Novo FOCUS e novo ECOSPORT recebem cinco estrelas de segurança do Latin NCAP.
O Novo Ford Focus e o Novo Ford EcoSport receberam nota máxima de segurança – 5 estrelas – na quarta fase de testes divulgada hoje pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina. O EcoSport é o primeiro carro fabricado no Brasil a obter essa classificação e, junto com o Focus, que somou a maior pontuação do programa, são os primeiros produzidos na América do Sul a receber 5 estrelas da entidade internacional, que realiza “crash-tests” nos veículos e mede o impacto sobre os seus ocupantes, utilizando sensores e manequins.
“Esses resultados do Latin NCAP comprovam que a Ford está na dianteira em segurança com sua nova geração de veículos e coloca esse aspecto como prioridade, dentro dos pilares da marca”, diz Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford.
Novo EcoSport: primeiro no Brasil
O resultado do Latin NCAP faz do Novo Ford EcoSport o primeiro carro produzido no Brasil a receber 5 estrelas de segurança, como mostra este vídeo: www.youtube.com/watch?v=6VZdO086K20. Na proteção para adultos ele somou 14,64 pontos, de 17 possíveis, e recebeu três estrelas na proteção para crianças (com 31 pontos de 49 possíveis). Ele é o único da categoria preparado para fixação de cadeiras de criança tipo Isofix, com padrão de segurança internacional, que contribuiu para a sua pontuação.
Além de sistemas avançados de proteção passiva dos ocupantes, o Novo EcoSport conta com controles ativos para evitar acidentes e garantir o controle do veículo em diversas condições de rodagem.
A sua carroceria utiliza boro nas colunas centrais, aço de ultra-alta resistência nas travessas dianteiras e aço de alta resistência nas colunas dianteiras e no assoalho. Essa combinação de materiais permite direcionar as energias de impacto para fora da cabine em caso de colisão, formando uma célula rígida em torno dos ocupantes. A coluna de direção, os paineis das portas e o porta-luvas trazem sistemas de absorção de energia de impacto.
A linha vem com airbags dianteiros de série e tem airbags laterais e de cortina como opcionais. Tem também cintos de segurança com limitador de carga, que reduz os riscos de danos ao tórax por excesso de desaceleração, cinto do motorista com pré-tensionador e sensor de afivelamento. As portas dispõem de sistema de destravamento em caso de colisão com acionamento do airbag.
Novo Focus
A nota máxima no Latin NCAP confirma o Novo Focus como o carro mais avançado da categoria em segurança (vídeo disponível neste link: www.youtube.com/watch?v=42uvWGQobWI). Ele já havia recebido cinco estrelas no programa NCAP da Europa e do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e “Top Safety Pick” do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos.
O Novo Focus somou 16,52 pontos de 17 possíveis na proteção para adultos e recebeu 4 estrelas na proteção para crianças, com 38,06 pontos de 49 possíveis. A avaliação mostra que o veículo feito na América do Sul não difere em nada nesse aspecto ao produzido na Europa, Estados Unidos ou Ásia, com sistemas avançados de proteção ativa e passiva para os ocupantes e pedestres.
Sua carroceria incorpora um sistema de chassi avançado, com alta rigidez torcional, baixo peso e aplicação de aços de ultra-alta resistência em pontos críticos. Mais da metade da estrutura do Focus é feita com aço de alta resistência e ultra-alta resistência – aço com boro e “dual phase”, com espessura de 1,4 a 2,7 mm -, sem aumento de peso, para garantir a integridade dos ocupantes em caso de impacto.
Além de freio ABS com distribuição eletrônica e auxílio em frenagem de emergência, o Novo Focus oferece, conforme a versão, dois, quatro ou seis airbags – frontais, laterais e de cortina, com sensores para o passageiro dianteiro. Todos os cintos de segurança são de três pontos, incluindo pré-tensionador, ajuste de altura e aviso visual e sonoro de afivelamento para o motorista e o passageiro da frente.
Crash-tests
O Latin NCAP é um programa independente de avaliação de carros novos na América Latina e Caribe. Seus objetivos são oferecer aos consumidores avaliações de segurança independentes e imparciais de carros novos, incentivar os fabricantes a melhorar o desempenho de segurança de seus veículos e estimular os governos a aplicar as regulamentações exigidas pela ONU para os testes de colisão de carros de passageiros.
O programa realiza os crash-tests seguindo a norma internacional UNECE94 do WP29 da ONU. A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.