Leandro Totti preparado para a Truck em Santa Cruz.
Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, Leandro Totti, o atual campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, está empolgado em disputar a sexta etapa da temporada, marcada para dia 9 de agosto no Autódromo de Santa Cruz do Sul, na cidade do interior do Rio Grande do Sul. Ele tem 172 pontos contra 197 de seu companheiro de equipe, o líder Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), e 187 do segundo colocado Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), mas entende que essa diferença é algo perfeitamente superável devido ao regulamento deste ano, que coloca em disputa 53 pontos por etapa: 25 para o vencedor de cada fase, mais um pela pole e um pela melhor volta na primeira e na segunda partes das corridas.
“Estou sempre tentando ficar entre os primeiros, pois o novo regulamento tem muitos pontos em jogo. Acredito que para brigar pelo título até o final do ano, quando na última prova ninguém usará o restritor, é preciso estar entre 20 e 25 pontos atrás do líder. No Velopark não marquei nada e caí para quarto lugar. Em compensação em Goiânia dei azar no começo e sorte no final“, disse Totti numa referência ao fato de ter terminado na em primeiro na fase inicial e mesmo com sérios problemas de câmbio, em terceiro na última etapa da corrida, o que o levou ao terceiro posto no campeonato.
A desafiadora pista de Santa Cruz do Sul, uma das mais novas do Brasil (inaugurada em 2005), traz boas lembranças para Totti. Ano passado, quando conquistou pela segunda vez a dobradinha dos títulos Brasileiro e Sul Americano (2012 e 2014) ele teve dificuldades, mas ainda assim foi bem, como lembra:
“Tive problemas e larguei em último lugar. Fiz uma corrida de recuperação e quando estava em quarto eu e o Salustiano nos tocamos e tive de abandonar. Gosto da pista de Santa Cruz, que tem um traçado interessante“, disse o atual campeão.
O uso do restritor de potência, para Totti, foi outro fator bastante positivo inserido na Fórmula Truck. Ele fala com conhecimento de causa, pois no ano passado conquistou cinco vitórias seguidas e abriu diferença praticamente impossível de ser tirada. Agora, ele não vê a possibilidade de o líder repetir seu feito justamente devido ao uso do restritor, que tira cerca de 70 cavalos do primeiro colocado na classificação geral, 50 HP do segundo e 30 do terceiro, neste caso, ele próprio.
“O restritor movimentou muito a Fórmula Truck, pois mesmo com um caminhão bom, o redutor equilibra as disputas. Sem o restritor acho que o Giaffone já teria aberto mais vantagem ainda. No geral foi interessante, pois ninguém dispara e temos sempre garantia de emoção na pista. É isso o que o público quer ver“, finaliza Totti.
Venda de ingressos está aberta
Os ingressos para acompanhar a sexta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 9 de agosto no Autódromo de Santa Cruz do Sul, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 7 de agosto. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 7 e 8 de agosto (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 9 de agosto), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 7 de agosto, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (9/8), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região de Goiânia – os locais serão divulgados em alguns dias – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)