Audi SQ7 TDI: 435 cv de potência e o primeiro turbo elétrico do mundo.
O título de SUV diesel mais potente do mundo pertence agora à Audi. Revelado nesta semana no Salão de Genebra, o apimentado SQ7 TDI sai de fábrica equipado com um motor 4.0 V8 capaz de desenvolver nada menos que 435 cavalos e 91,1 kgfm de torque máximo (já a partir dos mil giros). A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,8 segundos, com máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Tanta a força é alcançada graças ao inovador turbocompressor elétrico, oferecido pela primeira vez em um carro de produção da marca. Batizado de EPC, o sistema foi desenvolvido para eliminar o delay do turbo tradicional e permite que o V8 seja capaz despejar sua força constantemente em todas as rotações. O conjunto é composto ainda por um câmbio automático de oito marchas e pelo já conhecido sistema de tração integral Quattro. O consumo divulgado é de bons 13,5 km/l.
O visual carrega os traços característicos dos modelos da sigla S, o que inclui rodas específicas (20 polegadas como padrão e 22? como opcionais), spoilers, para-choques e detalhes da grade exclusivos. A cabine também traz elementos alusivos à versão e pode acomodar até sete ocupantes. Na Alemanha, o preço inicial ficará na casa dos 89.900 euros (cerca de R$ 372 mil).