EventosEventos corporativosLançamento de novas tecnologias e fábricasNotícias

Coragem e gestão para empreender na crise.

Coragem. Essa é possivelmente a principal característica dos empreendedores brasileiros. Isso ficou evidente na pesquisa da GEM (Monitor do Empreendedorismo Global, na sigla em inglês), segundo a qual 34,5% dos brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuíam uma empresa ou estavam envolvidos na criação de um negócio em 2014, um ano de crise, baixo crescimento e pessimismo generalizado.

 

Essa qualidade é louvável, mas precisa ser acompanhada de outras características, especialmente em momentos como o que vivemos atualmente. Dessa forma, a capacidade de gestão do tempo é fundamental. Na crise, cada minuto desperdiçado ou mal gerido representa prejuízo. Nesse contexto, algumas perguntas ganham importância estratégica: como administrar melhor o tempo disponível na gestão de pequenas e médias empresas? Como potencializar esse recurso e usá-lo a favor do negócio?

 

Tecnologia e ajuda externa são duas respostas que podem oferecer ótimos resultados. Muitas tarefas realizadas em escritórios, por exemplo, poderiam ser simplificadas e digitalizadas. É por isso que não para de crescer a demanda por soluções como as oferecidas pela ContaAzul, que já atende mais de 400 mil empresas com aplicativos que facilitam a gestão de temas administrativos e geram economia de tempo. Esses benefícios também podem ser obtidos com a terceirização de serviços e atividades que não se relacionam diretamente com o propósito central da empresa, mas o mercado ainda não reconhece essas vantagens.

 

A gestão de benefícios como o vale transporte é um ótimo exemplo de como isso pode acontecer. Só na grande São Paulo há dezenas de operadoras que funcionam em parceria com as prefeituras dos municípios vizinhos e o metrô da capital. Para empresas de pequeno ou médio porte, gerir o relacionamento com tantas empresas é um trabalho muito complexo, que gera desperdício de tempo e dinheiro.

 

Atualmente, as empresas de gestão de benefícios facilitam essa atividade gerando economia de recursos também para pequenas e médias empresas. Contudo, os pequenos empreendedores ainda não estão familiarizados com essas soluções, como mostra uma pesquisa recente da Ticket Transporte.

 

O lado positivo desse cenário é que como os benefícios são claros, essa é uma realidade que deve mudar rapidamente. Investimentos como os exemplos citados fazem todo sentido em um ano de crise econômica. Afinal, se tempo é dinheiro, os corajosos empreendedores brasileiros podem contar com uma ajuda para trabalhar com foco ainda maior nos desafios das suas empresas.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *