Geely Motors inicia suas operações em janeiro.
A Geely Motors do Brasil inicia suas operações de importação e de distribuição da marca chinesa no território nacional em janeiro de 2014, com a chegada do primeiro lote do sedã EC7, montado no Uruguai, por meio da rede autorizada de, inicialmente, 20 concessionárias. Ainda no segundo trimestre do próximo ano, está prevista a chegada do segundo modelo, o subcompacto GC2.
“O trabalho para lançamento da Geely no Brasil começou, em verdade, em meados de 2011, quando o Grupo Gandini assinou contrato de representação exclusiva para o território brasileiro. Com a introdução do IPI diferenciado de 30 pontos percentuais, os planos desenvolvidos com a Geely tiveram de ser reexaminados, uma vez que a importação de veículos de volume se torn0
,ou inviável com o extraordinário aumento do custo fiscal”, explica Ivan Fonseca e Silva, presidente da Geely Motors do Brasil.
No entanto, no início de 2013, com a aceleração por parte da Geely Auto de seu projeto de instalação de uma fábrica no Uruguai, à Geely Motors do Brasil foi possível retomar a meta de lançamento da marca no País. Muito trabalho foi executado ao longo do ano para adaptação do EC7 às condições e gosto do mercado brasileiro, o processo de homologação no Brasil tomou mais tempo do que se previa e as certificações necessárias ao início da fabricação no Uruguai também demandaram prazo superior ao inicialmente assumido.
“Mas neste momento, a fábrica está perfeitamente apta a produzir o EC7 dentro dos altos padrões de qualidade que a Geely preconiza para todos os seus modelos, sejam eles Geely ou Volvo. As certificações e homologações necessárias também foram todas concluídas e emitidas. O EC7 está pronto para começar a ser enviado ao mercado brasileiro a partir do mês de janeiro próximo”, explica Ivan Fonseca e Silva. “Tivemos também o cuidado de dispender o todo tempo necessário para nomear nossos concessionários somente entre operadores de comprovada experiência empresarial em seus mercados, com clara vocação para o bom atendimento a clientes, e detentores de altos índices de satisfação.”
A partir de janeiro, o sedã EC7 virá na versão com câmbio mecânico de cinco marchas, com motor VVT com bloco de alumínio de 1.8 litro. A Geely Motors do Brasil só vai disponibilizar o EC7 completo, com ar condicionado, direção hidráulica, bancos revestidos em couro, acionamentos elétricos, entre outros itens de conforto.
O início da comercialização do subcompacto GC2 1.0 litro está previsto para o início do segundo trimestre de 2014. O modelo GC2 1.0 l traz, sob o seu capô um moderno e eficiente motor de 3 cilindros. A Geely Motors do Brasil também trará esse modelo unicamente em sua versão mais completa, com ar, direção elétrica, trio elétrico, airbags, ABS, entre outros itens de conforto e segurança.
A Geely Motors do Brasil vai receber 200 unidades/mês do modelo EC7 e 300 unidades/mês do GC2, ao longo de 2014.
Sobre a Geely – O grupo automotivo Geely Holdings Group começou a fabricar automóveis em 1997. A Geely é proprietária da Volvo Cars, da Suécia, da Manganese Brown, fabricante dos táxis na Inglaterra, e da DSI, da Austrália, uma das maiores fábricas de transmissões automáticas em todo o mundo.
O faturamento do grupo Geely, no seu exercício findo em 2013, foi de US$ 24,6 bilhões. Somente com a marca Geely, o grupo produziu em 2012 mais de 483 mil unidades, o que significou um aumento de vendas de 15% em relação ao ano anterior. Também em 2012, a Geely foi a montadora chinesa que mais exportou, com volumes superiores a 100 mil unidades, um aumento de 164% em comparação com 2011, tornando-se a exportadora de crescimento mais rápido entre todas as montadoras chinesas. Geely fechou o exercício como a 7ª maior produtora chinesa de automóveis de passageiros, mas sendo a primeira chinesa independente, e totalmente privada, não participante das “ joint ventures” com o governo chinês.
De outra parte, a Volvo Cars Corporation, a marca Premium da Geely Holdings, vendeu 421.951 veículos no mundo em 2012 e segue suas projeções de alcançar vendas globais de 800 mil unidades em 2020. A Volvo Cars inaugurou em agosto uma fábrica na cidade de Chengdu, na China, onde passou a produzir o S 60L para melhor atender à demanda do mercado chinês.
Geely e sua subsidiária Volvo Cars, portanto, já atingiram vendas globais anuais de mais de 900.000 unidades.
Desde 2010, as duas montadoras da Geely Holdings Group – Geely Auto e Volvo Cars – mantêm trabalhos conjuntos de cooperação técnica e de pesquisa e desenvolvimento. Em setembro de 2013, Geely inaugurou um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Gotemburgo, Suécia. O novo centro tem como foco o desenvolvimento de uma nova arquitetura modular e componentes para futuros veículos de plataformas comuns às duas marcas que atendam às necessidades de ambas. O novo centro de P&D entra em operação no último trimestre deste ano e terá uma equipe de 200 engenheiros da Suécia e China. Nesse centro, está sendo criada uma futura plataforma comum para, na geração futura de produtos, ser adotada para o Geely EC7 e o Volvo V40.