Avaliação da Semana – HB 20s – O campeão de interesse do público jovem.
Caros amigos e internautas que acompanham nosso trabalho, essa semana apresentamos a avaliação do HB20s o carro campeão de interesse no público jovem.
Dentre os carros que podemos chamar de “normais” o HB20S é campeão de interesse de jovens nas ruas de São Paulo. Percebemos uma enxurrada de olhares e também perguntas, muitas vezes de pessoas totalmente desconhecidas nas ruas.
Informo que a pessoa está vendo o Top de linha e que custa salgadíssimos 52.795 reais, faixa de preço de muito sedã médio por aí, a reação nunca é de que esse valor é alto demais. Com certeza existe alguma coisa na cabeça dos brasileiros que os faz achar que um Hyundai é tão bom, mas tão bom, que pode até mesmo custar mais caro que seus concorrentes.
Nesta avaliação iremos falar das características específicas do modelo se equipado com câmbio automático, como desempenho e consumo. Comentando brevemente sobre o design externo do modelo, vemos que sem dúvida ele tem uma traseira bonita. E é claro que o restante de suas linhas também são atraentes, pois este é um dos motivos que 99% das pessoas comentam que o coreano é bem interessante e atraente.
Interior e Acabamento
O modelo que avaliamos é uma configuração Premium, que já vem de série com sensores de estacionamento traseiros, alarme volumétrico, volante revestido em couro, painel com duas tonalidades (cinza e preto), rodas de alumínio de 15 polegadas, frisos e maçanetas cromadas, entre outros diferenciais.
O modelo também recebeu uma central multimídia, que contempla TV Digital, sistema de navegação por GPS (que informa da proximidade de radares), sistema de som, sendo que tal central fica totalmente integrada aos demais sistemas do carro, podendo ser comandada pelos botões do volante multifuncional.
O acabamento interno também recebeu couro cinza com a parte centra perfurada, o que acabou conferindo um requinte ao interior do carro adicional, que, somado ao visual mais tecnológico da centra multimídia, dá ao HB20 um ambiente interno bastante agradável.
No que respeita ao acabamento, observamos que este carro compacto da Hyundai conta com acabamento de peças de excelente qualidade. Procuramos e não encontramos peças desalinhadas na carroceria. Ao contrário, a montagem das peças é perfeita, com vãos uniformes.
O interior também mostra acabamento de excelente montagem e o painel, apesar de não contar com materiais de toque macio, mostrou-se bastante resistente à ruídos, ostentando ótima qualidade de montagem.
Exterior
Se o Hyundai HB20s 1.6 Premium agrada quando parado – por suas linhas esportivas e insinuantes e o interior bem acabado -, quando se dá a partida e coloca o carro em movimento que ele fica ainda mais divertido.
Além disso, esta versão conta com maçanetas cromadas e retrovisores com os indicadores de direção incorporados, além da cobertura pintada na cor do carro.
Na lateral temos também rodas exclusivas desta versão premium, com diâmetro de 15 polegadas. Além disso, destaca-se o friso cromado na lateral, abaixo da área envidraçada, que foi incorporado na linha 2014 do sedã, conferindo maior requinte.
O visual do Hyundai HB20S Premium é caracterizado externamente pelos faróis com máscara cromada na dianteira, associado com faróis de neblina.
Consumo na cidade
O Hyundai HB20S não passa aquela impressão de fortinho. Parece que estamos em um carro 1.4 com algo em torno de 100, 105 cavalos de potência. E não parece que temos um bom torque de 16,5 kgfm com álcool.
Mas graças ao bom conjunto mecânico do HB20S, o comportamento dele na cidade ainda é adequado, não falta força em nenhuma ocasião. O problema acaba sendo o consumo, que esta muito acima dos seus concorrentes diretos; estamos falando de 6,9 km/l (etanol) e 8,8 km/l (gasolina), rodando sempre com o ar-condicionado ligado. Se trata de um consumo totalmente fora do padrão.
Consumo na estrada
O Hyundai HB20s mantém bons níveis de rotação a 100 e 120km/h. A 100 km/h, o HB20S manteve 2.600 rotações, e andando a 110 km/h essa rotação sobe para 2.900 giros. São níveis adequados para um carro desse peso e com esse motor. Mesmo que tivéssemos um câmbio automático de seis marchas, esses níveis de rotação não poderiam ser mantidos muito abaixo disso.
Fizemos algumas ultrapassagens e mesmo com câmbio automático as respostas foram boas, não sentimos falta de potência em momento algum. O ruído do motor fica bem isolado da cabine, e nenhum ruído aerodinâmico nas portas.
O consumo do Hyundai HB20S na estrada foi de 10,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina), sempre andando na velocidade de cruceiro de 120 km/h e com o ar-condicionado ligado.
Além disso, em estrada o motor também oferece potência de sobra para manter velocidades de cruzeiro e fazer ultrapassagens seguras. Isso é resultado do uso de um comando de válvulas variável que permite deixar o motor com bastante elasticidade para ser adequado tanto em uso urbano quanto rodoviário.
Outro aspecto que agrada bastante é a transmissão automática. É uma caixa de quatro marchas com funcionamento exemplar. As trocas de marchas são suaves e rápidas. Não há trancos e tampouco descontinuidades. Se o motorista não prestar a atenção ele nem percebe as marchas sendo trocadas em uso normal.
O software de gerenciamento da transmissão é bastante eficiente, procedendo a comutações nos momentos corretos. O sistema percebe que o motorista quer fazer uma ultrapassagem e reduz a marcha para tornar a manobra mais rápida e segura.
E, por outro lado, quando o sistema detecta o motorista em condição de cruzeiro ele aloca a marcha que deixará a rotação mais baixa possível, produzindo menor ruído e maior economia de combustível.
Dessa forma, concluímos, que, no que respeita à transmissão, apesar de ser desejável uma caixa de seis marchas, a transmissão automática de quatro marchas do Hyundai HB20s 1.6, além de apresentar uma funcionamento exemplar em cidade, é também adequada para uso rodoviário.
Capacidade e dimensão
Altura (mm) | 1470 |
Largura (mm) | 1680 |
Comprimento (mm) | 4230 |
Entre-eixos (mm) | 2500 |
Peso (kg) | 1057 |
Tanque (L) | 50.0 |
Porta-malas (L) | 450 |
Ocupantes | 5 |
Ficha Técnica
Motor 1.6: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.591 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e comando variável de válvulas na admissão. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Potência: 128 cv e 122 cv a 6 mil rpm com etanol e gasolina.
Torque: 16,5 kgfm e 16,0 kgfm a 4.500 rpm com etanol e gasolina.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 e 9,7 com etanol e gasolina (11,0 e 11,4 segundos com câmbio automático).
Diâmetro e curso:77,0 mm x 85,4 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Peso: 1.057 kg (1.084 kg com câmbio automático).
Transmissão: Manual de cinco velocidades à frente e uma a ré ou automática de quatro velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não possui controle de tração.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores. Não possui controle de estabilidade.
Pneus: 175/70 R14 (185/60 R15 na versão 1.6 Premium).
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS a partir da versão Comfort Style.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.
Capacidade do porta-malas: 450 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Piracicaba, São Paulo.