Avaliação da semana – Uno Sporting 1.4 câmbio robotizado rouba a cena.
Bem amigos da Veloxtv, nesta semana falaremos do mais novo modelo da Fiat o “Uno Sporting 1.4” que nesta versão acrescentou requinte no interior do veículo. Esperamos que gostem de nossa análise e informações.
A receita de sucesso da Fiat para este veículo é o banho de loja que a versão levou, com a inclusão de novos recursos e itens tecnológicos. Mas o que roubou a cena foi o câmbio robotizado Dualogic Plus sem alavanca, e apenas com botões.
Estilo moderno
A Fiat promoveu uma ampla mudança no visual do carro. O desenho externo está mais moderno com um interior bastante aprimorado. Dessa forma, a estética do Novo Uno passou por aperfeiçoamentos consideráveis. O conceito “round square” (quadrado redondo) evoluiu, recebendo novas linhas. Na frente, destaque para faróis e parachoques. Na traseira, mais mudanças com destaque para os fractais nas lanternas. Ainda que os fractais estejam presentes nos faróis, eles são menos perceptíveis.
Para quem quer um algo mais, o visual externo ainda pode ser complementado com kits de personalização, que inclui desde faróis com máscara negra, retrovisores na cor cinza, até grade e anéis dianteiros na cor preta. Além disso, o spoiler traseiro e as faixas adesivas no capô e na tampa traseira dão ainda mais esportividade e personalidade ao Novo Uno 2015.
A versão Sporting, versão que andamos pelas ruas e estradas, é certamente a mais arrojada do Novo Uno. Ela traz uma série de diferenciais, que remetem ao tema esportivo. Além de para choques diferenciados, saias laterais, pintura cinza fosca em detalhes do carro, chama ainda mais a atenção o escapamento de saída dupla no centro da traseira do carro.
Interior
O interior também passou por ampla remodelação. O novo painel conta com mais elementos e traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel. As entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no console central.
O novo volante multifuncional foi criado para a linha 2015 em três acabamentos distintos. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic. Também pode ser regulável em altura, na versão Sporting.. Os comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) estão mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista.
Outra mudança foi a inclusão de novos bancos, com espuma mais densa. O banco dianteiro do motorista vem equipado com regulagem de altura e apoia braço na versão Sporting. O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central (opcional). O banco traseiro recebeu mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).
Na nova geração, o novo Uno oferece até 18 porta-objetos. Até mesmo a tampa traseira interna do porta-malas permite guardar jornais e revistas. Na versão Sporting, destaque para o console de teto e porta-óculos.
Sistema Dualogic Plus – Câmbio Robotizado
O equipamento é similar ao que equipa o badalado Alfa Romeo 4C, por exemplo. Mas o destaque é o funcionamento do sistema, de longe o melhor entre os robotizados de uma embreagem comercializados no país
Fato que a grande sensação no Novo Uno é justamente o câmbio robotizado Dualogic Plus. Agora, o novo câmbio é controlado por botões no console central e por “borboletas” (padle shifts) atrás do volante para mudar as marchas manualmente. Não existe mais a alavanca do câmbio. Uma sofisticação inédita nos carros nacionais, encontrada somente no mundo dos automóveis mais luxuosos. A própria Ferrari, traz um sistema de acionamento parecido, em alguns modelos.
Lançado em 2008 no Fiat Stilo, o sistema passou a se chamar Dualogic Plus quando ganhou novas funções, em 2012, com o Fiat Bravo. Agora, o novo sistema de câmbio Dualogic Plus pode equipar apenas as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Novo Uno.
No console central, os cinco botões permitem o acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manuais das marchas, inclusive quando o câmbio está na posição automática.
Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, ele já reposiciona automaticamente a marcha para neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
E esse Dualogic Plus está na sua melhor forma, desde que a solução foi lançada pela Fiat no Brasil. Da mesma forma que um computador recebe um aplicativo ou software mais novo, e consegue operar de forma mais eficiente, o Dualogic Plus da Fiat passou pelo mesmo processo. Todos os aprendizados que a Fiat teve ao longo do tempo com câmbio robotizado, está agora aplicado no câmbio Dualogic Plus. Isso deixou o sistema muito mais inteligente e efetivo para o motorista. Dessa forma, o câmbio consegue fazer trocas mais suaves e escolher a marcha correta para cada tipo de situação. Fato que isso melhorou consideravelmente a experiência de condução do veículo
Multimídia
O Novo Uno 2015 também recebeu outras melhorias. O modelo passa a contar com quadro de instrumentos, com display de LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro, rádio integrado ao painel com display maior e chave de seta com função “Lane Change”
Esse display nas versões mais básicas traz indicações como, a troca de marchas (Shift) para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4) incorpora funções como: Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas e o número de horas de funcionamento do motor. Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth.
Outra novidade é o rádio duplo DIN, integrado ao painel. Ele traz display maior e melhor conectividade. Ele conta com entrada USB/AUX no console central. O sistema de áudio do Novo Uno também apresenta uma melhora acústica devido à adoção de novos alto falantes instalados na estrutura metálica das portas dianteiras, que receberam modificações para evitar interferência sonora e melhorar a reprodução de graves, adequando o som mais ao gosto do consumidor brasileiro.
Como o Novo Uno traz uma nova rede digital interna (para a interligação dos diversos componentes no carro), o carro incorporou tecnologias já presentes em modelos mais avançados da Fiat. Assim, o carro passa a contar com o Lane Change, o Emergency Stop Signaling (ESS), retrovisores externos elétricos com Tilt-Down, Sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos também para as portas traseiras com one-touch, anti-esmagamento e inibidor do comando traseiro.
Veículo em movimento (Cidade e Estrada)
O Uno Sporting no modo automático não exibe os conhecidos soluços durante as trocas de marcha e, quando se deseja mais rapidez, basta o motorista assumir as trocas por meio das borboletas. É muito cômodo.
O esportivo cumpriu a prova, de 0 a 100 km/h em 14s3. A explicação está na demora que a caixa robotizada apresenta durante as trocas de marcha, mesmo no modo manual. Já nas retomadas, em compensação, o Sporting se saiu melhor, registrando 17s7 para ir de 60 km/h a 120 km/h em Drive.
O “Sporting” dele fica por conta das rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho diferenciado, os para-choques exclusivos com direito a saída de escapamento dupla e centralizada, além de acabamento interno escuro, itens que as outras opções não recebem nem como opcional.
Por causa do trecho plano e reto em que o carro pôde ser testado, o sistema de suspensão não foi colocado à prova como seria em alguns circuitos urbanos comuns. Mas, ficou a impressão de que os passageiros viajam confortavelmente, com um conjunto que privilegia a maciez para absorver as imperfeições do asfalto. Mesmo quando equipado com ajuste de altura (vendido como opcional), os bancos dianteiros não podem ser ajustados para ficar próximos do assoalho, o que melhoraria a posição de dirigir.
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 14s3
Retomada 60-120 km/h em Drive: 17s7
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 25,8
Consumo cidade (km/l): 8,7
Consumo estrada (km/l): 12,5
Ficha Técnica
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex;
Cilindrada 1.368 cm3;
Potência (E)88 cv a 5.750 rpm;
Torque (E) 12,5 mkgf a 3.500 rpm;
Câmbio robotizado, 5 marchas;
Tração dianteira;
Comprimento 3,81 m;
Largura 1,67 m;
Altura 1,48 m;
Entre-eixos2,37 m;
Suspensão dianteira McPherson;
Suspensão traseira eixo de torção;
Porta-malas 290 litros;
Peso 1.023 kg