Montoya dispara contra a Indy.
Juan Pablo Montoya criticou o sistema de pontuação dobrada para a final da temporada da Indy depois de sua liderança desde o começo do ano ter sido revertida por Scott Dixon em Sonoma.
O piloto da Penske foi para Sonoma como claro favorito para o título, mas recebeu um golpe quando ele e seu companheiro Will Power colidiram-se logo após uma relargada, derrubando os dois para o fim do pelotão.
No meio tempo, Dixon trabalhou para chegar à frente do pelotão, significando que Montoya teria que chegar, pelo menos, ao quinto lugar para conseguir assegurar o campeonato. Ele terminou em sexto, ficando com o vice-campeonato, mas insistiu que variáveis desnecessárias, incluindo o formato de pontos dobrados e um novo composto de pneus, foram culpados maiores do que o seu toque com Power.
“Nós tínhamos um bom carro. Tivemos uma boa largada e fizemos tudo que precisávamos fazer no início”, disse Montoya. “Will disparou na curva, eu entrei por dentro e ele cortou para dentro, eu estava lá, nos tocamos e foi isso. Nós saímos de trás e fizemos nosso melhor, só não o suficiente”.
“Foi duro lá; os pneus estavam acabando e foi um dia daqueles”.
“É um saco, mas quando você coloca a última corrida valendo pontos dobrados num circuito misto e muda os pneus, faz tudo o que precisava fazer para este fim de semana e coloca tantas variáveis, não importa o que você fez durante o ano todo”.
“Dixon teve uma temporada de m**da durante todo o ano e teve uma boa corrida, e terminamos penalizados”.
Montoya espera que a IndyCar reconsidere o sistema de pontuação dobrada no futuro, porém ele admite que ele tenha poucas esperanças de que isto será mudado.
“Veremos se eles (IndyCar) mudarão isto, mas eles gostam desta excitação para a última corrida”, disse. “Isto é justo? Não, mas vamos para a última corrida do ano sabendo que é uma corrida valendo o dobro de pontos”.
“É justo para um campeonato normal? Não, não é justo, mas esta é a regra que eles querem ter e se você não gosta das regras, não corre”.