FIA WEC – LMP1 tem novas regras á partir de 2016.
A ACO anunciou alterações aos regulamentos técnicos para a categoria LMP1 para a temporada de 2016. Estas alterações têm como objetivo reduzir os custos de desenvolvimento e a velocidade, além de melhorar a segurança passiva para os pilotos.
Na prática, isto significa que os carros vão ter que melhorar a sua eficiência energética, ou correm o risco de perder potência. Portanto, os LMP1 híbridos das equipes de fábrica vão ter a energia consumida por volta reduzida para 10 MJ, menos 7,5% que o ano passado, o mesmo ainda que o fluxo de combustível. Nas 24 Horas de Le Mans, para reduzir as acelerações à saída da curva, o sistema híbrido vai estar limitado a 300 kW (408 cv).
Haverá também menos hipóteses de mexer na aerodinâmica do carro, já que os construtores terão que homologar um máximo de três configurações diferentes para toda a temporada. Finalmente, no campo da segurança, o habitáculo vai ter que utilizar mais proteção para a cabeça do piloto, e os arcos das rodas vão ter aberturas de ventilação maiores.