Fiat quer emplacar 50 mil Toro por ano.
Conforme previsto, a expectativa da FCA para a picape Toro é realmente altíssima: fontes ligadas à marca afirmam que a Fiat espera vender ao menos 50 mil unidades da picape por ano – um desempenho que a levaria diretamente para a terceira posição do ranking de vendas de comerciais leves, atrás apenas de Strada e Saveiro. Mais do que isso, o número sugere venda mensal acima das 4 mil unidades, o que com o mercado atual pode fazer a novata até se embolar com as líderes de porte compacto.
Para tanto, a Toro vai chegar às lojas no fim de fevereiro em três versões: Freedom (flex e diesel) e Volcano (diesel), com meta de que os modelos a diesel respondam por 65% das vendas. Haverá ainda uma edição especial “Openning Edition” para a picape flex, mas que talvez seja apenas para comemorar o lançamento. Os preços, conforme já adiantamos, devem partir de R$ 70.990 para a versão de entrada e chegar até R$ 115.000 na top.
Toda Toro terá, de série, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, controle de estabilidade e direção com assistência elétrica, além dos mandatórios ABS e airbags frontais. Airbags adicionais serão opcionais, assim como a capota marítima e o extensor de caçamba. A versão Freedom 1.8 Flex terá sempre câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, com capacidade de carga de 650 kg. Já a Freedom 2.0 diesel terá opções de tração 4×2 e 4×4, sempre com câmbio manual de seis marchas (herdado do Bravo T-Jet). Quem desejar a união de motor a diesel com câmbio automático terá de levar a top Volcano, a única com câmbio automático de nove marchas (sendo a primeira Low Range como no Renegade), além da tração 4×4. Para as diesel, a capacidade de carga sobe para 1 tonelada.
Em teremos de medidas, a Toro tem 4,91 metros de comprimento por 1,84 m de largura, com entre-eixos de 2,99 m. A caçamba é de 820 litros, passando a 1.225 litros com o extensor (opcional). Na versão Volcano, o peso em ordem de marcha é de 1.672 kg e dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 10,0 segundos e máxima de 188 km/h – praticamente o mesmo desempenho obtido pelo Renegade a diesel em nossos testes.
No caso das versões flex, o motor 1.8 E-TorQ recebeu coletor de admissão variável (conforme havíamos antecipado) e injeção remapeada para chegar a 139 cv e 19,3 kgfm de torque a 3.750 rpm – 7 cv e 0,3 kgfm a mais que o Renegade, com o torque máximo entregue na mesma rotação. Esperamos agora nossa primeira volta com a Toro, bem como a divulgação dos preços oficiais. O lançamento acontece nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro.