Avaliamos a Triumph Street Triple 675R – Nada mais se aproxima dela.
Feliz 2015 a todos os amigos e internautas que acompanham os trabalhos da Veloxtv.
Para vocês que pensaram que estaríamos em férias, se enganaram, a Veloxtv e a Equipe VPRoad trabalharam sem folga neste final de ano e já iniciamos o ano de 2015 com a avaliação da Triumph Street Triple 675R. Leiam atentamente nossa avaliação e antes de adquirirem uma moto deste segmento pesquisem sobre este canhão.
Divirtam-se!!
CONSIDERAÇÕES GERAIS
MOTO DO ANO 2015 – REVISTA DUAS RODAS
A Triumph Motorcycles foi um dos destaques do prêmio “Moto do Ano” 2015, promovido pela revista Duas Rodas, por levar o prêmio de Moto do Ano 2015 na categoria “Naked”, com o modelo Street Triple 675R.
As motos vencedoras foram escolhidas por um júri composto de jornalistas especializados de diferentes veículos de comunicação e regiões do País e também com votos do público em geral no site da revista.
Com a Street Triple R, foi criado o melhor em desempenho, aprimorado com precisão, superesportivo, emocionante e preparado em incrível estilo streetfighter.
Para a Street Triple R foi acrescentado suspensão ajustável de alta qualidade e freios com quatro pistões montados radialmente, melhorado a geometria, além de pequenas alterações visuais que indicam que esta moto é diferente.
Nada mais se aproxima da Street Triple R.
MOTOR
DESEMPENHO
O motor de três cilindros de hoje é mais preciso, com rotações mais altas e mais potentes do que um de dois cilindros, mas tem a individualidade e o som que nenhum motor de quatro cilindros consegue chegar perto.
Como sempre, a curva de torque na Street Triple R é estimulante desde baixas às altas rotações. Fica acima de 43lb.ft a 3.000 rpm até 12.500 rpm assim você pode acelerar firme e instantaneamente, não importa o que o conta-giros está mostrando.
E, com um máximo de 106PS e menos peso do que nunca, há o suficiente para ocasionais e emocionantes dias de treino em pistas.
CONFIGURAÇÃO
A caixa de velocidades na Street Triple R foi feito com uma primeira marcha mais alta que antes, assim você pode usar mais a profundidade de torque do motor para uma melhor condução na cidade.
E para mantê-la excelente em todas as marchas foi instalado um eixo de equilíbrio acionado pela marcha, assim seu foco em longos períodos em altas velocidades não é interrompido por vibrações.
Quatro válvulas por cilindro com eixo de comando superior duplo é o melhor layout para altas rotações, e é isso que a Street Triple R apresenta. Embora os engenheiros projetaram o ponto do eixo de comando e o novo escapamento para oferecer impulso suficiente em baixas e médias rotações para uma potência mais útil durante a condução normal na estrada.
ESCAPAMENTO
Sem dúvida, a mudança mais óbvia na Street Triple R é o escapamento. Agora com uma dobra fechada sob o motor oferece a traseira uma aparência mais elegante, mais moderna e reduz o centro de gravidade para uma condução ainda melhor.
SOM
O som agora está ainda melhor que antes com o novo caminho de admissão pelo quadro aumentando o volume para um som ainda mais agressivo e mais envolvente que nunca. Fazendo da Street Triple R uma das motocicletas mais emocionantes na estrada hoje
CHASSI
QUADRO
A geometria é mais acentuada que a da Street Triple com um ângulo de inclinação 0,7 graus mais acentuado em 23,4 graus e 4,6 mm menor de distância horizontal em 95 mm, projetada para dar à R mais agilidade na condução.
SUSPENSÃO
Um chassi tão bom quanto o da Street Triple R precisa de suspensão a altura, assim esta vem com garfos invertidos KYB de 41 mm com ajuste de pré-carga, rebote e amortecimento de compressão e um amortecedor monoshock traseiro com reservatório piggy back e ajuste de rebote e amortecimento de compressão.
CONDUÇÃO
Ao fazer a Street Triple R 6 kg mais leve, com um aumento de 3 por cento na distribuição de peso na frente, agora com 52 por cento, e com a sua massa mais centralizada, a Street Triple R é agora mais ágil e sensível do que nunca. O projeto total oferece estabilidade e confiança para uma experiência de condução incrível.
FREIOS
Melhorado os freios na R com duas pinças radiais, de quatro pistões Nissin na dianteira para oferecer força de frenagem excepcional com resposta instantânea.
RODAS E PNEUS
A mais nova Street Triple R recebe rodas mais leves por uma série de razões.
Forças giroscópicas reduzidas deixam o esterçamento mais rápido e mais perceptível, a resposta é melhor em superfícies ruins, facilita a ação da suspensão, o que melhora a aderência, e com menos peso para acelerar e desacelerar o desempenho geral da motocicleta é melhor também.
A Versão R apresenta detalhes de listras vermelhas.
POSIÇÃO DE PILOTAGEM
Com a Street Triple R você tem uma configuração diferente do modelo padrão para um desempenho com mais foco superesportivo.
Enquanto guidão, assento e apoio dos pés estão nas mesmas posições relativas, o assento é 20 mm mais elevado em 820 mm assim você se senta um pouco mais avançado à dianteira.
Embora seja uma configuração facilitada para a estrada em uma motocicleta totalmente superesportiva, ficou mais ereta o suficiente para uma condução natural e fácil na cidade, mas com uma postura bastante agressiva para altas velocidades.
EQUIPAMENTO & TECNOLOGIA
ABS
Quando o ABS estiver instalado é possível desativá-lo pelo painel, se necessário, e este se ativa novamente automaticamente cada vez que a ignição é ligada, portanto não há como esquecer que você o desligou.
INSTRUMENTOS E COMPUTADOR
A Street Triple R oferece o mesmo nível elevado de equipamentos e impressionante detalhamento que modelo de série. O painel ainda continua tão abrangente com dois computadores de bordo que exibem a economia, autonomia, marcha engatada, contador de voltas e luzes de mudança de marcha programáveis.
IMOBILIZADOR
Caso a Street Triple R atraia o tipo errado de atenção, adicionamos um sistema de segurança de alta tecnologia. Pela detecção de um microchip no corpo da chave e se este não estiver presente o sistema de ignição é desativado.
Isto impede que uma cópia da chave correta seja utilizada para ligar a motocicleta.
SILENCIOSO COM ENCAIXE SLIP ON ARROW
Silencioso com encaixe slip-on de desempenho sob medida desenvolvido com peças especiais da Arrow. Corpo em aço inoxidável prensado com silencioso envolvido por titânio e ponteira de fibra de carbono.
Oferece impressionante aumento de potência 2ps (com DB killer removido) com aprovação E para ruído e emissões.
TPMS
Uma alteração na pressão do pneu pode alterar drasticamente a condução. Assim, o nosso Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus irá informá-lo de qualquer alteração na pressão, na pista ou na estrada, antes que isto se torne um problema.
EMBREAGEM COM QUICK-SHIFTER
Mudança de marcha rápida com quick-shifter, desenvolvido nas corridas, para permitir a subida de marcha total e parcial sem desacelerar e sem o uso da embreagem. Instalação total fácil, tipo plug and play que significa que não há necessidade de modificações no chicote da motocicleta.
PROTETOR INFERIOR
Feito para tolerâncias exigentes este acessório exclusivo foi criado para combinar com o visual perfeito da nova Street Triple.
VISEIRA ANTI-MOSQUITOS
Viseira na cor de fábrica desvia ar do piloto para reduzir o sopro do vento e aumentar o conforto.
Estilo agressivo em linha com a motocicleta, a viseira Fly é fabricada de ABS de alto impacto para maior durabilidade e é fornecido completo com todas as fixações necessárias.
INDICADORES DE LED
Indicadores de LED em Preto brilhante com design especial substituem diretamente as peças de série. Corpo de liga fundida, com base de montagem em borracha e logotipo da marca Triumph.
ALAVANCAS USINADAS
Alavancas de freio e embreagem de alumínio billet usinadas para substituir os equipamentos convencionais. Com alumínio de grau aeroespacial com acabamento anodizado rígido.
RESERVATÓRIO DE FREIO ANODIZADO
Reservatório do freio usinado com acabamento em preto anodizado (de substituição).
PROTETORES DE QUADRO MOLDADOS
Protetores de quadros sob medida projetados para oferecer proteção adicional em caso de queda. Fabricados de nylon resistente, esses protetores de quadro não necessitam recortes na carroceria para a instalação e têm estilo para destacar as características agressivas da Street Triple R.
GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA
A Triumph oferece a você uma garantia de dois anos com quilometragem ilimitada para sua nova Triumph e Acessórios Originais. Junto com nosso conhecimento oferecemos a você 12 meses de garantia com quilometragem ilimitada em peças de reposição.
A Street Triple R tem 6.000 milhas (10.000 Km) de intervalos de manutenção.
CONCLUSÃO:
Para começar, não havia melhor motocicleta para servir da base da Street Triple. Esta já possuía vantagens como uma moto líder da classe e um visual impressionante e focado.
Testes realizados por:
Piloto de Teste: Rodolfo Albuquerque / Paulo Orlandim
Fotografia: Paulo Orlandim
Matéria: Vera Luiza Moreira
FICHA TÉCNICA
MOTOR | |||
MOTOCICLETA |
STREET TRIPLE R ABS |
||
TIPO | Refrigeração líquida, 12 válvulas, DOHC, três cilindros em linha | ||
CILINDRADA | 675 cc | ||
DIÂMETRO X CURSO | 74.0 x 52.3 mm | ||
RAZÃO DE COMPRESSÃO | |||
POTÊNCIA MÁXIMA | 85CV @ 11200 | ||
TORQUE MÁXIMO | 61NM @ 8400 | ||
SISTEMA DE LIBRIFICAÇÃO | |||
SISTEMA DE IGNIÇÃO | Tipo indutivo – – Digital via sistema de gerenciamento eletrônico do motor | ||
SISTEMA DE PARTIDA | Elétrica | ||
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | Injeção eletrônica multiponto seqüencial | ||
TRANSMISSÃO | |||
EMBREAGEM | DISCOS MULTIPLOS EM BANHO DE ÓLEO | ||
CÂMBIO | 6 MARCHAS COM ENGRENAMENTO CONSTANTE | ||
TRANSMISSÃO FINAL | CORRENTE | ||
CHASSI | |||
TIPO | Estrutura em duas partes: A dianteira em perfil de alumínio de dupla viga. Sub chassi traseiro em duas peças fundidas sob alta pressão. Balança da suspensão traseira bilateral em liga de alumínio fundido | ||
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfos invertidos Kayaba de 41 mm, com regulagem de amortecimento de pré-carga, retorno e compressão, curso de 115 mm. | ||
SUSPENSÃO TRASEIRA | Amortecedor Kayaba monoshock com reservatório extra de óleo, regulagem de amortecimento de retorno e compressão, curso de 135 mm. | ||
RAKE (inclinação do garfo) | 23.4º | ||
TRAIL | 95 mm | ||
FREIOS E PNEUS | |||
FREIO DIANTEIRO | Discos duplos flutuantes de 310 mm, com pinças radiais Nissin com quatro pistões, sistema ABS de série. | ||
FREIO TRASEIRO | Disco único de 220 mm, pinça de pistão único Brembo, sistema ABS de série. | ||
RODA DIANTEIRA | Liga de alumínio fundido de 5 raios, 17 x 3,5 polegadas. | ||
RODA TRASEIRA | Liga de alumínio fundido de 5 raios, 17 x 5,5 polegadas. | ||
PNEU DIANTEIRO | 120/70 ZR 17 | ||
PNEU TRASEIRO | 180/55 ZR 17 | ||
DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES | |||
COMPRIMENTO TOTAL | 2055mm | ||
LARGURA TOTAL | 740 mm | ||
ALTURA TOTAL | 1110mm | ||
ALTURA DO ASSENTO | 820mm | ||
DISTANCIA ENTRE EIXOS | 1410mm | ||
VÃO LIVRE DO SOLO | |||
PESO LIQUIDO | 182 kilos / Peso seco: 168 kilos | ||
CAPACIDADE DO TANQUE | 17.4 Litros | ||
CAPACIDADE DO CÁRTER | 3.6 L | ||
CONSUMO MISTO (MÉDIA) | 17 Km/L | ||
DISPONIBILIDADE | |||
PREÇO FIPE | R$ 35.490,00 | ||
CORES | CRYSTAL WHITE / MATT GRAPHITE / PHANTOM BLACK | ||
PAINEL DE INSTRUMENTOS E FUNÇÕES | Tela de LCD, contador de voltas integrado, luzes indicadoras de mudanças de marchas, medidor de combustível, relógio, conta-giros analógico, velocímetro digital, indicador da pressão dos pneus e computador de bordo. |
Bom site.
Boa noite amigo Roberto, muito obrigado pela avaliação.
Site com informações valiosas pra quem quer conhecer um pouco mais dessa máquina. Parabéns!
Matéria continua válida e atual até hoje. Muito bom.
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