FeirasHondaImportadosNotíciasVeículos

Honda promove o lançamento mundial do Clarity Fuel Cell no 44º Tokyo Motor Show 2015.

A Honda Motor Co. promoveu hoje o lançamento mundial do Clarity Fuel Cell, modelo de produção de seu novo veículo movido a célula de combustível (FCV), na 44ª edição do Tokyo Motor Show 2015, no Japão. A novidade estará exposta no salão de 30 de outubro a 8 de novembro.

O novo Clarity Fuel Cell une a praticidade de um carro movido a gasolina e características exclusivas de um FCV de alto nível. Essa combinação agrega alto valor ao sedan e potencial para ser uma referência no segmento de FCVs, agora e no futuro.

 

Utilizando tecnologias originais Honda, a célula de combustível deste modelo foi reduzida em 33% em comparação à versão anterior e a performance incrementada em aproximadamente 60%, gerando mais de 100 kW. O powertrain é tão compacto quanto um motor V6, sendo possível acomodá-lo sob o capô do veículo – é o primeiro sedan do mundo a contar com esse layout. O novo sistema viabilizou a adoção de um pacote completo de equipamentos de conveniência no interior do Clarity Fuel Cell, que acomoda confortavelmente cinco adultos, além de contribuir para o desenvolvimento de outros modelos da marca movidos a célula de combustível.

 

Com a melhoria da performance aliada ao reduzido consumo de energia, o tanque de armazenamento de hidrogênio de alta pressão (70 Mpa) proporciona uma autonomia de mais de 700 km (medição interna Honda, para referência), o melhor índice registrado entre FCVs. O tanque pode ser recarregado em cerca de três minutos, com uma praticidade equivalente à de um veículo movido a gasolina. Além disso, o excelente desempenho do motor, que desenvolve a potência máxima de 130 kW, oferece uma condução ágil e divertida.

 

O novo Clarity Fuel Cell ainda vem equipado com um exclusivo dispositivo de alimentação de energia externa, o Power Exporter 9000, que faz o veículo funcionar como uma “usina de energia sobre rodas”, gerando e fornecendo energia elétrica para a comunidade, em caso de desastres naturais ou outras situações.

 

A Honda vai iniciar as vendas do sedan no Japão em março de 2016, a princípio, para órgãos governamentais e clientes empresariais, que já são parceiros da marca para a popularização dos FCVs. Durante o primeiro ano, a Honda vai reunir informações sobre as condições de utilização do modelo no mercado, incluindo o dispositivo de alimentação de energia externa, para obter diversas opiniões de clientes e outras organizações relevantes, e depois começar a vendas a clientes individuais.

 

Neste primeiro momento, a empresa vai produzir um pequeno volume na fábrica de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) e, depois, eventualmente expandir o volume de produção para iniciar as vendas regulares e pela modalidade de leasing – como uma locação. O Clarity Fuel Cell será comercializado por 7,66 milhões de ienes (incluindo impostos), o que corresponde a cerca de US$ 63 mil. O Power Exporter 9000, que tem capacidade para gerar energia para uma residência de porte médio durante cerca de sete dias, será vendido simultaneamente. Na sequência, a Honda planeja disponibilizar o modelo nos Estados Unidos e Europa.

Print
Print

Tecnologia Honda FCV

 

A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980.

 

Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.

 

Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.

 

Especificações técnicas Clarity Fuel Cell

 

Número de ocupantes 5
Autonomia (referência) Mais de 700 km (medição interna da Honda)
Reabastecimento Aproximadamente 3 minutos
FC – energia máxima gerada Mais de 100 kW
Potência máxima do motor 130 kW
Pressão do hidrogênio 70 MPa
Bateria Íon-lítio
Dimensões do veículo (comprimento x   largura x altura) 4,895 mm x 1,875 mm x 1,475 mm

 

 

 

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda AircraftCompany, subsidiária da Honda Motor Co,anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul,sendo o Brasil o representante regional.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *