Renova Ecopeças leva a sua operação de reciclagem automotiva para a Automec.
A empresa apresenta um modelo pioneiro de reciclagem, com:
85% de um veículo podendo ser reaproveitado e comercializado como peças de reuso;
10% são materiais recicláveis que podem ser transformados em matéria prima;
e somente 5% do total é descartado de forma responsável.
A Renova Ecopeças, empresa do Grupo Porto Seguro, pioneira em reciclagem automotiva, participa da 12ª edição da Automec com o seu conceito ambiental de desmontagem de carros, com foco no reaproveitamento de peças e na destinação correta dos veículos em final de vida útil. A participação da Renova acontece em duas frentes: no estande, com a exposição do modelo de reciclagem da Renova e integração ao sistema SOMA – que reúne o maior banco de dados de peças que existe no mercado orçamentário de veículos; e na Oficina Modelo, ambiente onde haverá o funcionamento real de uma oficina, com a disponibilização de dois carros para apresentação do trabalho de desmontagem e reaproveitamento de peças.
“Haverá um carro colidido, do qual serão retiradas as peças usadas em bom estado; e um outro carro intacto, que receberá peças de reuso, com um técnico da Renova fazendo esta demonstração”, explica Bruno Garfinkel, Diretor da Renova Ecopeças.
A Renova Ecopeças impulsiona o segmento com um modelo sustentável e com controle rígido de rastreabilidade das peças. Com a lei do desmanche em vigor no Estado de São Paulo, desde junho de 2014, a atividade de desmonte de carros passou a ser regulamentada, tornando a compra de peças de reuso mais segura para o cliente.
Reaproveitamento de peças e reciclagem automotiva
O modelo de operação da Renova inicia-se a partir da descontaminação dos carros e a retirada dos gases, sobras de combustível, óleos, líquido de arrefecimento e outros fluídos. Esse material é enviado para reciclagem, coletado por empresas especializadas, e reaproveitado em diversos segmentos e aplicações. A próxima etapa ocorre a desmontagem do automóvel, com a retirada das peças móveis de lataria, do motor, itens de segurança e demais componentes como rodas e pneus, tapeçaria, vidros, e finalmente, o recorte do monobloco.
Todas as peças são submetidas a uma triagem para classificação quanto à qualidade e condição de reaproveitamento. As peças são qualificadas em três categorias: A, B e C:
A (em perfeito estado) e B (com pequenas avarias) recebem uma etiqueta que garante sua procedência, rastreabilidade e histórico, e então são comercializadas no balcão de vendas Renova, tele atendimento ou pelo e-commerce. Peças muito avariadas ou consideradas itens de segurança são classificadas na categoria C, essas peças são encaminhadas ao fabricante ou vendidas como sucata para serem processadas e transformadas em matéria prima. Todas as peças recebem um selo de qualidade e são vendidas com documento fiscal eletrônico (NFe), garantindo maior confiança do cliente. O preço de uma peça na Renova é de 50% a 80% menor do que uma nova, variando conforme o modelo e a condição da peça.
Palestras e apresentações Renova durante a Automec 2015
Fórum Reciclagem Automotiva
Na quinta-feira, 9 de abril, às 17h50, na Sala das Orquídeas, a Renova participa do Fórum Reciclagem Automotiva, promovido pelo Sincopeças, levando a sua experiência no segmento para o painel “Projetos sustentáveis vencedores, a reorganização do trade, peças usadas como oportunidade para o varejo e o impacto na reparação”, com a presença dos coordenadores da Renova Ecopeças, Eduardo Sá e Elidio Tomimori.
Evento Sindirepa Nacional
Na sexta-feira, 10 de abril, às 14h30, na Sala das Orquídeas, Eduardo Sá, Coordenador da Renova Ecopeças, fará uma palestra sobre a Lei de desmonte de veículos automotores, abordando o modelo de operação da Renova, estabelecido para atender às determinações da Lei, que acontece dentro do Evento Nacional do Sindirepa, que terá como tema “os impactos do meio ambiente nas empresas de reparação de veículos – riscos e oportunidades”.
SERVIÇO
AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 7 a 11 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana.
Horário: 11h às 20h (terça a sexta); 9h às 17h (sábado)