BMW emancipa cupê e faz nova Série 4 com visual mais esportivo e personalidade marcante.
A BMW sempre fez versões cupê da Série 3 – que inclusive foi criada como um sedã de duas portas. No entanto, em 2013 a fabricante alemã resolveu iniciar uma nova linha para diferenciar mais a variação de sua origem de quatro portas. A nova Série 4 foi mostrada em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, oito meses depois da apresentação do primeiro conceito, ainda no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Ele traz pequenas mudanças visuais em relação ao Série 3, mas conserva o perfil esportivo, adicionado ao charme das duas portas.
Em comparação ao sedã, o Série 4 é somente 1 cm mais comprido, mas substanciais 6 cm mais baixo – redução na altura que dá caráter ao novo carro. O teto rebaixado confere ainda mais esportividade ao conjunto, mais agressivo que no Série 3. As linhas gerais são idênticas, mas o cupê tem parachoques com entradas de ar maiores e vincos mais pronunciados. Já a grade, faróis e capô são os mesmos do quatro portas. Atrás, as diferenças são mais marcantes. O vidro traseiro é mais inclinado e as lanternas são achatadas, num arranjo ainda elegante. O perfil é mais esbelto, impressão reforçada pelas portas sem moldura superior.
A versão topo, 435i, vem com o já conhecido motor a gasolina 3.0 litros turbinado de seis cilindros em linha. Ele produz os mesmos 306 cv e 40,7 kgfm de torque vistos em toda a gama que utiliza esse propulsor. Acoplado a ele, um câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. Bastam 5,1 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e segue até a máxima de 250 km/h – limitados eletronicamente. Há ainda as configurações 420i, de 184 cv, 428i, com o 2.0 turbo de 245 cv, e outras três opções diesel, com potências entre 184 cv e 313 cv – a maior potência extraída de um 3.0 litros de seis cilindros.
Por dentro, o usual da BMW. A variante mais potente movida a gasolina oferece uma lista extensa de equipamentos de série. Itens como ar-condicionado de duas zonas, sensores crepuscular e de chuva, além do iDrive, que controla diversas configurações do carro, fazem parte do pacote básico. A BMW não cobra barato pelo 435i Sport. Na Europa, ele custa 51.650 euros, cerca de R$ 166 mil. O valor é em média 2 mil euros – quase R$ 6.500 – mais caro que um 335i equivalente – que no Brasil custa R$ 290 mil. O cupê deve ser apresentado no Brasil no segundo semestre de 2014, ainda sem preço definido.