Rali: Prova dura encerra temporada dos carros e caminhões no Sertões Series
Dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmim vence nos carros com 1min35 de vantagem
O que não faltou foi poeira, adrenalina e comemoração em família no encerramento do Sertões Series – Etapa Amigos, em Avaré (SP), neste sábado (14). Na prova de 138 km de percurso inédito (125 km de especial) pelas trilhas da região, a família Varela teve muito o que comemorar. O pai Reinaldo Varela conquistou o primeiro lugar na geral dos carros – ao lado do navegador Gustavo Gugelmin -, com o tempo de 1h54min12s, e ainda viu os filhos Gabriel (quadriciclo) e Rodrigo (UTV) conquistarem a vitória em suas categorias. Na festa em família, os irmãos Mauricio e Gustavo Bortolanza terminaram em segundo nos carros, a 1min35s dos campeões da etapa. A Etapa Amigos valeu como final do Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões.
“Pela primeira vez, aconteceu dos três Varelas ganharem nas suas categorias no mesmo evento. É uma satisfação muito grande pelo trabalho que fizemos ao longo desses anos. Aqui é uma prova que tem que andar forte sempre, os concorrentes estão sempre no seu calcanhar e acelerar o tempo inteiro”, analisou Reinaldo Varela, vencedor na Protótipos.
Pela Pró Brasil, dos seis carros que largaram na categoria, dois completaram o percurso. A dupla Luiz Facco/Humberto Ribeiro finalizou a prova m 2h04min38 segundos, uma folga de 12min34s para os concorrentes Rodrigo Terpins/Lourival Roldan.
Oito carros largaram na Super Production e quatro completaram. Gunter Hinkelmann e Adriana Parra fecharam o trecho cronometrado em 2h00min38s, com 1min17s para a dupla Glauber Fontoura/Minae Miyauti.
Rodrigo Meinberg e João Luis Stal foram 8min17s mais rápidos que Luiz Claudio Parente e Glauco Alencastro, com o tempo total de 2h02min39s, na Production T2. A categoria teve 11 carros no grid e oito completaram a prova.
Na categoria caminhões, dois largaram na especial, um na categoria Leves e outro na Pesados. Pela categoria Pesados, o trio Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert não completou a prova, depois de perder o controle num trecho sinuoso e ter um eixo quebrado. Na Leves, Fabio Veras Freire/Fabio Grochowski/Henrique Esmerio completou o trajeto em 1h45min42s.
“Hoje a especial estava difícil, bem travada, estreita e exigiu atenção redobrada porque haviam também vários carros quebrados pelo trecho. Mas soubemos fazer a prova com tranquilidade e foco”, analisou Freire, piloto do caminhão #402
Na temporada 2013, foram disputadas seis etapas do Sertões Series, em cinco categorias (carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs).
Campeões do Sertões Series 2013
Pilotos
Carros – Protótipos T1: Klever Kolberg
Carros – Pró Brasil: Luiz Facco
carros – Production T2: Ulysses Marynzeck Filho
Carros – Super Production: Glauber Fontoura
Caminhões Leves: Flavio Veras Freire
Caminhões Pesados: Guido Salvini
Navegadores
Carros – Protótipos T1: Flavio França
Carros – Pró Brasil: Luiz Felipe Eckel
carros – Production T2: João Victor Ribeiro
Carros – Super Production: Minae Miyauti
Caminhões Leves: Fabio Grochoswki/Henrique Esmerio
Caminhões Pesados: Flavio Bisi/Fernando Chwaigert
Resultado geral dos carros – Etapa Amigos
1 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN , 01:54:12
2 MAURICIO BORTOLANZA/GUSTAVO BORTOLANZA, +00:01:35
3 ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA, +00:02:28
4 JOAO ANTONIO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI, +00:02:44
5 GUNTER HINKELMANN/ADRIANA PARRA, +00:06:25
6 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI, +00:07:43
7 RODRIGO MEINBERG/JOAO LUIS STAL, +00:08:26
8 LUIZ FACCO/HUMBERTO RIBEIRO – PIAUI, +00:10:25
9 LUIZ CLAUDIO PARENTE/GLAUCO ALENCASTRO, +00:16:44
10 ALBANO DOS SANTOS PARENTE JR/JOAO GILBERTO FERREIRA, +00:16:48
abs
wld