Brasileiro de Turismo – Em busca de ascensão na tabela, Robe vai a Cascavel em busca da primeira vitória.
Piloto gaúcho da Motortech Competições fixa meta de ser um dos três melhores em sua primeira temporada completa no Brasileiro de Turismo.
O Campeonato Brasileiro de Turismo terá neste domingo (30) a décima e antepenúltima etapa de seu calendário. A corrida no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), desafiará os 20 pilotos da categoria de acesso à Stock Car com as maiores médias de velocidade do ano, uma característica do traçado de 3.058 metros, que inclui sete curvas. Em 2014, a pole position de Raphael Abbate alcançou 166,1 km/h de média.
Para vários dos pilotos, os testes de pré-temporada que reuniram parte das equipes na pista cascavelense servirão como base para o trabalho do fim de semana. É o caso de Gabriel Robe, gaúcho de 19 anos que participa de sua primeira temporada completa no Brasileiro de Turismo pela equipe Motortech Competições. Sexto colocado na tabela de pontos, ele trabalhar visando subir “uma ou duas posições no campeonato por enquanto”.
“Meu primeiro contato com a equipe e com o carro aconteceu na pista de Cascavel e consegui um ritmo forte, uma adaptação boa, andei sempre entre os cinco mais rápidos”, lembra Robe, citando os testes. Ele espera conquistar na corrida cascavelense seu quinto pódio no Brasileiro de Turismo. “Vou lutar com todas as minhas forças para conseguir a primeira vitória, pode ter certeza disso. A meta é terminar o ano entre os três primeiros”, estipula.
A décima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo terá os carros na pista em Cascavel já na sexta-feira (28), a partir das 10h45, no primeiro treino livre, com duração de 45 minutos. No sábado (29) haverá mais um treino livre, no esmo horário, e a tomada de tempos classificatória, marcada para as 15h15. A corrida de domingo, com 35 minutos e mais uma volta, terá largada às 11h25 – o SporTV vai exibi-la em VT na semana seguinte.
Depois de Cascavel, o Brasileiro de Turismo terá etapas nas pistas de Tarumã (RS), no dia 8 de novembro, e Interlagos (SP), no dia 13 de dezembro. A Motortech Competições tem participação na categoria de acesso à Stock Car viabilizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul através do programa PróEsporte. Tecnovidro, Casavitra, Viemar, Roal, Agrale, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são empresas parceiras da iniciativa.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação após 9 das 12 etapas)
1º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 139
2º) Dennis Dirani (SP/Shell Racing), 116
3º) Edson Coelho Júnior (MG/J. Star Racing), 95
4º) Pedro Boesel (PR/RSports), 85
5º) Marco Cozzi (SP/W2 Racing), 82
6º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 76
7º) Felipe Guimarães (DF/W2 Racing), 74
8º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), 69
9º) Danilo Dirani (SP/Bravar Motorsport), 67
9º) Felipe Donato (RS/Nascar Motorsport), 67
11º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), 61
12º) Renato Braga (GO/RKL Competições), 47
13º) Renato Jader David (SP/Hitech Racing), 45
14º) Guto Matiazzi (PR/Nascar Motorsport), 40
15º) Mauri Zacarelli (SP/RSports), 38
16º) Lukas Moraes (SP/RR Racing), 31
16º) Tito Morestoni (SC/Motortech), 31
18º) Flávio Matheus (RJ/C2 Team), 24
19º) Marco Túlio Souza (GO/Hitech Racing), 17
20º) Gustavo Lima (DF/C2 Team), 11
21º) Wilson da Costa Júnior (PR/Nascar Motorsport), 4
22º) Victor Amorim (SP/RSports 2), 2