for possível, somar pontos e brigar pelo campeonato”, destaca o piloto.
A Fórmula E inicia agora a segunda metade da temporada 2015-2016. No dia 23 de abril acontece o ePrix de Paris na capita francesa. Depois, a categoria dos carros elétricos passa por Berlim, Moscou e faz uma rodada dupla de encerramento na Inglaterra.
“Resultado fantástico. Vencer em Long Beach é especial por tratar-se de uma prova tão tradicional e importante. Estou muito feliz. Queria agradecer aos fãs que votaram em mim no FanBoost, à TAG Heuer, à Eurobike que é minha única patrocinadora brasileira e que está comigo há tanto tempo, por meio do Henry Visconde, que é um grande amigo. O campeonato está aberto. Estamos vivos, então vamos para cima”, concluiu.
Antes da etapa parisiense, no entanto, Lucas tem outro compromisso: a abertura da temporada do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, onde compete pela Audi Sport na classe LMP1. No próximo final de semana, o brasileiro disputa as 6 Horas de Silverstone.
Resultado do e-Prix de Long Beach (Top-10):
1-) LUCAS DI GRASSI (BRA), ABT Schaeffler Audi Sport – 41 voltas em 45min11s582 (média de 116,0 km/h)
2-) Stéphane Sarrazin (FRA), Venturi – a 0s787
3-) Daniel Abt (ALE), ABT Schaeffler Audi Sport – a 1s685
4-) Nick Heidfeld (ALE), Mahindra Racing – a 2s343
5-) Bruno Senna (BRA), Mahindra Racing – a 4s968
6-) Sam Bird (GBR), DS Virgin – a 5s229
7-) Jerôme D’Ambrosrio (BEL), Dragon Racing – a 6s735
😎 Loïc Duval (FRA), Dragon Racing – a 8s057
9-) Simona de Silvestro (SUI), Andretti – a 10s505
10-) Mike Conway (GBR), Venturi – a 10s900
CLASSIFICAÇÃO DA FÓRMULA E APÓS CINCO ETAPAS (Top-5):
1-) LUCAS DI GRASSI, 101 pontos
2-) Sébatien Buemi – 100
3-) Sam Bird – 71
4-) Jerôme D’Ambrosio – 64
5-) Stéphane Sarrazin – 48
Vote em Lucas di Grassi no FANBOOST da Fórmula E:FanBoost Formula E
Curta Lucas di Grassi no Facebook: Lucas di Grassi Official
Siga Lucas di Grassi no Twitter: @lucasdigrassi
E também no Instagram: @lucasdigrassi
Conheça a categoria em: www.fiaformulae.com