Lucas di Grassi detona recorde da Fórmula E nos testes em Donington Park.
Brasileiro, primeiro vencedor da história da categoria, destruiu a marca anterior e baixou da casa de 1min30s durante os preparativos para a temporada que se inicia em outubro.
A Fórmula E realiza na Inglaterra seus preparativos para o início da segunda temporada de sua história com testes coletivos no circuito de Donington Park, que é a sede da categoria dos carros elétricos. No quarto dia ensaios para todas as equipes, o melhor tempo foi de Lucas di Grassi, da ABT Schaeffler Audi Sport, com direito a quebra do recorde da pista, com 1min29s920.
O brasileiro é o primeiro a completar uma volta em Donington a bordo de um carro da Fórmula E com um tempo abaixo de 1min30s. A marca é mais de um segundo mais rápida do que o recorde estabelecido nos testes coletivos do ano passado com Sébastien Buemi (1min31s050). Resultado também das novidades introduzidas na categoria: a construção dos sistemas de motor elétrico, transmissão e câmbio – que compõem o chamado trem de força (ou powertrain) é das próprias equipes participantes, que passam a ser construtoras.
“Todos estão testando várias novidades e é notório que a Fórmula E estará mais rápida nesta temporada”, destacou di Grassi, o primeiro vencedor da história da categoria dos carros elétricos. “A equipe fez um excelente trabalho e já estabeleceu uma boa base para trabalharmos, e isso é visível”, lembrou o piloto da ABT Schaeffler Audi Sport, que na parte da manhã já havia liderado a tabela de tempos com 1min30s312.
“Mais importante do que manter o foco no tempo de volta é trabalhar na confiabilidade do carro. Claro que a performance é importante, mas sabemos que o desempenho nesta pista não se traduz necessariamente no que veremos nas outras pistas do campeonato. Acho que este tempo de volta é promissor e é bom saber que o nosso pacote está rodando bem com os 200 kw de potência”, explicou di Grassi. Os carros foram à pista na configuração de classificação, quando toda potência é disponibilizada nos carros. Em condição de corrida, esta carga é baixada para 150 kilowatts.
“Ainda temos algumas questões a trabalhar para melhorarmos, como a programação dos vários softwares que compõem os sistemas de todo o conjunto. De qualquer forma, é um início muito positivo. Ainda temos mais um dia de treinos antes do começo da temporada em outubro, então começamos em uma boa direção. Mas vamos continuar trabalhando forte”, afirmou Lucas.
A temporada número dois da Fórmula E começa no dia 17 de outubro em Pequim, na China – palco da vitória de Lucas no início da temporada passada.
Os cinco melhores tempos do quarto dia de testes.
Donington Park, terça-feira, 18 de agosto:
1-) LUCAS DI GRASSI (ABT Schaeffler Audi Sport) – 1min29s920
2-) Sebástien Buemi (Renault e.Dams) – 1min30s382
3-) Bruno Senna (Mahindra Racing) – 1min30s670
4-) Nicolas Prost (Renault e.Dams) – 1min30s677
5-) Nick Heidfeld (Mahindra Racing) – 1min30s871