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Clariant Masterbatches apresenta o ColorForward® Automotive 2016.

·  Ferramenta de design de cores para a indústria automotiva com base na análise de tendências globais·  Oferece orientação sobre plásticos sólidos e fibras de polímeros]·  A edição de 2016 marca o décimo aniversário do guia de previsão de cores da Clariant

 

São Paulo, 27 de março de 2015 – A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, apresenta ao setor automotivo o guia ColorForward® de previsões de cores para o mercado de plásticos.

O ColorWorks® da Clariant tradicionalmente oferece duas versões do guia ColorForward: uma destinada a designers de componentes plásticos sólidos e a outra, chamada ColorForward Interiors, voltada aos usuários de fibras e têxteis. O objetivo de ambas as versões é ajudar os designers e profissionais de marketing a tomar decisões sobre cores de maneira mais fundamentada. Cada edição apresenta quatro tendências sociais mundiais que podem influenciar o comportamento dos consumidores. A equipe internacional de especialistas da Clariant seleciona diferentes cores, ou combinações de cores, que evocam uma resposta emocional relacionada a cada tendência. A análise anual de tendências mundiais e workshops criativos de uma semana de duração são elementos importantes no processo de seleção, que envolve a colaboração entre especialistas em plásticos e cores, especialistas e designers da indústria e da ciência do consumo, além de profissionais de marketing de produto de todos os mercados finais ao redor do mundo.

Com base nessa sólida experiência, neste ano um novo membro passa a integrar a família ColorForward: o ColorForward Automotive, especificamente criado para atender às necessidades de design automotivo.

“Há vários anos, a Clariant Masterbatches é uma das principais fornecedoras de soluções de cores e aditivos para a indústria automotiva, estabelecendo relações com todos os integrantes da cadeia de valor”, explica Laura Carrillo, Diretora de Marketing para o Segmento Automotivo na Europa. “Essa experiência nos mostrou que os fabricantes e fornecedores de equipamentos automotivos originais buscam criar carros e componentes que não só atendam às necessidades dos consumidores, mas também estimulem suas emoções. As cores dialogam com as pessoas de forma emocional; e a missão do ColorForward é compreender e prever as cores que provocarão uma reação das pessoas”.

O ColorForward surgiu a partir das ideias e da experiência de uma equipe internacional de especialistas em cor, design, marketing e polímeros, representando diversas indústrias de criação de todo o mundo. Cada edição apresenta quatro tendências sociais mundiais que podem influenciar o comportamento dos consumidores. Cada tendência é, então, representada por cinco cores que capturam sua essência. No ColorForward original, as cores são apresentadas em placas moldadas feitas de vários plásticos: rígidos e flexíveis, opacos e translúcidos. Já o ColorForward Interiors apresenta as cores na forma de peças feitas de fibras de polipropileno (PP) e poliamida (PA), além de cartelas com amostras de fibras de poliéster – formas familiares aos desenvolvedores e usuários de tecidos, carpetes e estofados.

O ColorForward Automotive 2016 combina alguns dos elementos dos dois membros da família e os complementa com uma forma totalmente nova de ilustrar o aspecto nos plásticos: placas grandes e texturizadas, fabricadas internamente no laboratório automotivo da Clariant Masterbatches na Europa, que são bem conhecidas dos profissionais do setor; e também – em estreita colaboração com a Plastivaloire – modelos injetados de carros, que permitem apreciar as cores não só em superfícies grandes, mas também em uma geometria complexa. “Ao longo dos anos, atraímos o interesse dos departamentos de design dos fabricantes de equipamentos automotivos originais por nossa ferramenta de previsões ColorForward e traduzimos isso em uma apresentação de amostras mais específicas, de modo que as cores e os polímeros selecionados fizessem mais sentido para a indústria automotiva”, explica Laura Carrillo.

O ColorForward 2016 aborda as seguintes tendências:

Liquid Minds… Esse tema parte da ideia de que as pessoas chegaram a um ponto onde lentas mudanças evolucionárias devem dar lugar a inovações revolucionárias; onde as pessoas abrem mão do reconfortante apego à nostalgia, confiam em seus instintos, observam o mundo com novos olhos e assumem grandes riscos para criar novos insights e grandes avanços de inovação.

Oh, my go(l)d… Um atrevido reconhecimento de que o excesso pode levar a prazeres incomparáveis, não importa se a pessoa é uma celebridade multimilionária ou um fã que a acompanha nas redes sociais, em revistas de fofoca ou reality shows. Querendo ou não, acessórios excêntricos e chamativos e comportamentos escandalosos estão na moda.

Love… Palavra escrita com um símbolo de Wi-Fi dentro do “o” para representar as formas como a tecnologia e a vida humana se fundiram. Imersos na nuvem, sensores conectados sem fio acompanham nossa saúde pessoal e até mesmo criam novas conexões entre as pessoas. Acessamos informações médicas, monitoramos sinais vitais e dependemos de aparelhos para nos ajudar a realizar até mesmo as tarefas mais simples. A tecnologia se tornou um membro invisível, mas zeloso, de nossas famílias.

Work It Girl… Esse tema indica um novo tipo de feminismo, que ignora estereótipos sobre o que é feminino e o que significa ter poder. O ponto central é ter a liberdade de ser o que você quiser. As mulheres de hoje já não sentem a mesma necessidade de se limitar como era costume. O poder da Internet e todas as outras conexões sociais estão dando a elas maior capacidade de expressão; e elas estão usando essa capacidade para criar novas formas de definir o que significa ser mulher

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