Vereador faz representação oficial para mudar local do novo autódromo do Rio de Janeiro para bairro de Guaratiba.
O vereador Carlo Caiado (DEM-RJ) apresentou representação oficial para mudar a localidade do novo autódromo do Rio de Janeiro. Aproveitando mais uma explosão em uma série imensa de problemas no terreno cedido para o projeto em Deodoro, o vereador fez um ofício – já recebido pela FAERJ – para carregar a planta ao bairro de Guaratiba.
Como estamos falando em diversas frentes e a muito tempo que não seria possível a construção de um autódromo em Deodoro devido ser um local com diversos tipos de bombas guardados de forma subterrânea; aconteceu o que já era previsto.
Na última quinta-feira dia 12 ocorreram diversas explosões que foram sentidas por diversos moradores em forma de barulho e de tremores. Este local era a “Central de Munições do Exército Brasileiro no ano de 1958”; mas isso ninguém levou a sério.
Devido á essas explosões o vereador Carlo Caiado (DEM-RJ), que já havia mostrado interesse em levar o autódromo para Guaratiba no início do processo. Com o gancho dado pela explosão que fez seis bairros do Subúrbio do Rio de Janeiro sentirem o chão tremer e janelas quebrarem, o vereador de terceiro mandato aproveitou para tornar seu apelo oficial.
As autoridades do automobilismo brasileiro já receberam o ofício e vão responder após o final das atividades momescas, quando o funcionamento dos órgãos públicos voltarem ao normal.
E a Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Automobilismo veem a opção do novo local com bons olhos, especialmente porque Guaratiba fica relativamente perto da Barra da Tijuca, assim como ficava o antigo autódromo. Embora o local seja de acesso complicado, as opções de hotelaria acabam sendo diversas, no entendimento das instituições.
Não apenas as explosões assustam CBA e FAERJ, mas o conjunto da obra. As instituições vinham tendo pouco contato com o Ministério do Esporte esperando a transição da pasta nos últimos meses da administração de Aldo Rebelo (PC do B-PE). O novo ministro é George Hilton (PRB-MG).
Além disso, entende-se que a limpeza do terreno, que está sendo realizada pelo Exército, não tem acontecido a plenos pulmões sob a justificativa de que os militares tiveram de atuar na Copa do Mundo e agora possuem grande contingente na ocupação do Complexo de Favelas da Maré.
Caiado apoiou a candidatura vitoriosa de Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) ao Governo do Rio de Janeiro em 2014, inclusive organizando evento em prol do antigo vice de Sergio Cabral. Com Eduardo Paes, Prefeito da cidade, no entanto, a relação é um pouco mais conturbada por conta de um veto do mandatário da Cidade Maravilhosa a um projeto de autoria do vereador.
Guaratiba é mais de 56 km distante do Centro, 26 km do antigo circuito e 36 km de Deodoro. Ainda não se sabe qual seria o terreno cedido para o autódromo, mas será um dos muitos de posse do Exército na divisa com o bairro de Santa Cruz.
Em Deodoro ou Guaratiba, o certo é que a cada atualização de informações que envolvem o novo autódromo do Rio a única coisa que aumenta é a incerteza de que um o projeto vai de fato sair do papel.
Esse é mais um ponto que estamos e estaremos explorando, para que em um futuro muito próximo o Estado do Rio de Janeiro tenha de volta uma pista para as disputas de suas categorias nacionais e regionais; pois a segunda maior cidade do país não pode ficar sem autódromo.
Esse autódromo SE (grifo no SE) sair, vai sair lá pelo meio desse século, e olhe lá….