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Avaliamos o Jac T8 – A Maxivan surpreende o público no dia a dia.

Caros amigos, boa tarde, é com imenso prazer que apresentamos a todos a avaliação do Jac T8, que se encontra no segmento de “Maxvans”, . Seu alvo, claramente exposto durante seu lançamento por Sérgio Habib, presidente da marca no Brasil, são os sedãs utilizados para transporte executivo, seguro viagem. O preço do T8 é de R$ 94.990,00, a garantia é de três anos para pessoa física e de um ano (ou 100 mil km) para pessoa jurídica. O modelo tem versão única e esta disponível nas cores preto, prata e branco.

 

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Efetuamos um teste diferenciado por conta de nossa equipe, que avaliou a maxivan em situações cotidianas no cenário urbano, como no trânsito das cidades, nas rodovias e até mesmo nas idas ao seguro viagem, supermercado e ao shopping. O que podemos dizer é que a “Maxivan” surpreendeu em todas as nossas análises e conceitos; além de chamar bastante atenção do público por sua frente arrojada e linear.

 

Seu estilo pouco convencional chama atenção por onde passa. Durante os sete dias em que  o modelo esteve conosco, foram incontáveis os olhares curiosos, muitos com sorrisos no rosto, dedos apontados, e até perguntas sobre o mesmo – incluindo o “posso olhar por dentro?”; “Qual o preço dessa van?” e por fim se aceitaria mais uma fileira de bancos.

 

A dianteira se impõe com a ousada grade com filetes horizontais que se ligam aos faróis (equipados com projetores) que, por sua vez, dão origem a faixa em preto que forma o conjunto lateral das janelas, tornando o visual fluido e harmonioso.

A traseira carrega traços menos inspirados, mas ainda assim é diferente do que se vê por aí. As rodas de 17 polegadas completam o conjunto.

 

Acabamento

 

O T8 é, de longe, o modelo é mais bem acabado e equipado da JAC Motors. O painel, embora seja todo revestido em plástico, tem diversas texturas e estampas diferentes, como o aplique central que imita madeira. Um filete de luz azul surge por meio de uma fresta no painel, garantindo ar norte-americano ao T8.

 

Black piano também é visto, como no friso que aloca o botão do pisca alerta, se estendendo pelo puxador das portas dianteiras (que refletem o sol diretamente aos olhos do motorista). Cromados estão presentes nas bordas das saídas de ar, do câmbio e até em botões diversos. Nas portas, até uma pequena porção em couro claro é notada. O porém vai para o acabamento das partes inferiores, muito claros, e que se sujam com facilidade.

De série, o T8 conta com central multimídia, sistema de som de boa qualidade, ar-condicionado digital com saídas para quem vai atrás, teto solar elétrico, volante com regulagem de altura, bancos dianteiros com aquecimento e regulagens elétricas, ajuste do facho dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis de neblina, airbag duplo, freios ABS, entre outros. Tanto o ar-condicionado quanto o teto solar podem ser controlados pelo motorista ou pelos próprios ocupantes dos bancos de trás.

Espaço Interno

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Se tem algo que não se pode reclamar no T8, é do espaço. Com capacidade para sete pessoas (motorista + seis passageiros), o modelo tem como principal atrativo o esquema dos bancos traseiros. A segunda fileira é composta por duas poltronas individuais (com apoio de braços) corrediças que giram 180º horizontalmente, permitindo que seus ocupantes fiquem de frente para quem estiver na terceira fileira, que tem espaço para mais três. Essa configuração pode ser usada para uma eventual reunião ou coisa que o valha. Por lei, os dois bancos centrais só podem estar de costas para o tráfego com o carro estacionado, até porque os cintos de segurança são fixos nas colunas laterais e não acompanham o giro. Bancos em couro, como os na versão avaliada, são opcionais.

Independentemente da posição das poltronas, quem vai na terceira fileira tem espaço de sobra para as pernas, suportando facilmente viagens de longa distância. Mesmo com todos os bancos ocupados, o porta-malas oferece o generoso volume (até o teto) de 1.310 litros. Com a terceira fileira removida, o número sobe para 3.550 l e sem nenhum banco na parte traseira, como um furgão, o volume é de 4.800 l. No que se diz respeito ao acesso e ao conforto traseiro, mais pontos positivos. Há porta-copos e porta-objetos por todos os cantos. As portas corrediças estão presentes dos dois lados, algo incomum entre as vans maiores. Para quem vai na frente, os puxadores nas colunas são de grande ajuda, já que estamos falando de um carro alto. Para esconder o pen-drive e eventuais cabos, as conexões USB e auxiliar ficam dentro do compartimento central.

Ao olharmos para o T8, a primeira impressão é de que o carro não é nada conveniente no caos urbano. Mas não é bem assim. É claro que há diversas dificuldades, já que se trata de um veículo de 1,84 metro de largura, 1,97 metro de altura e 5,1 metros de comprimento. Nas idas ao supermercado e ao shopping, é necessário buscar vagas com melhor acesso e até um pouco mais isoladas – inevitavelmente alguns centímetros ficarão para fora da área demarcada. Apesar disso, a convivência se torna amigável, passando a sensação de que se está a bordo de um carro de passeio comum. Na hora de estacionar, a câmera e os sensores traseiros são de muita ajuda.

Dono do melhor conjunto presente atualmente na JAC Motors, o modelo tem direção leve e boa ergonomia.

O T8 é equipado com motor 2.0 turbo com intercooler de quatro cilindros abastecido apenas a gasolina, que rende até 175 cv de potência e 26,5 kgfm de torque entre 2.000 e 4.000 rpm. Em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades, de engates precisos, o desempenho surpreende, especialmente no momento em que a turbina se enche, proporcionando o pico do torque.

Em rodovias, a  cerca de 110 e 120 km/h, não é necessário fazer qualquer redução de marchas em ultrapassagens e nem mesmo em pequenas subidas. O T8 passa por estes “obstáculos” tranquilamente em sexta marcha com a ajuda do turbo, que pode se ouvir claramente de dentro da cabine.

Alguns poderão reclamar do isolamento acústico, mas é agradável o som da turbina trabalhando e dando o famoso “espirro”. O consumo é um dos principais pontos fracos do grandalhão, o qual chegou a 5,8 km/l na cidade.

Na estrada, é possível manter cerca de 6,5 km/l. O grande tanque de 80 litros, porém, permite boa autonomia. Os freios, a disco nas quatro rodas, requerem certa adaptação – nos primeiros instantes com o carro, os mesmos passam insegurança. A suspensão é um dos pontos que permite que nos sintamos em um hatch: prioriza o conforto, mas não deixa de ser rígida, ficando longe do incômodo balanço sentido em vans maiores como a Sprinter. A tração é traseira.

Caros amigos é isso ai.

A Maxivan T8 é um veículo de grande porte e de grande aceitação no mercado nacional e o que constatamos é que as demais concorrentes devem ficar atentas á essa maxivan, pois em breve, estaremos falando que será a lider de mercado no segmento.

Ficha Técnica

JAC T8 2.0 T

Motor: dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.997 cm³ (2.0 l), 16 válvulas, turbo com intercooler, injeção eletrônica multi ponto.

Combustível: gasolina.

Potência: 175 cv a 5.400 rpm.

Torque: 26,5 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm.

Taxa de compressão: 8,5 : 1.

Transmissão: câmbio manual de seis marchas.

Suspensão dianteira: duplo A com barra estabilizadora.

Suspensão traseira: eixo rigido, duplo balancim e molas helicoidais progressivas com barra estabilizadora.

Tração: traseira.

Pneus: 225/60 R17

Freios: a disco ventilados nas quatro rodas com sistema ABS.

Comprimento (mm): 5.100 Largura (mm): 1.840 Altura (mm): 1.970 Distância entre eixos (mm): 3.080 Tanque (l): 80 Peso (kg): 2.100 Carga útil (kg): N/D Capacidade do porta-malas (L): 1.310 – Atrás da terceira fileira/ 3.550 – A partir da segunda fileira/ 4.800 – A partir do banco da frente; Velocidade máxima (km/h): 175 (dado do fabricante); Aceleração de 0 a 100 km/h: N/D

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