O ano de 2014 promete, vamos apresentar algumas novidades que estão pintando no cenário nacional.
O ano de 2014 deve manter o ritmo frenético de novidades do setor automotivo visto desde 2010 no Brasil. Se o ano que termina foi marcado por constantes alterações nas datas de reajuste do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que voltará a ter sua alíquota elevada de fato em 2014, e por importantes anúncios de fabricação nacional feitos por BMW, Mercedes, Audi e Land Rover, e despedidas de clássicos como o Uno Mille e a Kombi, o ano que começa promete aquecer a briga de carros de pequeno, mas que têm maior grau de segurança (freios com ABS e airbag duplo agora são obrigatórios em 100% dos carros) e tecnologia agregada.
Há ainda o fato de a Copa do Mundo atrair o olhar do mundo inteiro para o país no final do primeiro semestre — possíveis descontos e promoções, séries especiais comemorativas relacionadas à competição esportiva devem surgir — e do Salão do Automóvel de São Paulo (de 30 de outubro a 9 de novembro) agitar indústria, mercado e público no encerramento deste próximo ano.
Vamos ás apresentações das possíveis estrelas do ano de 2014:
1º) Mercedes-Benz – CLA
Lançamento: 21 de Janeiro
Preço: Entre R$100mil e R$120mil
Fabricação: inicialmente importado da Hungria, será brasileiro em 2016.
Motor: 1.6 turbo (156 cv e 25,5 kgfm de torque), também usado no hatch Classe A e no monovolume Classe B.
Mercado: criado sobre a plataforma compacta (porte médio para o mercado brasileiro) da marca alemã, amplia a aposta de oferecer conforto e tecnologia em segmento até então inexplorado pelo trio de ferro alemão (composto, além de Mercedes, por Audi e BMW). No Brasil, servirá como real termômetro para a aceitação da nova fase da montadora — algo que Classe A e Classe B não conseguiram pelo baixo volume de vendas: a procura pelo sedã definirá os detalhes do carro feito nacionalmente (em Iracemápolis/SP) a partir de 2016.
2º) Volkswagen Up
Substitui: Gol G4.
Lançamento: dia 5 de fevereiro.
Preço: entre R$ 26 mil e R$ 32 mil (estimado).
Fabricação: Taubaté (SP).
Motores: EA211 três-cilindros 1.0 flex (82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol); EA211 quatro-cilindros 1.4 flex (ainda a ser lançado).
Mercado: foi criado para ser o real substituto do Fusca (o clássico dos anos 1950, não o cupê esportivo atual) tanto em tamanho quanto em apelo. No Brasil, deverá se tornar o carro-chefe da marca (ou seja, terá desde versões “pé-de-boi” à configurações mais estilizadas), elevando Gol e Fox de status.
3º) Toyota Corolla
Substitui: Corolla atual.
Lançamento: março.
Preço: entre R$ 65 mil e R$ 85 mil (estimado), mesmo patamar do atual.
Fabricação: Indaiatuba (SP).
Motores: até que a nova fábrica de componentes de Porto Feliz (SP) esteja pronta, serão os mesmos do carro atual, 1.8 Dual VVT-i 16V flex (144 cv e 18,6 kgfm com etanol); 2.0 Dual VVT-i 16V flex (153 cv e 20,7 kgfm com etanol). Estreia câmbio CVT (continuamente variável) simulando sete marchas.
Mercado: trazendo mesmo visual e nível do modelo europeu, novo Corolla vai apostar em acabamento, equipamentos e (um pouco de) arrojo para desbancar o rival Civic (que também muda em 2014) e recuperar a liderança dos sedãs médios.
Caros amigos na matéria acima apresentamos apenas 3 (três) modelos que chegarão ao mercado nacional logo no início de 2014; que promete ser agitado mesmo.
Para finalizar o ano de 2013 publicaremos amanhã á tarde mais 3 modelos que estarão em nossas concessionárias.
Aproveitem.