Kawasaki conquista dupla vitória e dobradinha na quinta etapa do Mundial de Superbike com a ZX-10R
Jonathan Rea venceu as duas provas em Imola, na Itália. Seu companheiro de equipe Tom Sykes completou o triunfo do time verde com dois segundos lugares
O Campeonato Mundial de Superbike chegou a sua quinta etapa, em Imola, na Itália, e reuniu um grande público de 60 mil pessoas, que puderam acompanhar as disputas eletrizantes de perto.
O domínio foi da Kawasaki, mais uma vez, a bordo da ZX-10R. Jonathan Rea mostrou toda sua superioridade ao vencer, com tranquilidade, as duas provas do final de semana, sem dar chance aos adversários. Seu companheiro de equipe, Tom Sykes, completou o fim de semana com dois segundos lugares, garantindo a dobradinha no pódio para o time verde.
Jonathan Rea faz uma excelente temporada no mundial, e desponta como o super favorito ao título. O britânico venceu oito das dez corridas disputadas até o momento e segue na liderança da categoria principal, com mais de 85 pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela. Tom Sykes aparece na terceira colocação.
A Kawasaki lidera o ranking de pontos na classificação por equipes, com 240 pontos, uma vantagem considerável de mais de 70 pontos para a segunda colocada.
Corrida 1
Reduzida de 19 para 9 voltas por conta da forte queda de um competidor, a primeira prova do final de semana teve bandeira vermelha e relargada. Até o momento da interrupção Tom Sykes liderava a disputa, mas logo após a relargada, Jonathan Rea assumiu seu lugar preferido, a liderança, e o que se viu a partir daí foi um verdadeiro show de talento do britânico, que trouxe Sykes em sua cola até a bandeira quadriculada, vencendo por 0,482 de segundo e protagonizando, com o companheiro de equipe, o domínio total da Kawasaki na disputa.
Corrida 2
A segunda prova do final de semana teve liderança de Rea quase que do início ao fim. O piloto Kawasaki largou muito bem e despontou logo na volta inicial. A partir de então o favorito ao título de 2015 não deu mais espaço aos adversários e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com uma vantagem de 4.4 segundos sobre Sykes que, mais uma vez, foi o segundo colocado, agora com 20 segundos de vantagem sobre o terceiro
“O final de semana foi, novamente, incrível! Só tenho a agradecer à minha equipe e todos que trabalharam duro para que eu conseguisse chegar até aqui. Estou sem palavras e quero curtir muito esse ótimo momento. Tive dúvidas sobre conseguir a vitória na primeira prova, mas deu tudo certo. Vamos continuar nos empenhando para seguir trilhando o caminho da vitória”, comemorou Jonathan Rea.
“Fizemos algumas mudanças para esta etapa, com o objetivo de alcançar melhorias e ficamos satisfeitos com os resultados. Jonathan Rea fez uma excelente etapa, e acelerou forte durante todo o fim de semana e cheguei bem próximo dele, abrindo uma boa vantagem para os demais competidores. Sinto que estamos indo na direção certa e que, apesar de ainda termos algumas melhorias a fazer, vamos chegar onde queremos”, analisou Tom Sykes.
No campeonato Rea tem uma atuação quase invicta, com 240 pontos conquistados, Haslam é o segundo com 153 e Sykes está agora em terceiro com 128.
A próxima rodada acontece em Donington Park, no Reino Unido, no dia 24 de maio.
Classificação Geral do campeonato após 5 etapas
1. J. Rea, 240 pontos – KAWASAKI
2. L. Haslam, 153p.
3. T. Sykes, 128p. – KAWASAKI
4. C. Davies, 123p.
5. J. Torres, 99p.
Classificação Geral Equipes após 5 etapas
1. Kawasaki, 240 pontos – KAWASAKI
2. Aprilia, 169p.
3. Ducati, 164p.
4. Honda, 101 p.
5. Suzuki, 61p.