Átila Abreu retorna a Curitiba animado com o novo sistema de freios da Stock Car.
A Stock Car encerra a primeira metade da temporada 2015 neste domingo com a rodada dupla de Curitiba, etapa que marca a introdução de novos componentes nos freios de todos os carros do grid. Para o vice-campeão, Átila Abreu, a novidade é um trunfo que promete catapultar o carro #51 de volta ao pelotão de elite.
“Em teoria, nos favorece e permite resolver um problema de bloqueio de rodas que o carro apresentou em algumas etapas. O novo sistema refrigera melhor e acomoda pastilhas maiores, então a durabilidade deve ser maior. Mas só saberemos depois de experimentar o carro no treino extra de quinta-feira. Se a teoria funcionar, é nossa esperança de acabar com o maior problema que tivemos no ano”, comentou o piloto da equipe Mobil Super Racing.
Para os times testarem o novo sistema, a organização determinou uma sessão extra de 20 minutos com pneus que não precisam ser reaproveitados durante o fim de semana. “Acho que vai ter bastante gente passando reto”, brincou o sorocabano. “Mas é o jeito de aprender o limite com as novas pinças de freio.”
Chefe da equipe Mobil Super Racing, Thiago Meneghel observa que apesar de o intervalo ser curto para mudanças no ajuste do Chevrolet #51, o time deve aproveitar os dados coletados durante os 20 minutos também para entender o comportamento do carro na pista, visando o melhor setup para o fim de semana.
O engenheiro lembra que a Stock Car já passou por Curitiba em maio e que, nas últimas temporadas, o resultado sempre foi melhor na segunda passagem pela capital paranaense que na primeira. “Em 2012 e 2013 ganhamos e no ano passado terminamos em segundo a prova de pontuação dobrada.”
Para o piloto, é natural a evolução de todos os carros do grid quando a categoria repete um autódromo. “Mas, no nosso caso, por não ter tido tanta eficiência até o momento, a margem para evolução é bem maior”, ressaltou.
Salvo pelo treino extra de quinta-feira, a jornada da sexta etapa do calendário tem a programação tradicional das rodadas duplas: um treino livre na sexta e outro no sábado antecedendo a classificação (às 12h), no domingo, a corrida longa tem largada às 13h10 e a curta às 14h25.
Os canais Sportv exibem a classificação e as corridas ao vivo.
Confira a programação completa em Curitiba:
Quinta-feira, 30 de julho
15h35 – 15h45 – Shakedown (Grupo 1) Stock Car
15h50 – 16h00 – Shakedown (Grupo 2) Stock Car
16h15 – 16h35 – Treino para teste de freio (Grupo 1) Stock Car
16h40 – 17h00 – Treino para teste de freio (Grupo 2) Stock Car
Sexta-feira, 31 de julho
14h55 – 15h35 – 1o treino (Grupo 1) Stock Car
15h40 – 16h20 – 1o treino (Grupo 2) Stock Car
Sábado, 1o de agosto
08h00 – 09h00 – 2o treino (Grupo 1) Stock Car
09h05 – 10h05 – 2o treino (Grupo 2) Stock Car
12h00 – 13h00 – Classificação Stock Car
Domingo, 2 de agosto
13h10 – Largada (Corrida 1) Stock Car
14h25 – Largada (Corrida 2) Stock Car