Categ. NacionaisNotíciasRally

Enduro Brasil de Regularidade: nove horas que não passam… Voam!

O que você faz em nove horas? Um monte de atividades, não é mesmo? Mas há quem prefira ficar todo esse tempo dentro de um veículo 4×4 participando de um rali de regularidade… Foi o desafio que pilotos e navegadores de 37 cidades e sete Estados brasileiros encararam neste sábado, 14, na cidade de Caçador, SC. Estamos falando do 3º Enduro Brasil de Regularidade, que valeu pela primeira etapa da Copa do Brasil de Regularidade 2015. “É um formato inovador de rali… É um certame longo, no qual temos a sensação de que fazemos quatro tipos de provas diferentes (porém, é uma só). Por ser de alto nível técnico e dinâmico, o tempo passa e não percebemos. Terminamos o trecho cronometrado e ainda queremos mais”, disse o navegador Robson Schuinka, de Cascavel, PR.

Organizada pela SC Racing, a edição deste ano teve 218 quilômetros, com 160 quilômetros de trecho cronometrado. O percurso passou também pelo município de Calmon, SC, adentrando 11 fazendas dedicadas ao plantio de pinus e eucaliptos, sendo: Fazendas Paraíso, Falcão, Ouro Verde, São Roque, São João, Nossa Senhora Aparecida, Onélio Menta, Rodeio, Cotia, Chapada, Cachoeira, além de outras pequenas propriedades particulares.

A largada ocorreu no Parque Central Dr. José Rossi Adami, e depois do sinal verde é como se os competidores apertassem um botão em suas mentes para manter a concentração e os olhos atentos em 100% do roteiro. E essa é uma tarefa extramente difícil, principalmente, pela prova ter começado às 7h01 e terminado depois das 16h… De fato, este é um verdadeiro Enduro!

247481_481613__00_neyevangelista_0586_web_
Superando obstáculos… Superando limites

O 3º Enduro Brasil de Regularidade foi composto por quatro etapas, e cada qual com características distintas… Entre piso seco e molhado, barro e poeira, uma série de obstáculos estava ao longo do caminho, porém, o mais complicado foi ser a dupla mais regular entre tantas mudanças de direção e, sobretudo, de médias de velocidade. Os laços e pegadinhas – tradicionais nas provas da SC Racing – também testaram as habilidades dos participantes. Para fechar, uma travessia de rio que rendeu belas imagens.

Inaugurando o pódio da Máster, Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros ficaram com o primeiro lugar. “O nível técnico da prova é elevado e competimos com grandes feras do esporte, tanto que ficamos empatados com os segundo colocados. As nove horas dentro do 4×4 nos deixa tenso, mas evitamos erros e conquistamos a vitória”, disse Rodrigues. Na segunda posição vieram Rone Branco e Enedir Silva Júnior, seguidos por Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores.

Na Graduados, venceu uma equipe que há dois anos busca esse resultado, mas batia na trave: Eduardo Schvambach e Julio Cesar Maba Floriani. “Nas duas últimas edições conquistamos dois vice, já vínhamos buscando esse troféu faz tempo. Saímos a frente da categoria na temporada, e garanto que continuaremos com o mesmo empenho para manter boas classificações”, comemorou o Floriani. Em segundo lugar ficaram Agnaldo Reis e Rafael Augusto Avelar e Pinto, e em terceiro, Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa da Silva.

E para encerrar os pódios disputados, os ganhadores na Turismo foram Edson Ziolkowski e Roberto Frey. “O navegador foi fundamental, pois a boa leitura da planilha foi o diferencial para vencer. Estamos há três anos na modalidade e esse foi o nosso primeiro triunfo, estamos surpresos e muito contentes”, salientou o Ziolkowski. As duplas Renato de Almeida Silva e André Luiz Lenger, e Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson, ficaram nas segunda e terceira colocação, respectivamente.

Para o diretor de prova, Wagner Souza, o 3º Enduro Brasil de Regularidade cumpriu o objetivo. “Depois de nove horas de competição, com um trajeto de alto nível técnico, ver os off-roaders cruzarem o pórtico de chegada com um sorriso no rosto e dispostos a continuar a disputa caso tivesse mais prova, é a resposta de que nosso trabalho foi bem feito e que estamos no caminho certo. Obrigada a todos que estiveram presentes”, agradeceu Souza.

Fechada essa etapa, a missão da SC Racing agora é com o 7º Rally Transcatarina, de 14 a 18 de julho. Compõe a Copa do Brasil de Regularidade, o 4º Rally Estado de São Paulo, em 02 e 03 de outubro. Para mais informações acesse www.endurobrasil.com.br.

Classificação – 3º Enduro Brasil de Regularidade

Categoria Máster

1º Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros, 71 pontos
2º Rone Branco e Enedir Bolacha, 71 pontos
3º Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores, 70 pontos
4º Paulo Roberto de Goes e Jhonatan Ardigo, 67 pontos
5º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 65 pontos

Categoria Graduado

1º Eduardo Schvambach e Julio Cesar Maba Floriani, 71 pontos
2º Agnaldo Reis e Rafael Augusto Avelar e Pinto, 68 pontos
3º Raniero Magnabosco Laghi e Volnei Correa da Silva, 66 pontos
4º Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, 65 pontos
5º Flavio Tentro e Alberto Minski Júnior, 64 pontos

Categoria Turismo

1º Edson Ziolkowski e Roberto Frey, 73 pontos
2º Renato de Almeida Silva e André Luiz Lenger, 72 pontos
3º Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson, 70 pontos
4º João Rodrigues e Bryan Hirt Marques, 62 pontos
5º Telmo Ferreira Bastos e Cristian Bastos, 61 pontos

*veja a classificação completa em www.endurobrasil.com.br

O Enduro Brasil de Regularidade tem patrocínio de Temasa – Indústria de Movéis

Apoio de NR – Narciso Rotta Madeiras, Adami S/A, AFA – Agro Florestal Aliança, Laminados AB, Reflorestadora Sincol, Baú – Madeiras Reflorestamento, Nova Era Comunicação Visual, Senac / Sesc, Imóveis Fávero, Laboratório Camati, Prefeitura de Caçador e Prefeitura de Calmon

Realização: SC Racing

Parceria: Caçador Jeep Club

Supervisão: CBA e FAUESC

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *