Mercedes-Benz traz nova Classe S ao Brasil.
Topo de linha da marca é referência mundial em conforto e tecnologia
- Primeiro automóvel de série no mundo com tecnologia LED integral
- S 500 L, primeira versão comercializada no país, chega à rede de concessionários em novembro
- Carroceria longa privilegia passageiros de trás
- Versão esportiva S 63 L AMG chega ao país no início de 2014
A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil da nova Classe S. Oferecida no país na versão S 500 longa, a nova geração do modelo mais luxuoso e avançado entre os automóveis da marca estabelece padrões ainda mais elevados de conforto, segurança e tecnologia. Tudo para manter a tradição estabelecida pelas gerações anteriores da Classe S de “melhor automóvel do mundo”.
O desenvolvimento da nova Classe S envolveu três prioridades: condução inteligente (Intelligent Drive), eficiência tecnológica (Efficient Technology) e a essência do luxo (Essence of Luxury). A missão dos engenheiros, designers e técnicos da Mercedes-Benz foi cumprida à risca: o resultado é um carro que representa não apenas o que há de mais tecnológico da marca, mas está na linha de frente do desenvolvimento de toda a indústria do automóvel.
A perfeição até o último detalhe está por trás da busca pela “essência do luxo”, claramente percebida no interior do novo S 500 L pela evolução dos assentos, do sistema térmico e de áudio, além do design como um todo. Também são notáveis os novos sistemas de informação e entretenimento, além do conforto e da segurança proporcionados aos ocupantes do banco traseiro – de extrema importância em um automóvel de nível superior, frequentemente usado como veículo executivo e de representação. Todos esses avanços, a dedicada aplicação e a alta percepção de qualidade destacam os padrões estabelecidos pelos engenheiros para o modelo mais representativo da Mercedes-Benz – um desafio para eles mesmos.
Reinterpretando o status: novo design
A Classe S sempre se destacou pela superioridade espontânea, manifestada pelo design. No novo S 500 L, esta vocação é percebida à primeira vista na nova grade do radiador, maior, mais vertical e claramente tridimensional. Com seu longo capô, a linha curva e fluida do teto e a traseira levemente inclinada, a nova Classe S tem as proporções clássicas de um sedã, com dimensões e espaço distribuídos de forma imponente, ao mesmo tempo em que a forte definição da linha do teto deixa clara a intenção de associar seu estilo ao dinamismo de um cupê.
A linha de caráter, que desce discretamente da frente para a traseira – uma característica da marca – estrutura elegantemente a superfície lateral e sugere movimento mesmo quando o carro está parado. A carroceria alongada transmite simultaneamente entusiasmo e tranquilidade. As superfícies e linhas mais acentuadas, presentes nas laterais da nova Classe S, geram entusiasmo à medida que fluem para a traseira. Além de ser elegante, o formato ligeiramente inclinado traz vantagens aerodinâmicas.
As linhas horizontais que fluem do capô para o para-choques reforçam a impressão de largura do carro visto pela traseira. A marca registrada dos designers da Mercedes-Benz também pode ser vista no vidro traseiro, que penetra nas colunas C. A parte superior do vidro é arredondada, uma referência de estilo associada aos cupês. Os destaques maiores são as lanternas traseiras reestilizadas, completamente incorporadas à carroceria.
Tecnologia LED: o primeiro carro sem uma única lâmpada
Cem anos depois da introdução da iluminação elétrica em veículos motorizados, o lançamento da nova Classe S marca uma completa mudança tecnológica: ele é o primeiro veículo de série do mundo a não usar nenhuma lâmpada, interna ou externamente. O nível múltiplo de funcionalidade da iluminação é outra novidade: para conforto dos usuários da estrada que trafegam atrás, a intensidade das lanternas traseiras é reduzida durante a noite ou quando o carro para nos semáforos.
Quase 500 LEDs iluminam a estrada, o veículo, o interior e o porta-malas:
- Faróis: cada um com até 56 LEDs
- Lanternas traseiras: cada uma com até 35 LEDs (mais 4 para cada lanterna de neblina)
- Interior (incluindo iluminação ambiente): aproximadamente 300 LEDs
A visibilidade é incrementada por dois sistemas de assistência que passaram por importantes aperfeiçoamentos – o Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de visão noturna). Graças a uma nova câmera estéreo (opcional) e a sensores de radar multiestágio, a Classe S oferece uma visão de 360 graus que detecta melhor os potenciais perigos na via. Além disso, o SplitView (opcional) permite duas visualizações diferentes na tela do Comand.
Outro item aperfeiçoado presente no S 500 L, importante para o conforto do motorista, é o sistema de auxílio ativo de estacionamento que agora, além de estacionar o carro automaticamente em vagas paralelas, também funciona para espaços transversais, como as vagas disponíveis na maioria dos estacionamentos públicos, em shoppings ou supermercados.
Interior: a elegância encontra a funcionalidade
Destinado a clientes extremamente exigentes, o S 500 L é fiel à tradição da Mercedes-Benz na produção de veículos de alto luxo. O design interno da nova Classe S personifica o que deve ser um sedã clássico com nível superior e, ao mesmo tempo, de vanguarda. O interior reflete um estilo exclusivo, fluido e elegante, onde componentes e linhas horizontais criam um ambiente caracterizado pela leveza visual sem deixar de transparecer solidez. Alta qualidade e elegância se harmonizam com a claridade e funcionalidade, combinando conforto de rodagem, espaço e facilidade de utilização no mais alto padrão.
A interação de materiais e cores criou um interior exclusivo, que aparenta ter sido fundido em um único molde. Detalhes em madeira são aplicados generosamente, principalmente no painel e no console central. As superfícies metalizadas dos comandos combinam com a cor predominante no interior do habitáculo, destacando ainda mais o elevado nível de qualidade.
Pela primeira vez na história da Classe S, o foco do desenvolvimento foi o sedã com maior distância entre-eixos. A Classe S está posicionada como um sedã de prestígio em grandes mercados, como os Estados Unidos, China ou Japão, com diferentes características de utilização: enquanto na Europa ou na América do Norte é comum o proprietário de uma Classe S estar pessoalmente atrás do volante, em outras regiões o modelo é, na maioria das vezes, conduzido por motorista particular. Por isso, o novo S 500 L traz uma grande quantidade de novos itens especificamente relacionados ao conforto e segurança na parte traseira do veículo.
Na Classe S, não há dúvida de que os passageiros de trás estão sentados em uma primeira classe – o design e exclusividade dos bancos, painéis das portas e todos os controles mantêm os mesmos altos padrões utilizados na frente. A “First Class Rear” (traseira de primeira classe) inclui o assento executivo, do lado direito, cujo ocupante pode controlar, além da inclinação do encosto de até 43,5°, o posicionamento do banco à sua frente, aumentando o espaço disponível e o conforto proporcionado pelo apoio para os pés.
Graças ao aumento no tamanho do carro, os ocupantes da nova Classe S foram beneficiados em todas as dimensões internas. Para o motorista, há 12 milímetros a mais de espaço para a cabeça, assim como 14 milímetros a mais de espaço para os ombros e mais espaço para os cotovelos na frente. Graças ao aumento de 14 milímetros no espaço para os joelhos atrás, aliado ao sistema de massagem energizante, ficou ainda mais confortável viajar na traseira. O espaço para os ombros na traseira aumentou nove milímetros.
O S 500 L conta agora com teto solar panorâmico, além das já conhecidas persianas nas janelas laterais e no vidro traseiro, para maior privacidade dos ocupantes. O sistema de climatização tem quatro zonas, possibilitando que cada ocupante ajuste a temperatura conforme seu gosto. Os bancos são climatizados, com ventilação e aquecimento com controles individuais com memória. Um item de conveniência adicional, que passa a fazer parte do pacote Keyless Go, é o sistema de abertura e fechamento do porta-malas sem necessidade de usar as mãos, bastando passar o pé abaixo do para-choques.
Segurança e conforto
Dois displays coloridos de alta resolução na proporção 8:3, com tela de 30,7 cm na diagonal, formam o novo centro de informações na Classe S. O display à esquerda executa as funções do antigo painel de instrumentos, passando ao condutor todas as informações mais importantes. O display à direita centraliza o prático controle das funções de comunicação, entretenimento e conforto.
A necessidade da integração constante de novas funções nos veículos da Classe S levou a uma evolução de toda a lógica operacional. A ergonomia, facilidade de operação e a segurança foram as principais considerações. O objetivo foi agrupar as funções de controle e mostradores de forma coerente em termos tanto de design como funcionalidade. Além dos novos displays, as superfícies metalizadas das teclas e controles em alumínio sólido são destaques visuais de alta qualidade. Graças à fina estrutura das superfícies metálicas, cada controle individual tem a sonoridade, sensibilidade e atenção ao detalhe que tornam a Classe S um automóvel especial.
Os novos itens de controle incluem um teclado de telefone sensível ao toque e uma relação de favoritos com doze espaços de memória selecionáveis. O principal elemento de controle é o botão pressionável rotativo, com as costumeiras teclas de acesso direto no console central para as funções mais importantes e uma barra de ferramentas para os sistemas de assistência à condução.
Uma nova geração multimídia com operação intuitiva, GPS com mapa em 3D e funções claramente definidas graças à visualização e animações faz sua estreia na Classe S. Outras inovações incluem o sistema multiusuário, que permite acesso independente aos recursos de mídia do sistema de entretenimento a partir de qualquer assento. Com o inovador sistema Frontbass, desenvolvido pela Mercedes-Benz e usado pela primeira vez em um sedã, os woofers ficam alojados na parede de fogo, entre o motor e a cabine, e utilizam o espaço de quase 40 litros das vigas transversal e laterais como câmara de ressonância, dispensando os woofers convencionais localizados nas portas. Os alto-falantes de médio alcance nas portas foram reposicionados para cima, melhorando o panorama sonoro e liberando espaço adicional para guardar objetos nas portas. O pacote de equipamentos de série do S 500 L oferecido no Brasil inclui o novo sistema de som Burmeister, um dos mais avançados do mundo.
A nova Classe S também se destaca em relação à segurança. Além dos 11 airbags presentes no veículo, a Mercedes-Benz ampliou o sistema de segurança para os passageiros de trás com o extensor da fivela do cinto, o beltbag (bolsa de ar acoplada ao cinto) e a almofada de segurança. Com o extensor da fivela do cinto, que é iluminada para facilitar o acesso, um motor elétrico estende e recolhe a fivela automaticamente. Desta forma, qualquer folga do cinto na região da pélvis e do tórax são reduzidas e os passageiros ficam seguros com mais firmeza tanto lateral como longitudinalmente.
O beltbag, que é um tirante inflável integrado ao cinto de segurança, pode reduzir o risco de ferimentos dos passageiros de trás em colisões frontais reduzindo a pressão na caixa torácica. O assento reclinável é equipado de série com uma almofada inflável de segurança sob o estofamento. Quando o assento é reclinado, ela evita que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de acidente. Desta forma, a Mercedes-Benz conseguiu criar um banco reclinável confortável com nível de segurança em acidentes mais alto do que assentos com encosto deslizante.
Suspensão: a primeira do mundo com “olhos”
A nova Classe S é o primeiro carro do mundo capaz de detectar ondulações no piso à sua frente. Quando o ROAD SURFACE SCAN (escaner de superfície da estrada) detecta uma irregularidade no piso por meio da câmera estéreo, o MAGIC BODY CONTROL adequa a suspensão instantaneamente para enfrentar a situação. Esta suspensão inovadora é oferecida como opcional para o S 500 L.
Carroceria: mais rigidez sem aumento de peso
A nova Classe S traz uma carroceria híbrida de alumínio de terceira geração. O índice de leveza – rigidez torcional em relação ao peso e tamanho do veículo – melhorou 50% em relação ao modelo anterior. Toda a cobertura externa da Classe S, incluindo o teto e a seção dianteira da carroceria, é feita em alumínio. O alto percentual desse metal leve é possível graças ao uso de uma completa gama de produtos semiacabados (fundidos, extrudados e chapas).
Já a célula de segurança dos ocupantes utiliza uma alta percentagem de aços de alta resistência. Este design de baixo peso por meio da otimização do material e geometria, aliado à tecnologia de junção altamente complexa, permite que a nova Classe S eleve ainda mais o nível de segurança e desempenho do exigente segmento dos sedãs de luxo sem aumentar seu peso. Com uma rigidez torcional de 40,5 kN/grau (anteriormente 27,5, kN/grau), a Classe S estabelece um novo recorde em sua categoria.
Versão esportiva
O sedã esportivo S 63 L AMG, também em nova versão, chegará ao Brasil no primeiro semestre do próximo ano. A versão desenvolvida pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, traz motor com 585 cv e torque de 900 Nm e, para maior controle e desempenho, é dotada de tração integral permanente. Como todos os modelos AMG, o carro tem estilo diferenciado, privilegiando a aerodinâmica, e um interior combinando o luxo a uma extrema esportividade.
Dados Técnicos S 500 L
Motor: V8 bi-turbo
Cilindrada: 4.663 cm³
Potência: 455 / 5.250 – 5.500 (cv / rpm)
Torque: 700 / 1.800 – 3.500 (Nm / rpm)
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Aceleração 0-100 km/h: 4,8 s
Câmbio: 7G-TRONIC PLUS
Peso: 2.015 Kg
Pneus: 245/50 R18
Comp / Larg / Alt: 5.246 / 2.130 / 1.494 mm
Porta-malas: 530 l
Tanque de combustível / reserva: 80 / 8,0 l
Preço
S 500 L – US$ 265.900,00